Sebs 07/04/2022
Eu te amo ardentemente
Apesar de não estar familiarizado com romances, gostei bastante de ler "Orgulho e Preconceito" (nota: é o primeiro livro do gênero que li). Em parte, isso se deve à simplicidade com que Jane Austen nos apresenta cada personagem em situações comuns, e é nisso que reside a magia dessa incrível obra.
A história gira em torno da vida de Elizabeth e suas irmãs, bem como de sua mãe, que é um tanto louca e tem apenas o pensamento de ver todas as suas filhas casadas (pelas divindades, que mulher chata), e de seu pai, que, por outro lado, é bastante apegado a ela e não deseja vê-la casada. Vários bailes, encontros, fofocas e coisas do cotidiano daquela época acabam aproximando-a do Sr. Darcy.
Bem, o que pude aprender com a leitura desse romance é que não devemos nos apegar firmemente aos nossos preconceitos, ou seja, é necessário conhecer o todo para poder chegar a alguma conclusão. Esse posicionamento é especialmente importante nos relacionamentos, pois você pode acabar se precipitando ao acreditar naquilo que pensa ser verdade sobre outra pessoa e, consequentemente, perder uma boa amizade ou até mesmo um ótimo parceiro para a vida toda.
Por fim, recomendo muito a leitura deste livro, mas não vá achando que encontrará grandes reviravoltas nele, e sim, talvez, assim como eu, apenas coisas simples e sentimentos comuns que estão presentes em todos, e é justamente nessa profundidade que reside o valor dessa obra.