O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo




Resenhas - O Arroz de Palma


302 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isadora 19/05/2020

MELHOR LIVRO QUE LI NA MINHA VIDA.
Não sei como explicar o que é esse livro. Ele trata de família, de vida. Ele é sobre indas e vindas, separações e recomeços, brigas e perdões. A história é sobre a coisa mais antiga do mundo, o amor incondicional, com um quê de poesia de Francisco Azevedo.
O livro é contato por Antônio que, ao cozinhar pra família, relembra as boas histórias que abraçam suas memórias mais antigas e queridas, que sempre são acompanhadas do arroz. Arroz esse que, ao ser recolhido pela sua tia Palma, após o casamento dos seus pais, foi sendo passado como tradição da família, estando presente em momentos bons como ruins, e é ele, o vínculo forte da trama.
Contando assim, nem parece grandes coisas. Não posso dizer que não me emocionei. Não sei também se era o momento em que vivia ou se todas as situação retrataras são o espelho de todas as famílias, a questão é que vale a pena ler, pois essa é, não só uma grande história, mas como também uma ótima escrita.
Mais que recomendado!

@uma_almaliteraria
comentários(0)comente



Patricia 05/12/2020

Enquanto Antônio, um Sr. de 88 anos, prepara o almoço que será servido a toda sua família ele relembra várias histórias de seus entes queridos desde a vinda de seus pais e sua tia Palma de Portugal para o Brasil. O livro é muito sensível e com uma linguagem leve. Gostei de que mostrou personagens com suas qualidades e defeitos, as alegrias e os problemas familiares, afinal "família é prato difícil de se preparar."
comentários(0)comente



Luiza.Andrade 13/01/2021

Família somos todos
Receita de família não se copia, se inventa. Não existe receita perfeita, existe receita adaptada, umas mais apimentadas, outras mais agridoces, tudo depende da pitada de cada membro familiar. Enfim, família é um prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.
Um excelente relato de lembranças familiares, com todos seus sabores E temperos.
comentários(0)comente



henriqueacastro 30/05/2024

Que livro ? Sensacional
O arroz permeia toda a história, tornando-se algo mítico ao ser passado de geração em geração, com uma característica especial: não estraga, não caruncha.

Assim, ele cimenta as relações entre os casais, simbolizando a união pelo amor.

Livro é muito bom!!
comentários(0)comente



Iza 27/08/2024

Lido! 24/2024
Que leitura deliciosa! Neste livro Francisco Azevedo nos apresenta à família de Antonio. Família que ele nasceu e a família que ele criou, e como é lindo ler sobre os laços se formando, se identificar com as histórias, com as experiências cotidianas.
É um livro encantador com uma escrita super gostosa de ler. Indico muito!
comentários(0)comente



Nana 07/08/2017

A.D.O.R.E.I !!
Encontrei este livro aqui no Skoob por acaso, em alguma estante (não lembro de quem) e me interessei pelas ótimas resenhas. A leitura foi uma daquelas surpresas boas que temos de vez em quando, iniciei meio desconfiada e me encantei totalmente.
Um livro lindo, sensível, delicado, apaixonante, poético, cheio de lições de vida e que nos faz sentir saudade! Saudade da infância, saudade da família, saudade daqueles que já se foram e até das brigas com os irmãos.
Que alegria e orgulho um livro de literatura brasileira ser tão prazeroso!
É muito difícil escrever sobre ele pois não tenho o dom deste escritor para expressar tudo que senti durante a leitura. O que posso dizer é que a estória é muito mais do que diz na sinopse. Leiam que vale a pena!
​ Recomendadíssimo e favoritíssimo!!!
MARCIA 07/06/2019minha estante
Estou acompanhando suas resenhas, que são ótimas! Estou adicionando vários livros a minha estante graças a voce! Obrigada por compartilhar!




Rosely Garra 16/08/2024

Uma delícia! ?
Que livro delicioso, foi uma
indicação de uma amiga, super curti
a história cheio de calor e sabor familiar.
comentários(0)comente



jurcasari 05/02/2023

viagem no tempo
Antônio - protagonista - nos leva a uma viagem que começa 100 anos antes da data que ele narra, em 1908, falando de toda a família e o arroz da Tia Palma, que viaja junto e mantém a família unida. A história é linda e, ao meu ver, mostra a visão de família, com diferentes ideias, erros, pedidos de desculpa, arrependimentos, comemorações, um misto de sentimentos que só a família conhece e é difícil de organizar, como o protagonista diz: família é um prato difícil de preparar! Eu achei a leitura parada mas quando voltava a ler não conseguia parar, indico muito pois nos faz refletir sobre a vida e, principalmente, sobre família.
comentários(0)comente



Max 21/07/2022

Uma casa portuguesa, com certeza...
Romance de formação de um filho de portugueses emigrados ao Brasil. História de família e suas aventuras, escrita feita, por vezes, de forma pueril, mas com coração.
comentários(0)comente



Pollyanna Reis 03/03/2023

O ARROZ DE PALMA
? Arroz de Palma é um livro sensível, escrito de forma envolvente e repleto de ensinamentos para levar por toda vida. A verdade é que eu não queria me despedir do Sr. Antonio e da sua família.

Antonio, aos 88 anos, está preparando um almoço especial que reunirá a família, e é a partir desse preparo que ele começa a narrar a história do arroz que foi jogado no casamento dos patriarcas, José Custódio e Maria Romana, no dia 11 de julho de 1908 e também a trajetória de sua família ao longo dos anos.

Com um enredo simples, poético e com pitadas de humor, o que sentimos durante toda leitura é que estamos tendo uma prosa com o protagonista, uma prosa à beira do fogão.

?Família é prato difícil de preparar?

? O Arroz de Palma aborda temas importantes, uma história que toca na alma, um caderno de receitas que a cada capítulo nos apresenta um ensinamento valiosíssimo: valorize os pequenos detalhes, famílias não são perfeitas, haverá erros e acertos, desentendimentos, separações, provocações, chegadas e partidas, intrigas, decisões difíceis, comemorações, superações, mais acima de tudo sempre haverá amor, muito amor envolvido.

Francisco Azevedo nos presenteia com uma obra que certamente deveria ser degustada por todos, pelo menos uma vez na vida. Fica a dica!

?Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido.?
comentários(0)comente



Patresio.Camilo 17/02/2020

QUE LIVRO, QUE HISTÓRIA, QUE ESTÓRIA
Sentado agora, após quase uma semana longe da minha família por viagem a trabalho, sento-me sozinho em um quarto de hotel para escrever esta resenha.
Sinceramente não sei como será a qualidade desta, pois escrevo mais com emoção do que qualquer outra coisa.
Primeiro lugar o livro foi um presente de uma pessoa que amo muito, mas muito. Há tempos tenho ouvido falar dele, mas coube ao destino ele chegar assim a mim. Ainda bem, um livro que fala de presentes, veio para mim em um presente.
Talvez você irá ver diversas pessoas que ama neste livro ou não.
Eu particularmente li com saudades do meu avô, que também se chama Antônio igual ao personagem principal e que eu era muito ligado.
E assim começa a saga da família, não num realismo fantástico, mas de um amor e simplicidade que Francisco Azevedo nos emociona o tempo todo.
Sinceramente não tem como não se emocionar, sem querer dá spoiler mas chorei em alguns momentos.
O único conselho que dou é não leia a linha do tempo no final do livro, pois ela já dá os eventos do livro e de certa forma são spoilers.
No mais, uma excelente leitura e espero que te emocione e faça bem a sua alma como fez a minha.
Pois ao chegar para minha família, irei abraçar a todos, pois família é assim...
comentários(0)comente



May :) 29/09/2022

Arte em páginas
Fui à livraria e demorei mais de 1 hora para escolher 3 livros. Um dele era esse. Cada minuto que gastei escolhendo valeu muito a pena. TUDO É RIO, conjuntamente com O ARROZ DE PALMA se tornaram meus livros de cabeceira. Dois livros que ultrapassam as folhas e a tinta das palavras. São, completamente, uma obra de arte porque, com maestria, os dois autores desenham a trajetória da vida de forma poética.
Se recomendo? Sem uma dúvida. Se a vida é bela? Esses dois livros me mostraram que sim. Uma beleza composta de felicidade, dor, desafio, amor e simplicidade. Simplicidade artística, assim definiria ambos.
Obrigada aos autores pelo amor compartilhado.
comentários(0)comente



Ju 14/03/2021

Esse livro me fez lembrar e sentir saudades dos momentos com meus avós, quando sentavam pra me contar histórias de vida e tretas de família. A história é bem bonitinha, boa pra ler sem pressa.
comentários(0)comente



302 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR