Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...




Resenhas - Úrsula


786 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


L Soares 25/10/2021

Um dos primeiros romances escritos no Brasil por uma mulher e que trazia personagens negros bem desenvolvidos, como pessoas, não objetos.

A história leva o nome da linda e pura personagem central, filha de uma mulher que foi levada à pobreza pelo ódio do irmão, e por isso vive uma vida simples, sem perspectivas, apenas se dedicando aos cuidados de sua mãe doente.

E temos Tancredo, que após quase morrer em razão de uma desilusão, é resgatado por Túlio, escravo, de quem se torna grande amigo. E após ser salvo, ele é levado pelo escravo para ser cuidado na casa de Úrsula, e durante a recuperação nasce o amor entre esse casal.

Mas a beleza da menina também faz surgir um amor luxurioso em um homem poderoso da região e ela vê sua felicidade ameaçada por este que jura todas as vinganças e males se for rejeitado e os persegue de todas as formas.

Sério, nossos autores escrevem com sangue no lugar de tinta. Nossa literatura é tão cheia de tragédias quanto o mundo real, e isso não é lá um elogio.

A autora consegue transmitir a angústia e desespero dos personagens, mas eu esperava de verdade um final diferente (eu sempre espero).

Sobre a importância histórica, o livro se preocupa em desviar da história central para nos contar o passado dos dois escravos dessa casa humilde, que ainda que tenham anseios pela liberdade, tratam com gratidão aquelas que os trataram sempre bem, diferente de tantos que sofrem nas propriedades vizinhas, e os retratam como pessoas reais e de valor, independente da condição de propriedade que ostentavam.

É um livro bom, mas que deixa o coração pesado.
comentários(0)comente



Laura F Souto 25/10/2021

Maravilhoso
Não conhecia o livro e amei a leitura. A importância histórica, a forma que a escrita mostra a escravidão e a vida na época são importantíssimas. As camadas de Ursula e seus personagens são excelentes. Não é uma leitura fluida pela escrita, mas uma história fascinante.
comentários(0)comente



Sulamita.Ramos 24/10/2021

Úrsula
Que livro magnífico,não conhecia a autora descobri a mesma através de uma socialização literária de uma aula de português,confesso que foi uma leitura difícil no começo,mas que no decorrer da leitura foi fluindo a leitura,teve momentos em que fiquei chocada com as situações,irei levar essa leitura para minha vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Campodeverao 23/10/2021

Maravilhosamente trágico!
Apesar do final trágico, ler Úrsula foi umas das melhores experiências literárias que já tive. E um fato interessante é que Maria Firmina é da minha terra, meu Maranhão ??.
comentários(0)comente



Raquel 18/10/2021

Confesso que ainda tenho dificuldade em engatar esse tipo de leitura. A forma de escrita característica dos livros clássicos tornam a leitura menos fluída. A história, porém, é muito instigante.

As camadas que Maria Firmina dos Reis coloca em sua escrita tornam a experiência recompensadora.

Um livro que todos precisam ler.
comentários(0)comente



Fabs6 18/10/2021

? Úrsula ?
Sinceramente não gostei, não sou fã de livros antigos, eles possuem uma escrita muito complicada e de difícil compreenção por ser antigo. Mas acho importante ler para quem se interessa por livros antigos.
comentários(0)comente



V_______ 18/10/2021

Úrsula
O primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher ! Quem já escutou algo sobre Úrsula deve ter escutado essa informação atrelada, e não é pra menos, nos idos de 1859, data da primeira publicação, uma mulher exercer uma atividade de destaque em meio a sociedade era algo de se admirar. Uma mulher negra, quando não se havia dado a lei áurea então, é quase surreal, por esses fatos ler Úrsula é algo que se torna necessário aos amantes da literatura.
Após sofrer um acidente, Tancredo, um jovem abastado é resgatado por Túlio, escravo, que é presenteado com sua alforria após o levar Tancredo aos cuidados na casa de Úrsula, jovem que já cuida da mãe debilitada. Tancredo acaba se apaixonando por Úrsula, que também retribui seu amor, mas para que se tenho o final feliz o casal terá de passar pela ira do Comendador Fernado P. que jurou a si mesmo despojar Úrsula.
É importante destacar que essa é a primeira vez que personagens negros escravos são retratados na literatura brasileira como seres pensantes por si e não como objetos, e em como em seus discurso a de forma direta a crítica a o sistema escravocrata, isso no tempo em que esse tipo de discussão era ainda um tabu.
Acredito que Úrsula é uma obra que se faz necessária, mais por sua importância histórica do que propriamente sua narrativa, que não deixa de ser interessante também.
comentários(0)comente



@juliosanttana 17/10/2021

Sensacional
Eu simplesmente amei a leitura ! Fora que as edições da antofágica dispensa comentários?
As ilustrações maravilhosas nos traz uma experiência maravilhosa que nos conecta ainda mais a leitura
comentários(0)comente



Flávia 17/10/2021

Úrsula narra a história de amor entre uma jovem órfã homônima ao livro e Tancredo, amor esse dilacerado por Fernando, loucamente apaixonado por sua própria sobrinha, Ursula, é capaz de ir até as últimas consequências para tê-la. Maria Firmina demonstra um total domínio das técnicas literárias românticas neste romance, uma pena Úrsula não ter um destaque maior nas salas de aula.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariana Dal Chico 11/10/2021

Úrsula” foi escrito em 1859 por Maria Firmina dos Reis, uma das primeiras romancistas brasileiras e segundo alguns estudiosos, precursora da literatura abolicionista e fundadora da prosa negra-brasileira. Ainda assim, o livro ficou ANOS esquecido e está sendo resgatado garças aos esforços de pesquisadoras interessadas na produção literária de mulheres brasileiras.

Essa foi uma leitura que fiz em conjunto com o pessoal do @leiturarte_ , que enriqueceu minha experiência, fez com que eu compreendesse toda a questão histórica, estilística e o peso que a obra carrega, ainda que seu estilo ultrarromântico não tenha agradado minha preferência de leituras por lazer.

A autora foi brilhante ao usar no enredo protagonistas brancos com paixões impossíveis - afinal, grande parte do público que compraria e leria seu livro se identificava com aquela posição social -, mas ampliou a voz dos pretos e os humanizou.

Ela foi além, mostrou que os negros não estavam despidos de sua humanidade, ela os coloca como irmãos, Tulio e Tancredo se conectam pelo mesmo sentimento em alguns momentos. A autora também usa a religião para mostrar a hipocrisia de se escravizar uma alma irmã.

É uma leitura que valeu pelo conhecimento proporcionado e pelas discussões geradas, mas não é um livro do qual vou sentir saudades de seus personagens ou que eu tenha a intenção de fazer a releitura.


site: https://www.instagram.com/p/CSt6isJrl0F/
comentários(0)comente



Gutemberg.Monteiro 11/10/2021

Úrsula, de Maria Firmino dos Reis.
Úrsula é um bom livro que começa de forma lenta. Contudo, o seu conteúdo abolicionista é muito valioso, já que foi o primeiro escrito por uma mulher negra na literatura brasileira!
É, de fato, além de uma incrível obra literária, um precioso documento histórico.
comentários(0)comente



Ana:) 11/10/2021

Não gostei, leitura muito antiga e nada que eu já não tenha visto em outros livros? achei que faltou mais ação! (Ou talvez eu só não estava no clima desse livro)
comentários(0)comente



Amanda 11/10/2021

Clássico do Romantismo
Sobre Úrsula: Com uma escrita bem poética, Maria Firmino nos apresenta um romance clássico do século XIX com direito a vilão mocinho e mocinha. Confesso que a história é bem dramática e melosa: amam demais, rápido demais. O interessante são os personagens coadjuvantes que trazem um história triste sobre a escravidão, tornando -se a melhor parte do livro.
Sobre as "outras histórias": neste livro da Editora Câmara podemos encontrar ainda o conto "Gupeva que também tem esse aspecto mais dramático (e triste ?) e o Conto "A escrava" uma história bem curtinha sobre uma negra fugitiva e seus sofrimentos. Por último, temos "Cantos à Beira-Mar" que é uma reunião de poemas e cantos (acredito eu).
Essa edição está disponível de forma gratuita no Amazon. A escrita é um pouco complicada, mas não é um bicho de sete cabeças, por isso recomendo essa edição para quem deseja conhecer as obras da Maria Firmino de forma acessível.
comentários(0)comente



786 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR