Jonara 23/04/2010
A Odisséia é um clássico que eu conheci nos velhos serões da Dona Benta, no Sitio do Picapau Amarelo... com comentários de Emília e Narizinho. De tanto Monteiro Lobato elogiar esta obra, achei que algum dia deveria ler.
É um incrivel épico, com muitas aventuras, artimanhas pra escapar dos monstros, banquetes com sacrifícios de animais, muita navegação, muitas histórias ao redor da mesa e muita mitologia. Eu gostei bastante, mas achei umas partes um pouco cansativas... tipo quando Ulisses está disfarçado de mendigo e fica umas 3 páginas contando sua história inventada ao porqueiro... haja paciência.. não contente com isso, conta uma história inventada à Penélope e ao velho Laertes também... isso cansa! Mas essas coisas provavelmente eram moda na época.
Vale ler a Odisséia para imaginar que maravilha era a Grécia naquele tempo, as colinas, as cabras, a infinidade de ilhas e a fantástica relação com o mar. Outra coisa ótima é a relação com os deuses, ora ciumentos, ora bondosos, cheios de caprichos... tudo se explica pelo desejo dos deuses... interessantíssimo! Também gostei da poesia de muitos trechos, os dedos da Aurora, as gotas de sono de Atena, o mar e seus caminhos líquidos... uma beleza sem fim!
Bom livro, mas não recomendo a todos. Só a interessados em coisas da grécia clássica, na origem da civilização e em épicos em geral.