Odisseia

Odisseia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


666 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Nathássia 09/10/2024

Um clássico que não decepciona
Achei a história cativante, com aventura, ação e mitologia. Uma prazerosa leitura, um clássico que vale a pena ser lido.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



m.dalri 29/09/2024

Por que tão curto o reencontro de Penélope com Odisseu?? Mas enfim que nem sei muito oque escrever sobre, fico tão triste ao pensar quanto tempo ele ficou longe de casa e por tudo o que aconteceu.
comentários(0)comente



Bianca 25/09/2024

Confesso que foi um pouco massante pra mim essa leitura. O fato de eu antipatizar muito com o ulisses por achar ele um chato mentiroso que adorava se vitimizar pelas burradas que ele proprio fazia nao ajudou muito, mas teve muitos momentos marcantes, os meus favoritos eram os que envolvia os personagens de ilíada (meu favorito do homero).
comentários(0)comente



amanda3587 23/09/2024

Gostei
A experiência foi em audiobook o que acho que foi a melhor escolha
gosto de acompanhar histórias de heróis
recomendo
comentários(0)comente



tata342 21/09/2024

?agora sobre vós todos se ataram os nós do morticínio?

comecei a ler sem nenhuma expectativa e acabei me apaixonado pela escrita de homero, um livro muito bem construído e que a cada página conseguia me prender cada vez mais, amei e me apaguei aos personagens telêmaco e ulisses, ambos conseguiram me cativar muito, vou sentir falta demais dessa leitura ?
comentários(0)comente



Matheus656 20/09/2024

A Odisseia é um livro sensacional que marcou a literatura, o conto é épico do início ao fim, tanto que é fácil imaginar como se fosse um filme de ação a todo instante.
Só questiono como que as pessoas são tão hospitaleiras que recebem os hóspedes e dá tanto presente.
comentários(0)comente



TBaroni 18/09/2024

Um título repleto de alegorias
Odisseia, de Homero, é uma das grandes epopeias da literatura ocidental, narrando a jornada de Odisseu, rei de Ítaca, em seu retorno para casa após a Guerra de Troia. A obra explora temas universais como a astúcia, o heroísmo e o desejo de reencontro com a família. Ao longo da narrativa, Odisseu enfrenta desafios extraordinários, incluindo monstros, deuses e forças da natureza, que testam sua inteligência e resistência. Além de ser uma aventura épica, Odisseia destaca questões humanas atemporais, como a busca por identidade e o papel do destino. Homero combina elementos míticos com uma compreensão profunda da condição humana, criando uma história envolvente que ressoa através dos séculos.
comentários(0)comente



Laryssa234 18/09/2024

Toda viagem é odisseia
A Odisseia é um poema épico, escrito por Homero, que narra o percurso atribulado do herói Ulisses para voltar para casa depois da Guerra de Troia. Na mitologia grega, as divindades estavam longe de ser perfeitas. Poseidon, estava com raiva de Ulisses porque ele tinha cegado o ciclope, queria usar as águas para acabar com a sua vida. Contudo, Atena protesta e assume o papel de defensora do herói.
Muitos episódios da jornada de Ulisses são conhecidos pelo imaginário ocidental. O Ciclope, as sereias, Circe e a visita ao inferno de Hades.
Na obra, observamos os diferentes papeis das mulheres e suas personalidades. Penélope, esposa de Ulisses, fica desamparada com a falta de seu marido, sua casa se enche de pretendentes e ela precisa constantemente enganá-los. Temos Calipso, uma deusa que aprisiona o herói numa ilha, e mesmo com toda a beleza e divindade, é rejeitada por Ulisses, mesmo chateada, ela permite que o herói continue sua jornada. Logo após temos a feiticeira Circe, que transforma os homens do navio de Ulisses em porcos. A princesa dos Feaces encontra Ulisses na beira do riacho, leva-o ao seu pai, e o rei o ajuda a retornar para casa.
Ulisses retorna disfarçado de mendigo, concretiza sua vingança e reecontra a família.
Se, após superar tantos desafios e lições, Ulisses tivesse esquecido algo, sua perda teria sido bem mais grave: não extrair experiências do que sofrera, nenhum sentido daquilo que vivera.
Ulisses não poderia esquecer sua rota de retorno para casa, o futuro que Ulisses procura é o seu passado, sua sabedoria é a repetição, reconhecido pela cicatriz que o marca para sempre. O Ulisses que desembarca em Itaca como mendigo, não é a mesma pessoa que partiu para Troia, o único reconhecimento imediato vem do seu cão Argos, como se a continuidade de um indivíduo só se manifestasse pelo olho de um animal. Assim que Penelope reconhece Ulisses, ele volta a falar sobre Ciclopes e sereias...
será que a Odisseia não é o mito de todas as viagens? Talvez para Homero/Ulisses a distinção de mentira/verdade não existisse, ora ele narrava na linguagem do vivido, ora na linguagem do mito, como ainda hoje para nós cada viagem, pequena ou grande, sempre é odisseia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiza 17/09/2024

Fantástico!
É impressionante como um livro escrito há quase três mil anos, com uma história tão conhecida, pode nos envolver tanto e ter passagens verdadeiramente eletrizantes. Os recursos narrativos de Homero na Odisseia me impressionaram. A tradução de Frederico Lourenço é fluida e maravilhosa. Vale à pena gastar um tempinho antes para estudar um pouco sobre mitologia grega e ter mais bagagem cultural para entender as referências aos mitos que são feitas em todo o texto. É o tipo de leitura que nos eleva, não apenas intelectualmente, mas de certa forma, espiritualmente, nos aproximando daquele legado cultural do que há de melhor já feito pela humanidade. Sofri junto com Ulisses nessa jornada e terminei me sentindo recompensada por ter feito essa leitura.
Gleidson 17/09/2024minha estante
Excelente!!! To quase terminando Ilíada e vou reler Odisseia logo na sequência. Vc expressou bem o que o livro nos traz. Eneida é outro que também quero ler ainda este ano. ?


Luiza 17/09/2024minha estante
Eneida é um que eu tenho um pouquinho de medo de embarcar e ser uma leitura muito mais difícil que Homero, hehehe. Acho que tenho essa impressão talvez por ter menos opções de tradução. Mas, também está na minha lista de leitura, talvez no ano que vem! ?


Gleidson 17/09/2024minha estante
Eu também tenho. ?




Alice.tiene 15/09/2024

Odisseia
Eu achei o livro até que interessante, mas eu me recuso a dar mais de 3 estrelas pra um livro da escola. Poderia ter acabado em 50 páginas. É tudo que eu consigo falar. Foi um trauma ler esse livro.
comentários(0)comente



Isabela 15/09/2024

Eu achei meio confuso no início, mas me lembrou bastante do segundo livro de Pjo. Achei bem rapidinho, foi interessante até
comentários(0)comente



Pammia 12/09/2024

Clássico
A história é bem legal, porém é muito arrastado. Algumas poesias muito longas e acabou me fazendo perder o foco.
comentários(0)comente



Diego.Rates 12/09/2024

Um épico sensacional!
Com uma história muito interessante e momentos marcantes, essa leitura se mostra proveitosa apesar da dificuldade imposta por sua linguagem. Um dos livros mais antigos da humanidade, com uma das histórias que mais são referenciadas em toda a literatura.

Uma leitura muito proveitosa e eu fortemente recomendo!
comentários(0)comente



666 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |