Reparação

Reparação Ian McEwan




Resenhas - Reparação


403 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


R o s e 14/07/2019

Reparação
Terminando o final de semana com a conclusão de mais um livro. Um livro muito denso que tomou muito de meu tempo e da minha paciência.
"Reparação", do autor Ian McEwan, é narrado por vários personagens, principalmente pela adolescente Briony Tallis. Dona de uma imaginação fantasiosa, Briony interpreta de maneira errônea uma cena entre sua irmã Cecília e Robbie, um protegido da família. Depois do acontecimento, a adolescente comete uma série de equívocos que muda a vida de todos e passa sua existência tentando reparar o mal que causou.
Não é um livro para ser lido de uma vez só, de uma sacada só e nem devorado, como dizemos nós leitores. Exceto se você quiser ter uma indigestão (rsrs). É um livro pra ser lido aos poucos, já que é constituído de um texto prolixo, quase que parado em alguns momentos. Apesar de ser denso, vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Anna Mendes 29/06/2019

Simplesmente maravilhoso!
“Reparação” conta a história de Briony Tallis, uma pré-adolescente que nutre a ambição de se tornar escritora. No dia mais quente do verão de 1935, numa casa de campo na Inglaterra, Briony vê pela janela uma cena incompreensível: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância, filho da arrumadeira da família, despe a saia e a blusa para mergulhar, de sutiã e calcinha, na fonte do quintal.

A partir desse episódio e de uma sucessão de equívocos, a aprendiz de romancista, movida por uma imaginação febril e pela inexperiência, comete um crime que marcará a vida de toda a família. Briony passará o resto de sua existência tentando desfazer o mal que causou.

Bom, é difícil colocar em palavras tudo o que esse livro significou para mim. Eu sempre ouvi comentários muito positivos sobre essa história, e confesso que eu tinha medo de não gostar da leitura. Adiei por um tempo a leitura desse livro até que finalmente tomei coragem para lê-lo. E foi a melhor coisa que eu fiz!

Achei o livro simplesmente maravilhoso, do começo ao fim. Me senti completamente envolvida logo na primeira página pela escrita e pela narrativa do autor. A escrita dele é fluida, quase poética. Nunca li nada igual. O autor “brinca” com as palavras e com as construções das frases, mostrando um domínio muito grande do que está fazendo.

O livro é dividido em três partes e narrado em terceira pessoa, mas variando os pontos de vista entre os principais personagens da trama. Eu me senti completamente envolvida na história como um todo. Só no começo da segunda parte do livro que acabei não me sentindo tão envolvida, mas isso não durou muito. Gostei da forma como o autor fez as descrições, pois fez com que eu me sentisse “dentro” da época na qual o livro é narrado. Também adorei o tom de humor que o autor utilizou em algumas passagens.

Além disso, achei os personagens muito cativantes. Houve momentos nos quais eu senti uma simpatia muito grande por eles, enquanto que em outros eu senti raiva e indignação. Achei muito interessante essa mistura de sentimentos que os personagens e suas atitudes me proporcionaram. E, apesar do livro ter mais de 400 páginas, a leitura fluiu de forma muito rápida, porque eu não conseguia parar de ler o livro.

“Reparação” é um drama psicológico que, além de ter como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, também mostra as tensões de classe da sociedade britânica daquela época. Mas mais do que isso, esse romance mostra a natureza, as limitações e os poderes da literatura. O livro também aborda as questões da culpa e do perdão, e o poder que as palavras e a escrita têm de mudar tudo.

E o final fez com que eu amasse ainda mais a leitura. O epílogo traz revelações que fizeram com que o livro como um todo ganhasse uma nova perspectiva e um novo significado. Isso me surpreendeu muito e fez com que eu ficasse ainda mais admirada com a trama que Ian McEwan construiu.

Em suma, “Reparação” foi um livro que me surpreendeu muito. A leitura foi rápida e envolvente, e adorei a escrita e a narrativa do autor. Amei muito a leitura desse livro e fiquei ainda mais curiosa para assistir a adaptação dele.
comentários(0)comente



Eddie.Erikson 25/06/2019

Já é o segundo livro que leio deste autor. Mas já desisti de procurar qualquer outro livro dele. Cansativo, detalhado demais sem nenhuma emoção...
comentários(0)comente



Aline 26/05/2019

Apenas uma palavra: Maravilhoso!
comentários(0)comente



Juliana.Calfa 04/03/2019

Fascinante
Quando você pensa que sabe o que vai acontecer, a ?verdade? muda e depois muda denovo. Livro estimula a sua imaginação para pensar qual será a próxima cena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Adilson Simonis 24/01/2019

Reparação do Ian McEwan, 2001 Editora Schwarcz, 269 páginas pode ser lido segundo pelo menos duas expectativas que não serão frustadas. Uma disputa intelectual por impor uma ideia; magistral no primeiro capitulo a escolha da personagem principal da peça... Segundo pela análise não boboca do que um romancista pode fazer com o Romance. Muito bom, sem duvida uma leitura prazeirosa e com algumas surpresas ... boa leitura!
comentários(0)comente



Valério 17/01/2019

História de uma injustiça
Há que se falar da forma como Ian McEwan escreve.
Há que se falar de como seus livros dão bons filmes (Reparação é um deles. No filme, o título é Desejo e Reparação, com Keira Knightley e James McAvoy).
Pode-se falar ainda da crítica social embutida no livro.
Mas tudo isso fica obscurecido frente ao sentimento de injustiça que o livro traz.
Robbie, filho de um dos empregados da rica propriedade e a filha do proprietário, Cecilia se envolvem. Mas a irmã mais nova, em uma fantasia infantil, destroi a vida de ambos, sem ter ideia do alcance de seus atos (como? melhor ler o livro).
Até o fim do livro, engasguei de sede de justiça.
Mas também não contarei se ela vem. Melhor deixar o leitor curioso para melhor aproveitar o livro.
O final é surpreendente. Tanto no livro quanto no filme.
E justifica não apenas o título, como toda a história. Brilhante.
comentários(0)comente



Rinaldo22 14/07/2018

Livro que merece estar entre os grandes clássicos da literatura mundial.
Rose 15/07/2018minha estante
Gostei de todos os livros dele que li, tenho esse e pretendo ler em breve.


Rinaldo22 15/07/2018minha estante
O livro é muito bom, Rose!


Rose 15/07/2018minha estante
Com certeza.


selma.martins.146 24/10/2018minha estante
Começando ler hoje . Expectativa grande !




Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Melhor Livro
Publicado em 2001, "Reparação" é considerado o melhor livro de Ian McEwan, um dos mais respeitados nomes da literatura inglesa contemporânea.

O romance, impregnado de forte carga emocional, lembra a melhor ficção do século XIX, repaginada pelo refinado estilo pós-modernista do autor. Sua história gira em torno de um estupro cuja única testemunha é Briony, filha caçula dos Tallis. Sem compreender a dimensão de seu gesto, a adolescente decide acusar injustamente um agregado da família, Robbie Turner, acabando de vez com o namoro secreto entre ele e sua irmã.

Tendo como cenário a mansão da família no interior da Inglaterra, a primeira parte do romance cobre o dia do crime durante o verão de 1935. Com uma impecável apresentação das personagens, cujas frustrações trazem à tona um clima de permanente tensão, os principais acontecimentos são apresentados sob diferentes ângulos e perspectivas temporais.

A segunda parte salta para a primavera de 1940 e acompanha a Evacuação de Dunquerque. Seu protagonista é Turner que, preso e condenado, aceita servir como soldado para reduzir a pena. Cruel e caótica, essa descrição é emocionante, digna de aplausos.

O terceiro capítulo se passa na mesma época e o foco se volta para Briony que abandonou os estudos e está trabalhando como enfermeira num hospital militar em Londres, apresentando sua extenuante rotina na instituição.

O epílogo é um deslumbramento. Briony, uma escritora de sucesso que está prestes a comemorar 77 anos, encerra a narrativa. Finalmente, ela assume o que fez e presta um tributo a literatura como a única maneira de reparar o seu erro. Com uma incrível reviravolta no desfecho, o autor vai levá-lo a nocaute.

Nota: O premiado filme "Desejo e Reparação" (2007), dirigido por Joe Wright e estrelado por James McAvoy e Keira Knightley, é uma adaptação do romance.
Bruno Gordiano 09/02/2021minha estante
O livro é espetacular, eu chorei no final.


Leila de Carvalho e Gonçalves 10/02/2021minha estante
Sou apaixonada por esse livro. Está no meu Top 10.




Jéssica Santos 25/06/2018

Drama familiar, que vai encher seu coração de ódio e amor rsrs.
Se passa na Inglaterra numa tradicional família inglesa que gira principalmente em torno de um estupro.... eu só tenho a dizer que tá pra nascer outro vilão/(ã) que me faça ter taaanta raiva, como a desse livro me fez.... terminei o livro bufandoooooooooooo, EEE tenho que dizer que a pessoa que ocasionou toda a infelicidade de certas pessoas, não recebeu meu perdão...
Eu só posso dizer que fui, literalmente, enganada pelo título do livro. Na vida há coisas que não tem reparação :/
A escrita de Iannn dispensa comentários, excelente...
Emidiana 08/07/2018minha estante
O filme é muito bom


Emidiana 08/07/2018minha estante
Não li o livro ainda


Jéssica Santos 16/07/2018minha estante
Ahhh não vi o filme ainda, to querendo assistir, é muuuito bem escrito


selma.martins.146 24/10/2018minha estante
Começando ler hoje. Grande expectativa !


Jéssica Santos 25/10/2018minha estante
Você vai gostar, escrita muito boa.


selma.martins.146 25/10/2018minha estante
Acredito !
Obrigada ?




Fatima.Aparecida 20/06/2018

Surpreendente!
Fazia muito tempo que eu não chorava lendo. História linda e envolvente com final surpreendente
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2018

Por não entender o mundo adulto da paixão e da sexualidade, Briony Tallis, uma menina inocente que sonha ser escritora, acusa injustamente seu irmão de criação. Drama psicológico que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e as tensões de classe da sociedade britânica.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/853590235x
selma.martins.146 24/10/2018minha estante
Baixei gratuito no site lê livros .
Começando ler hoje.
Expectativa grande!




Vanessinha 11/04/2018

História triste
A escrita do autor é maravilhosa. Os personagens são muito bem descritos, as cenas são empolgantes. Mas o livro é triste demais para mim.
comentários(0)comente



403 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR