Vidas Sêcas

Vidas Sêcas Graciliano Ramos




Resenhas - Vidas Secas


3415 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


yasmin.gava 30/10/2024

Livro maravilhoso, porém que retrata uma realidade cruel, o que o torna ainda mais triste e que te faz refletir
comentários(0)comente



Wagner 30/10/2024

Sem sombras de dúvidas um dos mais terríveis, agoniantes e chocontes livros que já li. uma inspiração como escritor como poucas antes conseguiram.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Dilva 30/10/2024minha estante
Baleia ?




Maria 30/10/2024

Um clássico
Estava fazendo o curso de literatura da USP e esse livro foi citado em várias aulas, devido ao fato da obra ser narrada pela cachorra Baleia, é um livro que cai muito em vestibulares e concursos, eu achei de fácil interpretação e consegui ler bem rápido, achei interessante o fato da obra servir de repertório para vários temas desde a seca, a fome , desigualdade social, a falta do acesso a educação dentre outras. Vale a pena ler principalmente se você for prestar algum vestibular ou concurso
comentários(0)comente



Italo 30/10/2024

Eu leio muito, sempre li. Já li de tudo nessa vida, um número considerável de obras. Mas eu não consigo e acredito que nunca vou conseguir achar uma obra que me faça sentir o que eu sinto quando leio - e releio - Vidas Secas. É uma obra única.

Acho que existem poucos autores que conseguiram, de fato, transparecer a dor que sentiam de uma forma tão incrível quanto Graciliano neste livro. Talvez Kafka em O Processo ou Dostoievski em Noites Brancas, mas nenhum deles era brasileiro. Por mais que narrem fatos semelhantes, eles eram autores europeus e isso já é um fator que afasta muito o sentimento na hora de ser transmitido. Talvez essa possa ser a critica de europeus que venham a ler Vidas Secas.

A obra é dividida de forma que é possível você começar a lê-la de qualquer capítulo sem prejuízo algum.

Talvez isso seja por conta de que todos os capítulos são permeados por uma coisa em comum: a dor. A dor de quê? De viver. A dor de existir.

A dor de existir mas não a dor do ?por que? existir, mas devido a existência implica em dor. Eu defendo a teoria de que as letras narram sentimentos que nunca conseguiríamos descrever verbalmente. O obra graciliana é marcada por essa dor.

Quanta dor cabe nos olhos de um homem? Logo nos olhos de um vaqueiro igual Fabiano. Um homem bruto, que não sabe se é homem ou bicho. Muito pelo contrario, de homem só o nome - nunca foi tratado como homem.

Pelo patrão, pelos soldados amarelos ou seja, até mesmo, pela própria natureza: sempre fora visto como bicho. Se falar era a única coisa que diferencia o ser humano dos animais, nem isso sabia fazer. Era um homem simples, de poucas palavras. Somente grunhia, não aprendera a protestar.

Sempre que releio a obra penso que Fabiano poderia, sem qualquer problema, se chamar Severino.

Ambos carregam a mesma sina: a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima, a de tentar despertar terra sempre mais extinta, a de querer arrancar algum roçado da cinza. (Neto, 1955)

A fuga da fome, a fuga dos soldados. A fuga da pobreza e a fuga da morte. Todas sempre alcançam a Gente Pobre, é inevitável.

A resignação frente a violência. As mãos que sangram e calejam. A dor de existir com um lugar no mundo extremamente definido, mas ainda assim brigar por um lugar para ficar.
comentários(0)comente



Kawan28 29/10/2024

Bom livro, honesto. Em alguns momentos se torna maçante, por conta da densidade e de sua escrita. A narração foi uma das melhores que já li, nível de detalhes absurdos, Graciliano implanta você, junto com os personagens, em um local caótico, miserável e seco ao extremo. Um livro importante para a nossa literatura, sem dúvidas, mas não acredito que seja um dos melhores, acabei me frustrando com o livro muito por conta de minhas altas expectativas, mas de qualquer forma vale a pena ser lido e vivido por todos os brasileiros.
comentários(0)comente



Rennata Everton 29/10/2024

Como pode uma coisa tão pequena, ser tão chata?
Gente, fiz essa leitura me arrastando. Isso que dá ter uma memória péssima em relação aos meus livros lidos.
Essa foi uma tortura de releitura, li na adolescência e acho que o tédio foi tão grande na época, que me traumatizou a ponto deu esquecer que era tão chato?

O melhor capítulo é o da cachorra, e ainda assim é o pior porque só faz a gente sentir raiva e ficar triste com a situação dela.
Enfim, graças a Deus literatura nacional contemporânea tem dado uma surra nesses clássicos. Nasci na época certa ??
comentários(0)comente



Daisy98 29/10/2024

Gostei
O livro é muito bom, li porque como é um livro nacional bem famoso e bem comentado, decidi ler. É muito bem escrito e também traz a realidade brasileira.
comentários(0)comente



Tassi 29/10/2024

A baleia
Que retrato duro e seco da realidade vivida pelos sertanejos , é uma leitura curta porém muito intensa, pra ser realizada com atenção e pra mim a mensagem é de esperança que mesmo onde há dificuldades também há uma outra saída e a esperança de que um dia virá a abundância e melhora.
comentários(0)comente



Thai 28/10/2024

A esperança no pensar
Ao final da leitura de ?Vidas secas?, eu me peguei pensando no quanto manter a esperança parece uma ilusão, pq tem realidades no mundo em que a pessoa nada tem, e o que resta é pensar num futuro que nem sempre vai mudar tanto. As histórias passadas de experiências sofridas machuca, mas ficar parado não é a solução. E em ?Vidas secas? parar, é sinônimo de morte. Eu sinto muito isso, que algumas pessoas não tem o direito de sentir, tem que ir mesmo com fome, mesmo com dor, mesmo tendo nada, pq se parar o pouco que se tem vira nada e ainda põem em risco a família.
comentários(0)comente



Kathyane.Martins 27/10/2024

Opinião
Li este livro como leitura obrigatória do vestibular da UFRGS, não me marcou, então não está entre os melhores livros que li, mas também não está entre os piores.
comentários(0)comente



pablalves 27/10/2024

Que leitura dura. Foi rápido, durou só uma tarde. Mas dói a vida toda. Faz pensar em todos os sonhos que a vida vai engolindo e que ela é tão injusta.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabela795 27/10/2024

Não achei um livro extraordinário, na possui críticas sociais extremamente válidas. Esperava mais, talvez a expectativa tenha me frustrado um pouco.
comentários(0)comente



Gi.Mendes.Ap 27/10/2024

Impecável
Finalizei a leitura impactada pelo fato do autor conseguir exprimir tanta dor, sonhos e esperanças em pouquíssimas páginas.

A família composta por Fabiano, Sinhá Vitória, os 2 filhos e a cachorra Baleia tem uma relação muito simples, dura e de poucas falas. Os sonhos de difícil concretização são de cortar o coração, pois são coisas mínimas que deveriam ser acessíveis a qualquer ser humano.

A ignorância de Fabiano contribui para as dificuldades que ele enfrenta e a fé e o encorajamento que a Sinhá Vitória emprega nele é algo muito bonito de se ver em uma relação. Juntos, eles sonham uma vida melhor para os filhos, longe das dificuldades pelas quais passam a vida toda.

Vale muito a pena a leitura!
comentários(0)comente



3415 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR