spoiler visualizarEmanuelle238 21/08/2024
O que achei de HEX?
O livro se inicia com uma trama de mistério muito instigante. Porque a bruxa está ali? O que ela quer? Porque aquelas pessoas tinham que sofrer aquilo? Como haviam se acostumado? O que essa família está fazendo no meio disso tudo?
Junto de pequenos momentos de medo com pequenas atuações da bruxa, e as histórias bizarras contadas sobre ela. Isso te motiva muito a continuar lendo.
O arco mais interessante é, de longe, o de Tyler, que, junto de seus amigos, investigam e documentam os comportamentos da bruxa. Na tentativa de, talvez, saber o que fazer contra ela. Tyler que, diga-se de passagem, protege a bruxa das violências que eram cometidas pelos colegas. (O que torna ainda mais interessante o final de Steve).
Conforme eu avancei no livro, comecei a me desinteressar por algumas partes, o subplot dos Delarosa, o pessoal que trabalha na Hex, que são super desinteressantes, e parte da trama da Griselda. O livro avança muito devagar e dá uma canseira até chegar no apedrejamento do Jaydon e os outros meninos, quando você começa a entender qual é a da parada e vê que, talvez, a bruxa não seja a pior coisa acontecendo ali.
Passei por outro período de leve desinteresse até chegar ao final do livro, mas nos últimos capítulos, o clímax não poderia fazer mais jus ao desenrolar (mesmo enrolado) da história. O clímax para o final tem cresce em uma linha ascendente sem queda nenhuma. É apavorante, visceral, violento -e muito visual- levando a um final que não poderia ser outro. Apesar de que conseguir adivinhar o final, enquanto chegava perto dele, não deixei de gostar do caminho até ele.
Não gostei que algumas coisas me pareceram pontas soltas, como os próprios Delarosa, porque Jaydon faria aquilo com Tyler se parecia que o menino não tinha mais motivação para nada. O tal do ataque que a bruxa fez as primeiras pessoas que tentam remover seus pontos, foi a troco de que? As histórias da bruxa são ao menos verdadeiras? O que acontece com a bruxa depois? Ela se liberta agora que Steve assumiu seu lugar?
P.S.: Agora um elogio a cenas de terror do livros porque algumas são apavorantes, exemplo do momento em que, após ter seus olhos e boca abertos, a bruxa oferece legumes a duas crianças da cidade e a lembrança dos pais do que decorreu. Simplesmente apavorante. Aliás, uma referência clara a João e Maria, meio solta no meio de tudo, mas tá ali.
Em geral, eu gostei. Tem muita coisa valiosa, apesar de ser pouco sucinto, quem sou eu pra definir o que deve ou não entrar no livro? No final das contas, vale a pena a leitura se você gosta de horror e quiser uns conceitos muito fodas.