spoiler visualizarSarah 16/01/2021
Mocassins e All stars
Apesar de ter muitas falhas, ?Mocassins e All stars? foi um livro que me prendeu do início ao fim. Tenho sim muitos pontos que me incomodaram, mas ele também me levou de volta a quando eu era bem mais nova, ainda lendo meus primeiros ?livros de verdade?, e esse com certeza teria me encantado.
Com relação aos pontos problemáticos: são muitos. A história é clichê e bobinha, ótima para se distrair, mas tem muitos furos na sua construção, erros de revisão e gramática, muita encheção de linguiça em algumas partes e alguns erros bem gritantes.
Os personagens são fofos, e diria que até são o ponto forte, mas algumas vezes também são meio contraditórios e não tão bem definidos quanto poderiam ser.
O que mais me incomodou, e que definitivamente não é algo só desse livro, é a mania de muitos autores nacionais ambientarem suas histórias no exterior. Em parte eu entendo o apelo: nós somos tão influenciados por outras culturas, em especial a americana, que subjugamos a nossa própria. Achamos que a história não é tão boa, não tem nada de especial, ?não vai soar natural? se acontecer no Brasil. Mas acho que isso é um erro muito grave e até paradoxal: como você quer que a literatura e os autores nacionais sejam mais prestigiados se você quer moldar seu livro em padrões estrangeiros? Enfim, esse livro já pode ser considerado ?antigo? e acho que isso hoje em dia acontece um pouco menos. Até porque inclusive dificulta o desenvolvimento da história em vários sentidos levando em consideração que esses autores geralmente têm uma vivência extremamente limitada no exterior (quando têm alguma) e o livro acaba sendo uma colagem de descrições de lugares tiradas de outros livros, filmes e séries.
O livro precisava de um copidesque dos bons pra cortar muitas partes, trechos e capítulos inteiros, deixando o livro mais enxuto e coerente.
A história de Arthur e Julie serem primos, a história da vó deles e depois o fato de eles não serem primos realmente foi até bem interessante, mas se fosse melhor trabalhada ia ser bem mais impactante.
Tudo que eu posso concluir é que lendo esse livro, dou mais valor ainda ao outro livro da Clara, ?As férias da minha vida?, que eu amei muito e me levou a ler esse daqui. Lendo os dois você percebe quanto a escrita dela amadureceu e a história se organizou muito mais com o passar dos anos. Ela se tornou uma escritora incrível e começar com ?Mocassins e All stars? obviamente ajudou nisso de alguma forma.
Definitivamente não é um livro ruim, me cativou e serviu pra me distrair muito nos últimos dias, mas poderia ser melhor trabalhado e revisado. Independente disso, acho que pode (e já deve) conquistar muitos leitores mais novos por aí, eu sei que com certeza me conquistaria mais alguns anos atrás.
Preciso citar algumas coisas específicas que me incomodaram MUITO:
1 - Jeremy fazer um intercâmbio de um mês em Londres pra estudar inglês, sendo que ele é americano!!!
2 - Julie amar tanto Kat e Joe sendo que nunca nem se dignou a mandar uma mensagenzinha que fosse pra eles até aparecer em Nova York de surpresa.
3 - Julie não ter lembrado que a casa do Arthur era o ?clube do livro? da avó, sério? Mesmo que fizessem muitos meses que ela não ia lá, não justifica!
4 - Julie dizer que todo mundo é melhor amigo dela!
5 - não sei exatamente quando a história foi escrita, mas o uso do celular me pareceu muito confuso. No início parecia que ninguém tinha e usava, depois tudo era mensagem e ligar pra todo mundo.
6 - perdi as contas de quantas vezes alguém foi parar no hospital, na maioria das vezes sem necessidade.
7 - algumas falas muito sem noção e até preconceituosas.
Um ponto forte com certeza é o romance entre Julie e Arthur que tem muitos momentos fofos, embora outros muito chatos e repetitivos!