A ilha do doutor Moreau

A ilha do doutor Moreau H. G. Wells




Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau


246 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Caren Gabriele 30/12/2021

A ilha do Dr. Moreau | H. G. Wells | 1896
É quando o sofrimento encontra uma voz e faz nossos nervos estremecerem que a piedade vem nos perturbar. (p. 40)


Essa não foi a minha experiência com H.G. Wells. O primeiro livro que li do autor foi O Homem Invisível, lá em 2017, e pelo que me lembro, a experiência de leitura não foi nem um pouco agradável: o texto não fluía e o enredo não me cativou nem um pouco. Então por que raios resolvi embarcar nessa nova aventura?

Estava explorando o catálogo do aplicativo de audiobooks Storytel em dezembro de 2021 quando me deparei com o título. Ele tinha uma quantidade até pequena de horas e, para ser sincera, no dia não me lembrei da minha experiência anterior com o autor. E, afinal, A Ilha do Dr. Moreau é um daqueles clássicos que todo mundo que está no meio literário já ouviu falar. Então, não deu outra, apertei o play e embarquei nessa história. E sou muito grata por essa série de pequenos eventos que me fizeram ouvir o audiobook.

A história começa com um naufrágio que, por si só, já nos deixa agitados desde as primeiras cenas. É aí que conhecemos Charles Prendik, nosso personagem principal. A deriva com ele, sentimos a sede e o desespero do homem enquanto imaginamos o que poderá salva-lo ou como ele encontrará a ilha a que o título se refere. E preciso ser honesta: Como eu não conhecia nada do enredo, apenas a fama do livro, cada nova cena era algo inédito pra mim.

Ao ser resgatado por figuras misteriosas, nunca poderia imaginar o que eles eram, e ao longo da trama, cada confusão do personagem era também a minha confusão. Por isso mesmo, vou me ater a não contar mais do enredo do que já mencionei aqui, gostaria que mais pessoas tivessem uma experiência similar a minha.

Mas vale ressaltar que este não é só um livro de mistério e aventura. Ele também é um recorte crítico sobre a ciência, os limites da natureza humana e nosso comportamento. Afinal, qual é a linha que nos separa verdadeiramente dos outros animais?


Uma mente verdadeiramente aberta ao que a ciência tem a ensinar deve reconhecer que é uma coisa pequena. Pode ser que, exceto neste pequeno planeta, esta pitada de poeira cósmica, invisível muito antes que se possa alcançar a estrela mais próxima… pode ser, repito, que em nenhum outro lugar exista essa coisa chamada dor. (p. 78)


Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells, foi um escritor britânico e membro da Sociedade Fabiana. Visionário, chegou a discutir em obras do início do século XX questões ainda atuais, como a ameaça de guerra nuclear, o advento de Estado Mundial e a Ética na manipulação de animais.

site: https://blog.carengabriele.com.br/2022/01/a-ilha-do-dr-moreau-h-g-wells-1896.html
comentários(0)comente



Mychel 28/12/2021

Sensacional.
Eu simplesmente sou apaixonado por essa capacidade de Wells de, com poucas páginas e escrita simples, construir uma trama tão rica e atemporal. Toda a mensagem nas entrelinhas do pano de fundo é arrebatadora, com momentos de muita tensão e frenesi.
Amo dms!
comentários(0)comente



Thiago.Moretti 26/12/2021

Uma das características que mais admiro em um escritor é a capacidade de utilizar sua história fantástica, como pano de fundo para expressar o que pensa sobre certos assuntos.
Assim vejo a obra escrita em 1896 por H. G Wells, em que ele se utiliza da ficção científica de uma ilha habitadas por homens-animais para discutir sobre humanidade, ritos, hierarquias e solidão. Um dos melhores livros que tive o prazer de ler.
comentários(0)comente



Rodrigo 22/12/2021

Eu não sei pq ainda tento dar atenção pra esse estilo de livro. Particularmente achei o livro fraco e chato, " ain o autor traz a humanização dos animais enquanto ele mesmo se torna um animal" chato do mesmo jeito. Não chegar a ser um livro podre, mas simplesmente não prende, sabe aqueles livros q você ler chega e no final e não lembra de nada ? Pois esse é exatamente assim.
comentários(0)comente



Milena.Saleh 21/12/2021

É impressão minha ou vários filmes já usaram esse livro como referência de enredo??? Adorei a leitura, conseguiu prender minha atenção do início ao fim. Infelizmente mais uma vez caí na armadilha de ler o prefácio e receber spoilers!!! Não façam isso! É muito legal ver o desenvolvimento da trama de forma natural e inesperada. O livro foi muito bem elaborado, assim como os personagens desenvolvidos, com um amadurecimento da história notável ao longo do livro. Recomendo a leitura desse clássico de H. G. Wells!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Conta o livro 02/12/2021

Resenha provisória
Esse livro me impactou muito e eu ainda não estou pronta para falar sobre ele. Terei que reler para refletir mais e voltar com uma resenha à altura.
comentários(0)comente



Matheus 27/10/2021

O livro trás uma discussão muito boa sobre ética, biologia e sociologia, através do relato do personagem principal somos levados a ilha do Dr Moreau, que faz experiências transformando bichos em seres "antropomorfos", o livro tem ritmo rápido e HG Wells sabe descrever as cenas muito bem.
comentários(0)comente



Alberto 20/10/2021

Uma ilha de críticas
Eu conhecia a história do livro e imagina que seria algo puxado para o terror ou suspense, mas foca mais em um aspecto crítico à sociedade, e nem tanto na tensão da situação, que não é nada demais. Achei melhor dessa forma, pois ainda é atual.
comentários(0)comente



Mika.Chan 09/10/2021

Ótimo livro para colocar a imaginação em dia
A narrativa foi impecável, eu só me perdi um pouco na história por causa de alguns detalhes, mas nada que atrapalhou a experiência.
Que situação a do protagonista,caiu de paraquedas e presenciou coisas terríveis...
Dr. Moreau se achava um Deus da ciência. ?
Um ótimo livro pra aflorar a imaginação
comentários(0)comente



akasaori 03/10/2021

Não sei porque ainda insisto nesses clássicos antigos de terror/sci-fi, sei la como esse se classifica. O protagonista é sempre um homem lerdo e a trama em si não me prendeu mais por conta da minha expectativa em cima do livro do que da escrita em si. Ambientação bem bacana e o audiobook do Scribd está bem legal também.
comentários(0)comente



Rodrigo 27/09/2021

Segunda obra do precursor da Ficção
O autor conta sobre um médico chamado Dr. Moreau que vive numa ilha criando criaturas monstruosas, semihumanas. A obra traz a tona questões sobre ética, religião e evolução. Vale muito a pena a leitura!
comentários(0)comente



jotaefesanchez 27/09/2021

Quem são os animais?
Uma obra interessante em toda sua extensão, traz criatividade e uma discussão pertinente à época em que foi escrita, sem deixar de ter relevância nos dias atuais.

Por se tratar de um romance curto, em nenhum momento a história apresenta uma "barriga" que poderia cansar o leitor. Nem mesmo durante a especulação científica que justifica os principais elementos fantasiosos da trama.

Incrível notar a desumanização de determinados personagens ao longo da narrativa, ao conviver com a tentativa de humanização dos animais presentes na ilha. Talvez nem tanto na época de H.G. Wells, mas algo presente em nossos dias atuais, onde pets passeiam em carros de bebê pelos shoppings, empurrados por preocupados "pais" que procuram por roupinhas novas.

Alguns escritores puderam imaginar além de seu tempo.
comentários(0)comente



brenin 04/09/2021

imagine?
Por mais clichê que possa ser falar que esse livro fala da natureza humana, é a mais pura verdade! Mas queria ressaltar um outro ponto, essa história eh um desafio para a imaginação. Imaginar as indescritíveis figuras do livro é uma atividade quase impossível, mas é isso que mais me atraiu e me fez mais refletir.
comentários(0)comente



Francisco 27/08/2021

Regressão total do Povo Animal
O navio Lady Vain naufragou em fevereiro de 1887 no Oceano Pacífico e Edward Prendick, um inglês com formação científica voltada para história natural, sobreviveu ao naufrágio e foi recolhido e tratado pelo navio Ipecacuanha, cuja tripulação é liderada por Montgomery. No entanto, o Ipecacuanha era uma embarcação incomum por ter o encargo de levar vários animais selvagens a uma ilha desconhecida em meio ao Oceano Pacífico.

Montgomery é um ex-aluno de medicina londrino que mora nessa ilha desconhecida e desempenha a função de assistente de pesquisas científicas misteriosas do Dr. Moreau, que recebe e instala de forma hospitaleira Prendick em sua residência. Contudo, Moreau e Montgomery utilizam-se de todos os artifícios possíveis para evitar que Prendick tome conhecimento sobre a natureza de suas pesquisas realizadas em um laboratório na ilha.

Quando Prendick toma conhecimento de que Moreau e Montgomery estão realizando a vivisecção em animais selvagens em suas pesquisas científicas, vindo a transformar-lhes em criaturas monstruosas com algumas atitudes antrópicas (como a fala e o modo de portar-se quando se locomove), o denominado Povo Animal, passa a ser perseguido por toda a ilha. Logo, Prendick deverá encontrar uma forma de sobreviver e por um fim às pesquisas execráveis de Moreau e seu assistente Montgomery.

No que concerne ao desfecho, é irrefutável que o fim de Edwards foi inspirado em Viagens de Gulliver, de Swift, muito semelhante em muitos aspectos com esse livro (inclusive o estilo narrativo).

H. G. Wells é considerado o pai da ficção científica que deu origem a grandes nomes como Ray Bradbury, Arthur Clarke e Isaac Asimov. Esse foi o primeiro livro do autor que li e posso afirmar que a escrita de Wells é incrível, com muitos detalhes (mas que não tornam a leitura enfadonha) e com uma capacidade de captar a atenção do leitor a cada página, com críticas à dogmatização de religiões ou correntes ideológicas e até mesmo no que diz respeito ao preconceitos e à ética científica. Consequentemente, em minha concepção não poderia avaliar esse livro com menos de quatro estrelas e deixo aqui a minha recomendação.
comentários(0)comente



246 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR