De Repente Esclerosei

De Repente Esclerosei Marina Mafra




Resenhas - De Repente Esclerosei


110 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Esther 30/11/2018

Amor em forma de livro
Confesso que quando começei a ler DRE tive medo de não me prender a história, mas conforme os capítulos foram passando eu fui me apaixonando cada vez mais.
Mitali é uma mulher forte e que teve que ficar assim por causa das circunstâncias em que cresceu e se desenvolveu, Rora no início me parecia muito gentil, mas, com o passar do tempo confesso que começei a não gostar mais dela tanto assim, já o Dimi eu amei do inicio ao fim.
Todo o problema da Mit é narrado de uma forma muito humana e delicada, eu conseguia até sentir seus sintomas em determinados momentos.Chorei em todos os momentos difíceis, ri nas cenas fofas e agora estou morrendo de vontade de provar o cappuccino da Mit e de ir até a Braga Nobel me candidatar para um emprego.
DRE é um livro incrível e que cumpre dois objetivos com excelência, o primeiro é o de ter uma história envolvente como todo bom livro, e o segundo é o da conscientização sobre a esclerose múltipla.
@resenhandopormarina 30/11/2018minha estante
Tão preciosa, você! *-* Que resenha mais fofa! Obrigada por ter dedicado um tempo para essa leitura, estou radiante que tenha gostado. =) Super beijo s2




Lary Crusinski 30/11/2018

Um livro lindo, doce, apaixonante, cheio de histórias incríveis e uma lição de vida maravilhosa.
De repente esclerosei, nosso querido DRE, é um livro tocante, um livro feito para conscientizar sobre a esclerose múltipla, mas não de uma forma pesada, ele nos trás informações sobre a doença, de uma forma clara, de uma forma que torna tudo leve e tocante, além de ter tudo isso misturado a um romance maravilhoso, personagens incríveis, histórias tocantes e inspiradoras, uma personagem principal cheia de garra e força. DRE nós trás uma história que nos ensina sobre amor, sobre perdão, sobre família, sobre a importância de ter pessoas incríveis ao seu lado, sobre a importância de se cuidar, sobre como vale a pena abrir espaço na sua vida para as pessoas, sejam elas novas na sua vida ou quem já fez parte do seu passado, são tantas lições, tantas  coisas maravilhosas que esse livro nos trás, que é até difícil dizer tudo em palavras. E sabe o que torna tudo ainda melhor ?! A maioria das histórias aqui contadas, são reais. A escritora trás sua experiência em diversos momentos para a escrita, ela escreve com todo o coração e entendimento de quem já passou por tais situações e de quem é paciente de esclerose múltipla, então você sente todas as emoções da história, ela nos permite conhecer mais dela através da Mitali, ela nos permite conhecer uma personagem incrível, que nos remete força e coragem, imagino que isso venha de quem a autora é também.

"Cada um tem a sua porção de lutas, só que isso não define quem somos. Há uma vida além dos problemas e ela depende de você para acontecer." Cap. 19

"Algumas pessoas têm o dom de tornar o mundo melhor, não por conseguir mudar o que está ruim, mas apenas por existirem." Cap. 27

 DRE foi um livro que me trouxe diversas emoções, que me fez chorar, me fez aprender sobre EM, me fez rir, me fez amar cada personagem, me fez querer entrar no livro em diversos momentos e abraçar os personagens, me fez pensar sobre minha vida e o que pode ser dela amanhã, e o que estou fazendo dela agora. Me fez entender que o perdão deve ser dado as pessoas, e que isso é muito importante para nos construir como pessoas, me fez entender a importância das pessoas especiais em nossas vidas e  me fez ver que nossa única limitação na vida somos nós mesmos, que não há nada que possa nos impedir de ser quem nascemos para ser, e que não importa quais obstáculos a vida te impõe, você é mais forte que tudo e pode superar.  Para finalizar deixo a citação final do livro, que amo de paixão "Hoje eu consigo entender que não existe situação que não possa ser contornada quando temos o presente de viver. Viva, se não por você, por quem não possa mais escolher."

Leiam DRE e se apaixonem comigo por essa história linda, encantadora e apaixonante.
@resenhandopormarina 30/11/2018minha estante
AIMEUDEUS! *-* Que resenha perfeita! Sinto que foi além da leitura e entrou na minha alma captando até o que eu nem sabia que tinha transmitido. Muito obrigada por ter lido e por todo esse carinho, Lary. Beijos s2


Lary Crusinski 01/12/2018minha estante
Você acredita que foi minha primeira resenha ? Kk
Nunca tinha escrito, mas seu livro tocou tão profundamente que precisei falar algo sobre. DRE merece muitas resenhas lindas, e muitos elogios, pois é tudo o que escrevi e muito mais.


@resenhandopormarina 05/12/2018minha estante
Deixa eu abrir vaga de resenhista no blog!haha Arrasou! *-*


Lary Crusinski 07/12/2018minha estante
Apenas amaria isso ? kk
Obrigada Má, sua linda *-*




Perin 30/11/2018

DRE e suas muitas emoções!
Não seria uma resenha mas uma opinião de uma simples leitora !
Um livro muito envolvente e cativante,quando nos damos contas já estamos tão envolvidos com os personagens e a historia que chega ser difícil não se identificar,empatizar e vivenciar juntos com os personagens cada situação,cada aprendizado e toda superação!
Cada capitulo uma nova emoção que Marina essa autora maravilhosa,meiga e guerreira nos traz.Alem de uma lenda muito bonita o livro não só nos conscientiza sobre a Esclerose(Kōka-shō) como ensina muitas lições importantes que ficam marcadas.
@resenhandopormarina 30/11/2018minha estante
*-* Que coisa Linda! Muito obrigada pela companhia e carinho durante a leitura! Foi muito especial pra mim!! Beijo gigante! s2


Perin 30/11/2018minha estante
Eu que agradeço todo o carinho a experiência foi maravilhosa !




GirlNygma 27/11/2018

Estou de repente APAIXONADA!
Acabei de ler a uns 10 minutos,acabei a leitura postei nos stories do Instagram,lavei uma louça para me acalmar e agora estou aqui escrevendo sem pensar e nem parar. Já peço desculpa se tiver algum erro ou palavras demais aqui,farei uma resenha melhor lá no instagram kkkkk. Aqui estarei escrevendo com o coração.
Minhas expectativas pra esse livro eram me emocionar e sair com um aprendizado de vida. E esses dois,e até mais um pouco,se realizou. Inicialmente,pensei que iria aprender e entender sobre Esclerose Múltipla e de bônus me aventurar por um romance. Mas rolou tanta coisa. Aprendi sobre amor,empatia,o perdão e a perda. Cada capitulo ou pagina,uma aprendizagem nova pra levar pra vida,palavras que do cérebro iam direto pro coração,as vezes criando lagrimas nos meu olhos e outras um sorriso na minha boca,ou ambos.
Apenas quero desejar parabéns,não sei mais o que escrever,já que por mais que eu escreva,não vai sair do jeito que quero. AI ACABEI DE LEMBRAR ALGO QUE EU QUERIA MUITO COMPARTILHAR!!! EU IMAGINEI TANTAS (todas) VEZES ESSE LIVRO VIRANDO UM FILME! Não vou falar quais atores eu imaginei no papel dos personagens,talvez você não goste de algum deles (x.x),quando isso acontecer eu falo minhas sugestões haha. Mas eu imaginei ele sendo um pouco de todos os filmes lindo que adoro: Passando pela A Culpa é Das Estrelas,pegando uns detalhes de Simplesmente Acontece e com a trilha sonora composta com muitas musicas do Ed Sheeran!
Acho que agora consegui expressar como esse livro aqueceu meu coração...
Sucesso,luz e paz Marina,você merece todas as coisas boas do mundo que estão acontecendo e que ainda estão por vir,beijos
GirlNygma 27/11/2018minha estante
Ai esqueci de falar: dei 4 estrelas pq me fez chorar muito,meu nariz quase caiu do meu rosto. Mal vejo a hora de passar pela experiencia de novo!


@resenhandopormarina 28/11/2018minha estante
Hahah que coisa mais linda! Estou tao feliz que tenha se envolvido tanto! Já imaginou que felicidade se virasse filme?*-* Obrigada pelo carinho que recebeu o meu livro. Você é uma fofa. Super beijo s2




Rebeca 27/11/2018

Jovem, saudável e independente. Este é o perfil de Mitali, uma jovem que mora com a melhor amiga Aurora. Mas a partir de uma crise no trabalho foi levada até o hospital. E o que ela imaginava ser algo simples, com o passar do tempo, se mostrou uma doença grave.
Diagnosticada com Esclerose Múltipla, a jovem demorou a descobrir sobre a doença, uma vez que é grande a variedade dos sintomas. A doença não tem cura, mas os tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença.
Um processo triste de superação do qual sofri junto com Mit. E passando por maus momentos em sua vida, ela nos ensina o verdadeiro significado de valorizar as pessoas e os momentos.

Parabéns, Marina. Obrigado por conscientizar sobre Esclerose e me ensinar muito sobre essa doença que até então, era nova pra mim.

P.S.: Me apaixonei por Dimi HAHAHAHAHA

"(...) Eu entendi que não há como prever o futuro, pois ele depende de uma série de fatores e ainda das escolhas dos que amamos. (...) Deveríamos viver todos os dias como únicos, sem preguiça para não gerar arrependimentos"
@resenhandopormarina 28/11/2018minha estante
Obrigada, sua Linda! ??? O Dimi é nosso! Haha Beijos




Marcos.Pujol 20/11/2018

De repente esclerosei - Marina Mafra
Esse livro contará a história da Mitali, uma menina trabalha numa livraria, conhecida por fazer o melhor capuccino. Tudo vai bem, até de repente acontecer num dia comum mancar as pernas. Mas o que era pra ser uma coisa ruim pra ela, faz com que ela aprenda, amadureça, como não amar esse livro? A Mitali é uma menina que tem uma fibra, que a gente se orgulha, logo de cara amamos ela, o Dimi também éum outro queridinho, sabe aquela pessoa romântica que estará ao lado de alguém? Ajudando? Pois é, é ele, o principal de tudo é a Marina Mafra contar de um jeito único essa história, mostrando realmente o que é essa doença, a esclerose múltipla, que não é um bicho de sete cabeças, aprendi mais ainda a me pôr no lugar da pessoa, melhor história, simplesmente leiam ??
@resenhandopormarina 20/11/2018minha estante
Onw! Muito obrigada, Ma! Você é um amor. Beijos


Marcos.Pujol 26/06/2019minha estante
De nd ?




Hailane Braga 19/11/2018

SURPREENDENTE
Simplesmente sem palavras para descrever. Mitali descobre bem cedo que tem esclerose múltipla. Suas dificuldades são : fazer os exames/tratamento, lidar com os sentimentos dela e de quem está ao seu redor, conviver com o pai, continuar a vida normalmente e aprender que quem tem esclerose também ama.

É um resumo bem simplista. Mas pra saber sobre essa obra maravilhosa, só lendo mesmo. Devorei.

Parabéns Mari. Aprendi muito com vc. Obrigada por essa lição. Chuva de bjs.
@resenhandopormarina 19/11/2018minha estante
*-* Felicidade sem tamanho por ter gostado! Beijoca




Min 18/11/2018

Merece mais que cinco estrelas
"Hoje eu consigo entender que não existe situação que não possa ser contornada quando temos o presente de viver. Viva, se não por você, por quem não possa mais escolher."

Com uma capa linda e um pouco mais de 250 páginas, a história mais inspiradora que li esse ano é repleta de lições. Os personagens são um amor e parecem reais, então a identificação é imediata. É um daqueles livros que quando começamos não dá vontade de parar porque a leitura é muito gostosa, nem vemos o tempo passar.

A Marina escreve maravilhosamente bem e cumpre seu papel ao conscientizar, mas mais do que isso, sensibiliza o leitor de uma maneira que fica impossível não se colocar no lugar dos portadores da doença e refletir. Muitos sentimentos vem á tona, principalmente o de gratidão, e é isso que torna a obra tão especial.É uma indicação para todos os que desejam aquecer o coração.

site: https://www.instagram.com/p/BqUX_9rAd2x/
@resenhandopormarina 18/11/2018minha estante
Coisa linda! *-* Muito obrigada, princesa!


@resenhandopormarina 19/11/2018minha estante
Obrigada, mais uma vez, gatona! *-*




Danii 16/11/2018

Gratidão
Isso aqui não é uma resenha. É a opinião de alguém que terminou de ler um livro há cinco minutos (ok, um pouco mais) e precisou escrever algo ou não pararia quieta. Então relevem.


Uma das coisas que eu mais admiro em livros é quando eles nos fazem rir, chorar e aprender sem ter exageros (sem milhares de dramas que, em vez de nos emocionar, nos irritam), que te fisgam pela história, pela narração, pelos personagens, pelo que te ensina... E senti isso tudo lendo esse livro.

Ele me fez emocionou e me conquistou na medida certa. Tem doença? Sim. Tem drama? Sim. Chorei lendo ele? Sim. Mas eu terminei ele sorrindo e grata por ter o lido.

Porque mesmo sendo um livro sobre uma protagonista com esclerose múltipla, vai além de falar disso como um relatório médico, ele traz sensações, medos, receios, emoções, sentimentos... É uma visão de alguém que vive na realidade e não só na teoria.

"Deveríamos viver todos os dias como únicos, sem preguiça para não gerar arrependimentos."

Passa bem a mensagem de que a sua vida continua mesmo se você descobrir que tem uma doença. Que a doença não é você, é só algo que faz parte do seu crescimento. Que você é mais que um diagnóstico. Que temos que viver cada dia como se fosse único.

"? Todos temos uma história triste pra contar, Mit. (...) Cada um tem a sua porção de lutas, só que isso não define quem somos. Há uma vida além dos problemas e ela depende de você para acontecer."

A gente se conecta com a protagonista. Queremos ser amigos dela. Queremos fazer tsurus (não que eu tenha conseguido ainda). Queremos tomar cappuccino. Queremos roubar o namorado dela, rs. E no final queremos abraçar os personagens e a autora.

"Hoje eu consigo entender que não existe situação que não possa ser contornada quando temos o presente de viver. Viva, se não por você, por quem não possa mais escolher."

Então se eu fosse resumir o que senti lendo o livro em uma palavra, ela seria "gratidão".
Obrigada, Marina.

"Algumas pessoas têm o dom de tornar o mundo melhor, não por conseguir mudar o que está ruim, mas apenas por existirem"
@resenhandopormarina 16/11/2018minha estante
Tão Tão maravilhosa! Vou guardar você em um potinho com o Dimi, gostou?haha Mais uma vez, muito obrigada por todo carinho com o livro, Danii! *-*


@resenhandopormarina 19/11/2018minha estante
Tão Tão maravilhosa! Vou guardar você em um potinho com o Dimi, gostou?haha Mais uma vez, muito obrigada por todo carinho com o livro, Danii! *-*


Danii 28/11/2018minha estante
Eu que te agradeço por esse livro lindo (e por criar o Dimi kkkkk). E obrigada, assim nunca vou sair desse potinho ?.


@resenhandopormarina 28/11/2018minha estante
Haha jamais! Eternamente guardada no potinho com o Dimi! Linda! *-*


Danii 09/12/2018minha estante
?????




@eu_sandroka 13/11/2018

Lindo projeto.
Conhecia a Marina por suas resenhas no Instagram... Soube então desse lindo projeto a que ela estava se dedicando, e desde sempre torci para que fosse - e seja - bem sucedido.
Obviamente gosto de sua escrita, e ainda assim a ficção baseada em realidade me surpreendeu positivamente. Leve, fluida, nuances bem delineadas nos personagens... Que delícia de leitura.
Vale como romance por si só. Vale como alerta sobre quão importante a empatia é. Vale como apoio pra quem tem que lidar com.
Recomendo.
:-)

site: https://www.instagram.com/livrodre/
@resenhandopormarina 14/11/2018minha estante
Que linda!!!! Amei amei, essas palavras! Muito obrigada, San! Um beijo *-*


@eu_sandroka 14/11/2018minha estante
S2




Leticia 12/11/2018

Maravilhoso!!
Estou na metade e posso dizer que se não fosse minha falta de tempo causada pelo trabalho, já teria terminado. Fiquei muito presa a leitura e sempre que o dever me chama, sofro em ter que deixa-lo. Acho inspirador a sua coragem de escrever sobre a sua doença, por coincidência, uns dias antes de você comentar sobre sua esclerose, uma conhecida descobriu a doença e estava internada. Passei a pesquisar sobre esclerose múltipla e logo depois vi seu post. Comecei a ler o livro não só por curiosidade em saber como é essa doença, como para poder presentear a minha amiga com o livro. Não vejo a hora de ter físico! Parabéns.
@resenhandopormarina 12/11/2018minha estante
Que Maravilha! Muito feliz por estar gostando! Sinto muito pela sua amiga! Espero conseguir te passar bem a visão do lado dela. Ela está bem? Já saiu do hospital?


Leticia 13/11/2018minha estante
Oii. Já está melhor e saiu sim.




Carous 11/11/2018

Eu obviamente sou um ponto fora da curva na minha avalição sobre o livro, pois não AMEI como todo mundo que já resenhou aqui embora não tenha achado abominável.

Eu sigo a Marina no Instagram e fiquei supercontente quando soube que ela escreveu um livro sobre uma personagem com Esclerose Múltipla (doença que a autora também tem e eu descobri poucos meses antes do anúncio do lançamento do livro).
Aproveitei a promoção de ebook grátis do livro (anunciada pela autora no Ig) ignorando todas as vezes anteriores que furei minha TBR anual e me decepcionei com a leitura porque eu estava ansiosa demais para saber como Marina Mafra se saía como escritora. E porque pode não parecer, mas eu apoio escritores nacionais sempre que posso.


O livro tem seus altos e baixos. Para quem é marinheiro de primeira vez até que está muito bom. Minhas partes favoritas vão da "nota especial" até o capítulo 2. Não que as demais partes decaiam, mas foi esse pedaço que prendeu minha atenção e mexeu comigo.

A redação da Marina é muito gostosa. Eu já li tanto livro em que a escrita parecia engessada, os diálogos pobres que me surpreendi com a qualidade das palavras aqui.
Além disso, a autora soube equilibrar as informações médicas com a parte de ficção sem deixar maçante, soar falso.
(Embora eu vá consultar alguém da área da Saúde para confirmar que anestesia geral é a solução que médicos chegam quando um paciente se recusa a fazrler ressonância. Pareceu algo tão drástico que me fez pensar que deva existir um meio termo. Eu tenho mais medo de tomar contraste do que de fazer o exame)
Trata-se de uma história de uma escritora estreante e não pareceu que ela estava tentando além da conta. E tem tantas citações maravilhosas...

O ponto baixo é que... desculpe, mas eu não consegui comprar o romance da história.
O problema nesse caso nem foi o instalove, que é algo que me incomoda (e é algo que minha amiga chegou a comentar comigo:"Já reparou que em todos os livros que você lê os personagens se apaixonam à primeira vista?'' Sim, reparei, amiga. Acredite: se eu pudesse mudar isso eu o faria), mas como Mitali descreveu o súbito amor que despencou de paraquedas no minuto em que ela e Dimitri foram apresentados um ao outro. E todas as cenas entre os dois a partir dali. O lado bom é que ao menos o sentimento entre Mit e Dimi era recíproco. O ruim é que os trechos pareciam exagerados e forçados demais a ponto d'eu ler por alto esses pedaços porque, francamente, estava cansada de revirar os olhos.

Mitali, Aurora, Maurice, Enrico, Melissa pareceram tão REAIS, foram tão bem desenvolvidos, mas Dimitri e Filipi foram personagens completamente superficiais (mas, na boa, quem se importa com o Filipi?).
Estou feliz que a escritora não optou por um personagem que se manda quando a pessoa amada mais precisa, mas senti falta de personalidade em Dimitri.

E eu acredito em alma gêmea, mas não sei se aprovo pessoas que confiam cegamente nessa crença e dão chaves da casa para quem mal conhecem, afirmam que seu maior sonho é realizar o desejo da pessoa amada e fim e todas afirmações melosas e apressadas ditas por Dimitri e Mitali.
Eu sou adulta e esses casais sem personalidade que não desgrudam não me soa mais como um romance que eu gostaria de viver. Soa como uma doença que eu jamais quero pegar.

Embora durante a leitura eu tenha escrito que não via a hora de finalizar a leitura (eu devia estar numa das partes em que Mitali e Dimitri estavam juntos reafirmando o quanto se amavam e não viveriam sem o outro), eu fico feliz de ter dado uma chance ao livro.

EDIT: Outra coisa que me chamou atenção e eu simplesmente adorei foi o fato da autora não ter colocado a descrição de nenhum personagem. Achei uma excelente sacada que deu a sensação de que a Mitali poderia ser eu descobrindo uma doença ou eu poderia ser o Dimitri descobrindo que minha namorada/o tem EM, ou eu podia ser a Aurora tendo que enfrentar que minha amiga tem uma doença grave e assim por diante.

A gente não vê isso em livros ultimamente.
@resenhandopormarina 11/11/2018minha estante
A história foi baseada na minha vida e no meu diagnóstico. Sinto muito por ter achado superficial, mas não muda o fato de ser a minha realidade. Precisei da anestesia geral na minha primeira ressonância. Foi exatamente como descrevi na história e bastante traumático pra mim. Que bom que pelo menos não foi total perda de tempo pra você. Mais uma vez, obrigada por ter lido.




Rafa Hitomi 10/11/2018

De Repente Esclerosei
“A vida acaba em um piscar de olhos. Já ouviu essa frase? Foi literalmente o que eu senti hoje. Se eu não tivesse acordado após a anestesia, o que eu teria feito da minha vida até aqui? Como viver sem saber quando será a última vez que fecharemos os nossos olhos? Consegue entender?”.

Mitali é uma jovem que mora com sua melhor amiga Aurora e trabalha na Braga Nobel, um local onde você toma café e lê livros. Tem o passado triste assim como Rora, porém construíram um carinho uma pela outra a partir dessa dor.

É então que alguns formigamentos surgem, começando pelos pés, e Mit procura médicos, mas seu “trauma” por hospitais dificultava certos exames. Digamos que, ao cessar os sintomas, Mit não procurou especialista para descobrir o motivo. Nesse meio tempo, ela conhece Dimitri, o novo gerente do café/livraria, e sim, é atração à primeira vista para ambas as partes. No entanto, seu pai ausente retorna tentando criar um novo vínculo com a filha.

No decorrer da estória, o romance fica seguro, diferentemente do seu corpo que muda gradativamente. É então que vários incidentes ocorrem, abalando toda a estrutura física e emocional da protagonista.

Como será o futuro com a Esclerose Múltipla? Será que tem um futuro? E os sonhos? As possíveis conquistas? Mitali lidará de que forma com tantos eventos em sua vida? E claro, o que seu pai quer depois de tantos anos afastado?

site: https://rasgaapagina.com/?p=319
@resenhandopormarina 11/11/2018minha estante
Que delícia! Não canso de ler suas palavras! Estarão sempre no meu coração! Gratidão eterna pela atenção e carinho com a minha história, Rafa! Um beijo


Rafa Hitomi 11/11/2018minha estante
Obrigada pelo carinho e pela atenção também! Te desejo todo o sucesso do mundo. Que venham mais e mais histórias!!!




Vanessa 07/11/2018

Cativante!
Livro maravilhoso, surpreendente! Comecei a ler sem saber direito o que esperar. Achei a introdução da história muito boa, mesmo nas primeiras páginas já me sentia totalmente conectada com as personagens. Um daqueles livros que não conseguimos soltar até chegar ao fim, mas quando chegamos o coração fica apertado por ter acabado tão rápido!Engraçado, emocionante e acima de tudo, real! Mostra que não somos perfeitos, que muitas vezes nos desentendemos com pessoas queridas, mas o amor prevalece! Recomendo muitooo!
@resenhandopormarina 07/11/2018minha estante
Onw!*-* Que palavras lindas!!! Fiquei tão feliz por ter gostado!! Muito obrigada por ter lido. Beijocas =)




Bruno.Buchner 05/11/2018

Inspirador
Nunca me senti tão conectado a um livro. A minha vontade era não fazer mais nada além de ler. Quase me apaixonei pelo Dimitri.rs Como paciente de esclerose múltipla, sei que tudo que colocou no livro passa pelas nossas cabeças... os medos, a esperança e principalmente a vontade de fazer o amanhã diferente do hoje.
@resenhandopormarina 05/11/2018minha estante
Meu esclerosado favorito! *-*




110 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR