thecia 22/01/2023
Lucíola, uma luz na escuridão
Me apaixonei por José de Alencar e seus romances urbanos desde Senhora, e achei que seria meu livro preferido no mundo? até ler Lucíola!
Em Lucíola, Alencar dá a voz à Paulo Dias, que conta como começou seu relacionamento com Lúcia, que é uma prostituta. E todo o desenvolvimento de um relacionamento conturbado, de início, que se tornou um amor puro e espiritual.
Paulo se mostra muito preconceituoso, pois a história é contada através de uma carta entregue a Sra. G. M. para que Paulo não levasse a culpa de publicar o romance e ser mal visto por se envolver com uma cortesã, diante de uma sociedade preconceituosa.
E por outro lado, Paulo foi o único que enxergou Lúcia além das aparências e, como ela mesma disse, a purificou apenas com o olhar e a fez se aproximar das suas origens, como Maria da Glória.
De fato isso é o que mais me encanta em José de Alencar, como ele é capaz de trazer críticas sociais, sem abandonar os princípios morais e patriarcais do seu tempo e, ainda sim, trazer a exaltação do amor idealizado e a busca pela salvação!
Lucíola é incrível! Me emocionou muito e me chocou o tanto que a realidade dela é a realidade de muitas mulheres hoje em dia! Obrigada por essa obra prima, José de Alencar!