A Menina da Montanha

A Menina da Montanha Tara Westover




Resenhas - A Menina da Montanha


466 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Ana Paula Carnevale 12/06/2022

Uma história necessária
Esta história real mostra as consequência reais de assuntos que ainda estão em pauta em nome de uma "fé" como homescholling, movimento anti vacina, ciências × fé, o lugar da mulher na sociedade ... Sufocante e necessário.
comentários(0)comente



Annayupd 03/06/2022

Incrível
Que história!!! Superação, resiliência e muita força interior. Não sei definir de outra forma. Tudo o que Tara passou, o meio em que foi criada, o lar abusivo e principalmente a bolha em que ela cresceu, poderiam ter a tornado mais uma "deles" , mas alguma fagulha dentro dela não permitiu. Eu imagino que milhares de pessoas ao redor do mundo passem pelas mesmas coisas e/ou talvez até piores, mas quantas delas tem a mesma força de vontade?
Porém uma coisa é clara, a educação é libertadora. Dar os meios para que as pessoas aprendam a pensar e pensem com suas próprias mentes, não apenas repetindo o que lhes é ensinado.
comentários(0)comente



GleiciM 03/06/2022

Metamorfose
Que leitura avassaladora, a história me impactou de uma forma tremenda, mesmo com o livro fora de alcance, me pegava pensando nele inúmeras vezes.
Trata-se de uma história real, a busca de autoconhecimento de Tara, em meio ao emaranhado de sentimentos e conflitos internos e externos, indo contra tudo o que sempre a fizeram pensar e acreditar. Tendo como cenário uma linda paisagem de montanhas, somos guiados a entrar em um drama familiar denso, pesado, rodeado de manipulação, machismo e crenças, fatos que chegam a extremos inimagináveis.
É incrível pensar na força de Tara, realmente, faltam palavras para descrever. Porém, o ponto chave de toda a mudança, motivado pela pequena chama que ardia no seu íntimo, e que ela nunca deixou apagar, foi a busca pela educação, que transforma, abala, faz questionar, te derruba no chão, te coloca em um caos, mas te liberta.
Só tenho a agradecer a Tara, sua coragem e sua força por ter compartilhado sua história e de sua família; com toda certeza não foi nada fácil. Te admiro e respeito muito.
comentários(0)comente



TArsilla.Lemos 30/05/2022

A educação como um transformador de vida
Essa é uma grande história da transformação de vida através da educação, não só em relação à vida social e financeira, mas principalmente em relação a construção do eu da personagem e amadurecimento da mesma.
Tara nasceu em Idaho, em uma família totalmente disfuncional, desestruturada, comandada por um homem com problemas psicológicos. Privada da educação durante toda a infância e adolescência, Tara resolve quebrar o ciclo da ignorância e se torna doutora em Cambridge.
O mais impressionante nessa história, além da superação de uma pessoa sem nenhuma educação conseguir através de muito esforço e dificuldade se tornar uma ávida pela educação e por fim doutora, mas também sua superação e desligamento das relações tóxicas que a cercavam. O conhecimento mudou sua vida de todas as formas, a fez viver melhor, mas ela não deixou de sofrer por isso. O conhecimento também pode trazer a solidão.
comentários(0)comente



Talita | @gosteilogoindico 26/05/2022

Não sei que nota dar a este livro
É um livro de não-ficção (o que me deixou ainda mais em choque).
Acredito que o mérito de ter ido em busca da educação foi total de Tara.
Mas a questão de todo a opre$$ão, ab?s0 psicológico que ela sofreu da família foi demais pra mim (não dá para passar pano).
Ainda não sei dizer mais que isso sobre essa leitura.
comentários(0)comente



Thainá Matos 24/05/2022

Importante a leitura dessa obra pra vermos a diferença que a educação faz nas vidas das pessoas!

Apesar de não ter simpatizado muito com a autora, entendo que a história dela é bizarramente mais real do que gostaríamos que fosse, o fanatismo e a falta de educação limitam de formas grotescas a sociedade.
comentários(0)comente



rafisreading 24/05/2022

um dos melhores livros que já li na vida, não consigo imaginar como alguém passa por tudo isso, só sei admirar a tara pela força dela e por ter conseguido sair disso tudo
comentários(0)comente



Marlonbsan 17/05/2022

A Menina da Montanha
Tara Westover nasceu nas montanhas de Idaho, caçula de 7 irmãos, criados sob a visão de seu pai, trabalhavam em prol de se preparar para o fim do mundo. Nenhum deles frequentava a escola regular, até quando um dos irmãos mais velhos vai para a faculdade, mostrando que há um mundo a se explorar além da montanha o que influencia Tara a fazer o mesmo.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos, através da visão de Tara, a sua vida. A linguagem é simples, mas há alguns momentos de densidade maior, por conta das descrições e algumas repetições.

A história de Tara é impressionante, daquelas que costumamos ver em filmes ou em livros, por conta da peculiaridade e de todo o contexto no qual ela está inserida. Mas esse é um relato real de sua vida e sobre o que ela viveu com a sua família.

Confesso que iniciei esse livro tendo a impressão de que teria uma aversão maior quanto aos pais de Tara, mas creio que ela tenha deixado a história de uma forma mais leve e menos crítica sobre a visão deles, principalmente do pai, apesar de deixar claro o posicionamento dele e as suas ideias.

Uma parte interessante do livro é entender um pouco sobre o processo de aprendizado e questionamentos feitos por Tara durante a sua jornada de conhecimento, algumas gafes por não conhecer termos e o quanto ela se dedicou a aprender e como essas coisas foram acontecendo em sua vida.

A parte que envolve a família e suas crenças também são interessantes para se conhecer, assim como analisar a sua visão de mundo. E pode-se traçar paralelos com ideias de fanatismos que muitos têm hoje sobre vários assuntos. Não me aprofundei em pesquisar se as concepções apresentadas nos livros são gerais, ou específicas do pai de Tara.

O livro mostra, essencialmente, como cada pessoa traça seu destino e mesmo estando em condições adversas, é possível fazer escolhas e se desprender de amarras que parecem sem fim e o conhecimento ainda é o melhor caminho para isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Bruno 10/10/2022minha estante
Tem A Cidade do Sol. Se quiser passar tanta ou mais raiva de novo.
Em A Garota da Montanha há passagens tão absurdas, que é difícil crer que seja uma história real.


Mima 23/10/2022minha estante
É tão pesado que é realmente difícil de acreditar que seja real. Obrigada pela dica! Mas por hora acho que vou tentar ler alguns livros mais ?leves?.




Duda 13/05/2022

Estou dando cinco estrelas porque não sei avaliar essa história de vida e superação com menos do que isso. Sempre tive curiosidade em ler esse livro, mas nunca pensei que ele seria tão bom. Não consigo comentar sobre o qual absurdo era a criação dos filhos, mas principalmente a loucura, e sim, única palavra que pode ser usada, para o que aquele pai fazia com aquela família. Pra mim, todos os outros são vítimas. Mas ao mesmo tempo, acredito que você é que decide o que vai fazer com o que te fizeram. Ler os relatos da Tara com relação ao Shawn me embrulhavam o estômago e ao contrário dela, quis muito que ele fosse para a cadeia. Acho que poderia minimamente entender o sentimento da Tara com relação a família, pois sou muito apegada a minha, mas não conseguia deixar de ler e pensar a todo o instante: abandone eles e nunca mais os veja.
Mas principalmente fica de lição pra mim como somos transformados pelo conhecimento, e que dádiva é não se tornar ignorante. Estude, pergunte, duvide. Sua vida depende disso mais do que você pensa
comentários(0)comente



nataly192 11/05/2022

foi duro ler esse.
A Menina da Montanha narra a história da Tara Westover, criada por uma família fundamentalista e convencional que cria seus filhos ao redor de crenças infundadas que prejudicam toda uma família, não só intelectualmente como fisicamente também.

o livro em si aborda inúmeros assuntos bem duros de ler, isso porque a Tara cresceu em um lar completamente tóxico e violento, com histórias manipuladas pela mente doente e machista de um pai com transtorno de bipolaridade e uma mãe completamente submissa desse marido. foi muito libertador acompanhar o amadurecimento e a própria libertação da Tara do lar que tanto fazia ela sofrer. mais também foi muito duro ler, sobretudo por saber que ainda existem pessoas que alimentam crenças infundadas acerca da ciência, educação e do desenvolvimento das sociedades.
comentários(0)comente



Gabi Ribeiro 07/05/2022

Além da montanha
A história da Tara de certa forma me trouxe vários questionamentos, ela lutou por seus estudos sem apoio, sofreu calada as violências de seu irmão e mascarou toda sua dor para tentar ser forte. Quantas crenças ela precisou quebrar para estar onde chegou? Inúmeras! Teve coragem para ir além da montanha e de sua família.
Obs: achei parecido com o livro da Delia Owens "Um lugar bem longe daqui".
comentários(0)comente



Rafaelbing 07/05/2022

4,0????????
Eu nem sei por onde começar a falar sobre essa história.

Tara teve uma vida bem sofrida, envolta de pessoas com transtornos mentais, não confiáveis, e mesmo assim ela lutou para vencer.

O fato dela estar onde esteve até aos 17 anos de idade, faz com que pensamos no que temos e tivemos para ser alguém na vida.

A impressão que você passa à pessoas em sua volta faz de você quem você é? O que falam te faz parar ou te dá impulso para continuar?

Esse livro me fez muita raiva em vários episódios tratados ali. Me questionava porque a Tara não seguia sua própria vida e deixava o passado para trás, mas ela tinha origem, tinha raizes que faziam dela o ser humano que foi transformado no final dessa história.

Depois de um certo momento entendi que ela precisou passar por tudo para chegar onde chegou.

?Ninguém, a não ser nós mesmos, pode libertar nossa mente.?
Bob Marley. ??

Recomendo a viajar nessas páginas ???
comentários(0)comente



Larissa.Meister 24/04/2022

Todo mundo deveria ler
Ainda em choque com tudo que li, e mais ainda por saber que é tudo verdade. Terminei o livro indo pesquisar sobre a autora e achei várias entrevistas dela? gente, é muito emocionante.
Essa história nos mostra como o negacionismo irracional cega as pessoas, trazendo inúmeros traumas pra quem vive isso e não entende o que tá acontecendo. A Tara conseguir sair de casa, sem educação nenhuma e chegar a conquistar um doutorado em Cambridge é impressionante. Ver a força dela me emocionou muito, recomendo demais!
comentários(0)comente



Suzana 23/04/2022

Não tem como descrever esse livro. É muito emocionante ler como ela viveu e onde ela chegou. Durante a leitura,as histórias que ela conta,eu custei a acreditar que tudo isso aconteceu e ela venceu.
comentários(0)comente



466 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR