Alicia Garcia 10/01/2024
Leitura super recomendada!
Um clássico que divide opiniões.
A primeira coisa que acho importante pontuar, sempre que eu me proponho a ler uma obra e acho fundamental, é avaliar o tempo e o período histórico em que ela foi escrita. Drácula data de 1897, o que significa que havia outro estilo de sociedade, outro ritmo, outro momento no espaço tempo e que o livro nos traz de forma muito evidente esse contexto e esse cenário. A narrativa pode ser considerada por muitos como lenta, mas eu fico pensando em quão inovador a história foi e como as pessoas, da época, se chocaram com algo nunca visto/lido e totalmente diferente que existia até aquele momento.
No inicio fiquei envolvida, enquanto Jonathan narrava sua ida a Transilvânia e, achei que toda a história aconteceria em torno desse cenário. Mas, logo após seus relatos são introduzidos outros personagens, o que me senti um pouco perdida, até conseguir entender a dinâmica da história. Temos a noiva de Jonathan, Mina, a amiga de Mina, Lucy, os pretendentes de Lucy, que são três e temos o professor Van Helsing, que é um professor, que ajuda e está presente na maior parte do livro.
A entrada desses personagens, é envolvente, mas eu fiquei com a sensação que queria saber mais do Jonathan e do que estava acontecendo no castelo de Drácula.
Apesar disso, posso dizer que logo entendi a nova dinâmica e passei a gostar bastante do formato e do seu desdobramento.
O livro é em formato de diários, fiquei bem envolvida.
Algumas passagens são um pouco arrastadas, mas não foi algo que me incomodou, curti cada passagem e fui apreciando, pensando sempre no contexto em que o livro foi escrito.
É um clássico que nos apresenta a origem primordial dos vampiros, valeu muito a pena e alinhar a sua expectativa com o que a obra lhe oferece é fundamental.
Referente ao final: eu achei que algo grandioso poderia acontecer, mas por outras experiências de leitura posso afirmar que o final é condizente com à construção histórica que o livro nos apresente e gostei de como terminou.
Enfim, recomendo e apreciei muito essa leitura!!!