O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo




Resenhas - O Arroz de Palma


302 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Tiago 22/07/2020

Arroz (levemente) queimado
Interessante o percurso deste livro, que mesmo com pouco marketing conseguiu ser um pequeno sucesso comercial e gerou bastante burburinho. Fiquei curioso para ler também pelo fato de haver uma ou outra comparação de semelhança com "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", que eu amei. Acho inclusive que até existe entre ambos os livros uma estrutura similar construída em torno de histórias familiares e pequenas doses de humor. Mas de forma geral "O Arroz de Palma" não me cativou.

A faísca de vida que o livro obtêm quando foca a trama no casamento e nos conflitos entre Palma e seu irmão dão a impressão que teremos uma leitura deliciosa pela frente. Mas infelizmente o foco e narrador da trama é Antônio, sobrinho de Palma e que é um chatonildo de marca maior.

Antônio para mim é aquele personagem insuportável. Dono da verdade, unidimensional e adepto de discursos clichês. Não cativa em nenhum momento e infelizmente consome quase toda a trama, deixando pouco espaço para seus irmãos e demais familiares.

No geral apesar da ótima premissa e um ou outro bom momento, "O Arroz de Palma" tem aquele gosto de arroz levemente queimado. Você fica com pena de jogar fora e acaba comendo, mas o gosto ruim está lá e acaba estragando um pouco a refeição (ou leitura, neste caso).
comentários(0)comente



moacircaetano 09/07/2024

Bom livro, poético, belo.
Interessante como o desenrolar da família vai se passando ao redor dos anos.
comentários(0)comente



Flá Costa 19/07/2021

Que livro sensível
Eu não consigo dizer o porquê de tanto ter gostado de Arroz de Palma. A história em si não tem nada de muito diferente, mas a maneida com que ela é contada ?????? é de encher os olhos.

Pra quem tem família portuguesa então, que belo prato cheio é arroz de palma!
comentários(0)comente



Manoela Pontual 31/08/2020

INCRÍVEL!!!
Esse livro me foi indicado faz algum tempo, mas com a lista de leitura quase infinita acabei deixando sempre para depois. E como me arrependo de ter esperado tanto para ler essa obra prima. O autor tem uma escrita poderosa e sensível e consegue te envolver na vida dessa família e do arroz de tia Palma, que é praticamente mais um personagem dessa história incrível.
Amo histórias onde o tema principal é família, histórias que falam de amor, falam de perdão, das brigas e reconciliações, falam das idas e vindas, dos que chegam e dos que partem, falam de momentos marcantes, sejam eles felizes ou tristes. É impossível não comparar em vários momentos essa família fictícia com a nossa própria e relembrar pessoas e acontecimentos.
Esse livro é uma obra de arte, tem uma escrita lírica que fascina completamente, é sensível, é poético, é maravilhoso. Com certeza entrou para a lista dos meus livros favoritos da vida e vou indicar para quem eu puder.
comentários(0)comente



Peter... 04/11/2024

Família é um prato complicado
Este livro singelo conta a história de uma família vinda de Portugal para o Brasil, e todo o desenrolar de uma saga familiar ,a vinda dos filhos, os casamentos, as separações e brigas, as relações familiares,tudo regado a um leve toque de realismo mágico, simbolizado pelo arroz da querida tia Palma. O livro foca muito na vida em família e em dramas conhecidos por muitos de nós. Começa com a narrativa de Antônio, aos 88 anos,que após uma grande comemoração, decide trazer de volta memórias marcantes. O livro tem uma linguagem clara e simples, muitas cenas carregadas de emoção,traz representatividade e união. Contudo, um "deslize" importante cometido no passado ficou impune pelo autor,e considero que isso seria importante para a narrativa con todas as suas consequências.
CPF1964 05/11/2024minha estante
Bela resenha, Peter. ???


Peter... 06/11/2024minha estante
Obrigado Cassou

Obrigado Cassius! Na continuação da tetralogia o autor retoma os personagens? Aquele lance com a cunhada é resolvido? Fiquei curioso


CPF1964 06/11/2024minha estante
Aparecem novos personagens nos demais livros. E no último todos.......


CPF1964 06/11/2024minha estante
O segundo é uma homenagem a Gabo.


Peter... 06/11/2024minha estante
Opa! Então fica diferente!


CPF1964 06/11/2024minha estante
O segundo é inspirado em Memórias das minhas Putas Tristes do Gabo.


Peter... 06/11/2024minha estante
Eu li esse !


CPF1964 06/11/2024minha estante
Melhor ainda, Peter...




Eliza.Beth 11/09/2024

Beleza da simplicidade
Esse livro é de certa forma simples. Vai contar a história de uma família ao longo de alguns anos. Vamos sendo apresentados a todos e tudo através de um contato mais próximo com Antônio.
Antônio é um personagem principal imperfeito. Muitas vezes tive raiva dele, mas também me emocionei com ele. Emocionar é pouco. Derrubei lágrimas mesmo.

A história é simples, mas lindamente escrita. Toca em assuntos que todos passamos como membro de uma família.

Sem dúvida, a forma como a história foi escrita fez toda a diferença.
Amei demais e guardei todas as frases lindas no coração.
comentários(0)comente



leiturasdaursula 08/07/2023

Família é prato que se come quente
Histórias, intrigas e segredos de uma típica família brasileira. Há amor, ciúmes, traição, magoas, festas, alegrias e muito arroz compartilhado
comentários(0)comente



Ana Claudia 10/02/2024

Antônio é um senhor de 88 anos que passou a sua vida toda se dedicando a arte da culinária. Ele está envolvido com os preparativos de um almoço muito especial: a celebração de 100 anos de casamento de seus pais, José Custódio e Maria Custódio que há muito tempo não vê.

Enquanto está preparando o almoço, Antônio momentos de antes dele nascer, da sua infância e adolescência, casamento, filhos, as mudanças que a vida deu, seu relacionamento com sua família, pais irmãos e, assim, vem a sua memória momentos felizes e outros não tão felizes assim. Tudo isso contado por sua tia Palma.

Quando Maria e Antônio se casaram tia Palma lhes deu um punhado de arroz que para ela, era símbolo de fertilidade e amor. Jose Custódio era um homem que se irritava com muita facilidade e não gostou da atitude de Palma. Já Maria gostou do presente. Ao longo de 100 anos de casados, esse arroz passa a fazer parte da família e de todos os acontecimentos da decisões que ocorreram.

Agora, as 88 anos, Antônio nos conta alternando entre o passado e presente, todas as mudanças que ocorreram em sua vida.

Essa foi uma leitura que demorei para me conectar com a história. Só passou a ficar mais interessante lá para 40%. A narrativa é toda com as reflexões que o narrador, Antônio. O arroz faz parte do destino dessa família e é capaz de influenciar as mudanças que acontecem. De modo geral, eu gostei da história
comentários(0)comente



JessResende 27/04/2024

Delicioso!
Um livro de capítulos pequenos o que me faz ler rápido. Começa lá em Portugal e vem se desenrolando aqui no Brasil, um livro com cheiro de café passado no coador e bolo quentinho. Fazenda, plantação e barulho de chuva que cai devagar? o assunto principal é a família.
Qual o valor da família pra você? Nesse livro elevei ainda mais o valor da minha. Quem faz parte da sua? Só quem tem seu sangue ou existem pessoas escolhidas para serem sua família também? Não é só o DNA? doar o tempo, os ouvidos, dar prioridade, amizade, intimidade também faz de muita gente, família.
Um livro sobre um amor calmo que eu um dia vou encontrar. Amor que traz paz, que traz segurança. Que senta na poltrona e conta histórias, que faz o almoço junto, enquanto um monta a mesa o outro mexe a panela? amor com maturidade e lealdade.
comentários(0)comente



Diogo Matos 03/04/2021

A história de uma família
A obra retrada a história de uma família portuguesa desde os seus primórdios.

A história é contada por Antônio, um homem de 88 anos, e primeiro brasileiro nascido na família. Muito próximo de sua tia Palma, irmã de seu pai, ela sempre o surpreende com relatos de sua família, e principalmente todo sentimento e tradição que envolve o arroz do título.

O livro mostra os costumes e tradições de uma típica família portuguesa.
Uma história bastante tocante, principalmente a aqueles oriundos de família portuguesa, como é o caso daquele que vos escreve.
comentários(0)comente



EliegeVaz 16/01/2021

Família
O bom é saber que onde quer que esteja ou como é, todas tem a essência de que Família que é prato difícil de se preparar!
comentários(0)comente



Flavia 21/01/2021

"Família é prato difícil de se preparar..."
Um dos livros mais lindos que li na vida, cheio de lindas metáforas para falar de família, lembrando que nenhuma delas é perfeita, longe disso, mas que cada pequeno momento as faz tão únicas e especiais, "que quando acabam, nunca mais se repetem".
comentários(0)comente



Cassia_kk 25/01/2024

Família!!
Romance geracional, já me ganha antes de começar. Adoro ver os desdobramentos familiare em outras gerações.
Esse livro é lindo e poético. Nos faz pensar bastante sobre nossa própria família. Pelo meio do romance achei que ficou um pouco cansativo talvez pela escolha de linguagem do autor, mas ainda assim vele muito a pena, além de ter citações lindas:
"Família é prato que emociona"
"Família é prato extremamente sensíve"
"Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete."
comentários(0)comente



Guilherme.Oliveira 05/06/2024

Ótimo livro, totalmente fora da minha zona de conforto.
Mas foi indicação de uma leitura coletiva e me surpreendi com a narrativa poética e fluída do autor.

"Família é prato difícil de preparar..."
comentários(0)comente



Flávia Carvalho 28/12/2021

O Arroz de Palma
Acredito que criei muita expectativa para ler esse livro que é o favorito de muitas pessoas.
Não foi uma experiência de tudo ruim.
O contexto do livro é interessante com a ideia de uma questão familiar que atrai bastante a princípio. A narrativa foi legal mas me levou a pensar que foi contada com um romantismo exarcebado de forma individualista pelo personagem menos carismático da família.
Me deu vontade de escutar o ponto de vista dos irmãos, por que o protagonista me pareceu ser convencido demais. No fundo ele se achava merecedor de tudo que teve.
Confesso que alguns capítulos me pareceram bastante aleatórios que eu nem entendia pq o personagem estava tratando daquele assunto. Partes muito românticas com frases bastante clichês. Ou seja, não foi pra mim.

*** Esta resenha se trata da minha experiência com a leitura, e não quer dizer que não indico o livro, se trata apenas de uma opinião pessoal e algumas pessoas podem até não concordar, mas são apenas formas diferentes de enxergar sobre um mesmo assunto.

Salve a diversidade!
comentários(0)comente



302 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR