O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo




Resenhas - O Arroz de Palma


302 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Sid. 25/12/2021

Bom livro
É isso. Um bom livro. Nada de mais e nada de menos.

Uma estória bem contada, mas não vai revolucionar nada. Uma boa porta de entrada para leitura.
comentários(0)comente



Simone de Cássia 14/08/2017

É um estilo bem diferente de literatura. Gostei da narrativa "familiar", tipo conversa de família sentada na cozinha, embora tenho que ser sincera e reconhecer que não me "apaixonei" pelo livro como tantas outras resenhas aqui demonstraram. Talvez pela minha indisposição congênita com relação a autores nacionais, talvez porque meu momento não é de grande sensibilidade, enfim, eu gostei, mas não amei.
Helder 14/08/2017minha estante
Que pena. Eu sou uma das pessoas que idolatram este livro. Acho uma obra de arte e digo tranquilamente que é o melhor livro nacional que já li. Li com 40 anos e tenho como objetivo rele-lo aos 50, 60, 70. Acabo de comprar o novo livro do autor e é o próximo na minha fila.


Simone de Cássia 15/08/2017minha estante
Pois é, Helder, livro é assim mesmo, sempre uma incógnita...rs rs não vi nada demais, ... ele é bom, mas eu não leria de novo.




Winnie 07/03/2022

Família é mesmo prato delicadíssimo, difícil de preparar.
Um mês lendo, encantada, cada palavra desse livro.

Francisco Azevedo conta de forma linda a história da família de Antônio. Difícil não pegar as vivências e compara-las as nossas, família é prato difícil de preparar.

Dei risada, chorei e me emocionei a cada capítulo. Todos curtinhos e rápidos de ler, mas ao mesmo tempo eu não tava pronta pra me desapegar dessa família.

Finalizo com esse trecho, que grudou no coração.

?Afluentes de um só rio somos todos, acredito. Artérias de uma só veia que deságua no coração. Bela missão esta que nos foi dada: a de nos criarmos e recriarmos pacientemente a cada dia. Sem que o sangue jamais nos suba à cabeça, é o que peço. Família somos todos.?
comentários(0)comente



@ALeituradeHoje 03/12/2023

Sem Palavras
"Ah, meus queridos... Como começar...? Pois bem: era uma vez um arroz. Arroz plantado na terra, caído do céu e colhido da pedra. Arroz que não se estraga, arroz que veio de longe, lá de Portugal, do outro lado do Atlântico. Veio de navio, com José Custódio, meu pai, Maria Romana, minha mãe, e Palma, minha tia. Ainda eram moços, sim! Moços viçosos e cheios de sonhos..."
comentários(0)comente



Mayara1222 01/12/2023

Livro maravilhoso. Desde o princípio já comecei a me sentir parte da vida do Antonio. Era como se a tia Palma fosse minha tia também.

Traz muitas reflexões sobre família, de um jeito poético, um humor gostosinho e foi impossível não me identificar e ficar pensando sobre a minha própria família também.

Engraçado que mesmo se passando em uma época diferente da atual, o livro trouxe belas surpresas ao longo do caminho. E acabou que no final me deixou com saudade. No singular.

Um dos livros favoritos do meu ano.
comentários(0)comente



Josana.Baltazar 31/08/2024

O livro conta a história de uma família através de 4 gerações, com um personagem principal o narrador e os coadjuvantes que são personagens centrais tbm, sem dúvida O MELHOR LIVRO QUE JÁ LI, me apaixonei pela história de uma família simples, pela benção do arroz encantado. Vale cada frase, simplifica a vida, ensina tanto que nem sei explicar. Delicado e intenso, genuíno e verdadeiro.
comentários(0)comente



bieber 15/04/2022

Resenha de Arroz de Palma
sem dúvida, um dos melhores livros que já li!
enredo cativante, realmente prende o leitor na história do Antônio, senhor de 88 anos que conta a história do arroz de sua tia, detalhe por detalhe. esse livro vai te fazer chorar e rir junto aos personagens, trazendo humor e ensinamentos ditados em sentenças que dão um sabor a mais à história do arroz, acompanhado de humor inteligente. afinal, ?família é prato difícil de preparar. são muitos ingredientes. reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo. pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência.?
comentários(0)comente



Mai.lendo 02/09/2024

Família somos todos!
Acompanhamos 100 anos de história da família de Antonio, que começa com o casamento dos pais, Maria Romana e José Custódio, que receberam de presente de tia Palma arroz, e toda história da família se desenvolve a partir do arroz e das várias gerações e interações familiares, com todo amor, carinho, mágoas e ressentimentos de uma família.
Com a leitura fluida e que prende o leitor desde as primeiras páginas, é delicioso poder se apegar aos personagens e ver a construção da história e evolução dessa família através dos olhos de Antonio, presente, passado e futuro, da forma como tem que ser.
comentários(0)comente



@injoyce_ 17/06/2023

O Arroz de Palma
Livro com cheirinho de história contada por avós.
Quanto não nos identificamos?
É aquele livro que parece q vc realmente viveu tudo aquilo, pelo fato de ter tanta coisa em comum em nossa vida.
Terminei ele com um suspiro feliz de satisfação.
Marcos Aurélio 24/06/2023minha estante
Hummmmmm ???




fabibas 28/01/2023

Uma história de família, sobre uma família perfeitamente imperfeita. Embora Antônio seja o narrador/protagonista, eu enxerguei a tia Palma como a grande estrela: se não fosse ela, não teríamos a saga do arroz, a tonelada de saberes, fofocas, sensibilidade, o incentivo para o Antônio se aventurar na cozinha. Que mulher à frente do tempo, desenrolada.
Caian.Gabriel 31/01/2023minha estante
Tia Palma com certeza morou no meu coração durante essa leitura




Cinthia.Moreton 22/09/2024

Os três Antônios. Antônio antônimo. A cada capítulo, um causo, uma emoção, um sentimento, uma reflexão.
Conversas delicadas. Algumas difíceis, outras singelas.
A vida que é ditada pela professora, escrita pelo aluno que não tem tempo de pedir para ela repetir, tem que escrever sem parar, ainda que o braço doa.
Texto poético que toca e permanece marcando nosso corpo.
comentários(0)comente



Robson68 17/07/2023

Livro vivido
Eu acho que tenho um fraco por livros que acompanham a vida inteira do protagonista. Arroz de Palma é sobre isso e muito mais. Antônio é um presente à literatura contemporânea e aos personagens que do simples extraem pensamentos essenciais e ensinamentos para a vida. Enraizado por tanto amor por sua tia Palma, a gente se sente como o próprio Antônio que prepara um grande almoço para sua enorme família, entendendo todas as emoções que estão em volta da preparação daquele arroz. Sente o que ele sente e se enraivece com os jovens que acham bobagem. Valeu a pena cada palavra lida e cada lágrima derramada nas despedidas. Livro pra lá de bonito, sensível ao extremo.
comentários(0)comente



Braga 18/01/2015

Emocionante
O livro emociona!
Ao relatar as belezas e feiúras da família, ensina a aceitação, o perdão e um convívio melhor.
E, ao tratar da finitude, dá alento!
Grata leitura!
comentários(0)comente



Roberto 02/09/2013

Grata Surpresa
Excelente leitura. Uma história completa, sem lacunas, divertida, séria e real. Acho que daria um filme espetacular. Este, com certeza, é um dos melhores livros que lí este ano. Recomendo a todos como referência de livro a ser lido e degustado com prazer.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



302 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |