fefe 14/07/2022
"eu não teria dificuldade em perdoar o orgulho dele, se ele não tivesse ferido o meu."
não estou acostumada com romances de época, mas, assim como elizabeth, quando menos esperei me vi apaixonada por essa história e por seus personagens.
a escrita detalha a todo momento os acontecimentos, sendo por descrições ou por falas. isso me cansou em alguns momentos, porém me ajudou muito na entrar na história. as metáforas perfeitamente encaixadas e desenvolvidas é sem dúvidas um destaque da escrita de austen.
elizabeth é sem dúvidas uma das melhores personagens que encontrei em livros. ela é carismática, esperta e genuína. além disso, ela destrói todos os padrões da sociedade da época (a primeira feminista sim!!!).
no início, sr. darcy é antipático, indelicado e - como a própria lizzy diz - desagradável. conforme eliza vai abrindo mão de seus preconceitos o personagem evolui imensamente. sem dúvidas um dos melhores arcos de redenção que já vi!
o romance entre os protagonistas é bem sútil, porém extremamente grandioso. ele desconstrói o amor a primeira vista estabelecido pela época, o que gera uma crítica e desenvolve perfeitamente os personagens.
os outros personagens do livro também são construídos brilhantemente, porém preciso destacar jane, bingley e wickham, todos com arcos muito bem construídos!
apesar de ser uma das obras mais conhecidas da literatura e de já ter conhecimento de boa parte da história, a experiência de ler pela primeira vez é única. durante a leitura você entende porquê ele é um clássico. jane austen realmente estava a frente do seu tempo.