tabeeatriz 17/01/2024
Gostei, mas não amei.
Quem é o babaca da história? Essa é a pergunta crucial desse livro.
Em "Luna and the Lie", Zapata nos apresenta Luna, uma mulher jovem que passou por muitas coisas desde que nasceu. Sua família é um caos e suas irmãs são um lixo - menos você Lily, eu te amo. E sua vida só mudou quando ela conseguiu se mudar para Houston. Ali ela encontrou uma família, encontrou amigos e se tornou amada, ali ela conheceu o que era amor.
Durante a leitura conhecemos mais de Luna, suas dúvidas, anseios e tristezas. Conhecemos seu passado, conhecemos sua história. E da mesma forma, conhecemos Lucas Ripley, ou melhor Rip, um ex-membro de um clube de motos. Ele é grosseiro e intimidador, mas não para Luna.
Ambos viveram passados conturbados, traumas e medos, e não somente eles, mas todos os personagens. Só que NADA disso justifica as atitudes escrotas das pessoas - só de me lembrar fico com raiva! Como agir é uma escolha, como falar é uma escolha, e Luna sabe disso muito bem. E embora não parecesse, Rip também sabia disso.
Ao todo é uma história boa, mas não sei necessariamente porque não é a melhor. E para colaborar com esse sentimento, a minha experiência com a tradução foi frustrante. Algumas partes acabaram sendo confusas e não transmitiu com clareza o que a autora quis passar, os sentimentos dos personagens e suas conexões, me deixando desapegada da história - e eu sei que isso não é culpa de ninguém, não é uma tradução oficial e está tudo bem.