Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


718 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


sam 06/05/2022

Foi tudo oq eu esperei e nada ao mesmo tempo.
Antes mesmo de começar já julgava que não ia conseguir acompanhar a leitura, afinal era um clássico, provavelmente seria todo rebuscado, acho que cometi um dos maiores erros que uma leitora pode cometer, eu colocava clássicos em um pedestal, algo acima de mim, acima do meu nível de leitura. Portanto me surpreendi quando cheguei nos 50% do livro, depois de tombar um pouco no começo até que me adapta-se a linguagem, e percebi que era quase como uma novela e fluía tal qual uma, que te faz olhar para a TV sem perceber e te deixa preso nela.

Já o que eu esperava e realmente aconteceu, foi o quanto me indignaria com ações dos personagens, principalmente mais para o final, de qualquer forma é algo que me faz tirar uma estrela, independente de entender que o pensamento do tempo se assemelhava aquilo, talvez fosse até pior.

Vou agradecer minha professora pela a indicação em aula e pelos meus amigos que tomaram a iniciativa para buscar o livro na biblioteca, se não fosse por nunca o leria, talvez nem tivesse coragem de tirar a poeira dos clássicos que tenho na estante e no no meu kindle.
comentários(0)comente



Ketlley Santos 06/05/2022

Um clássico
Bom, confesso que foi muito difícil terminar a leitura pois a escrita me cansa, mesmo estando habituada a ler Jane Austein e outros. Dos livros de José de Alencar esse é meu favorito.
Lúcia é incrível, Paulo é um macho ridículo, Couto é nojento, Sá é um fofoqueiro... Queria muito ter o prazer de ler a narrativa na perspectiva de Lúcia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
natzzzi 19/05/2022minha estante
resenha perfeita!




spoiler visualizar
Emanuel.Müller 23/08/2022minha estante
Terminei de ler ontem o livro e até agora estou melancólico.
Recomendo que leia Diva, do mesmo autor. O Paulo de Lúcia está presente nesta obra, não como protagonista, mas como um amigo confidente do personagem principal.




soek 30/04/2022

o romantismo é doidera
- Eu compreendo-a perfeitamente. É uma moça [...] ainda jovem no corpo, mas velha n'alma. Quando se atira a esses excessos de depravação [...] atordoa-se, embriaga-se e esquece um momento; depois vem a reação, o nojo das torpezas em que rojou, a irritabilidade de desejos que a devoram e que não pode satisfazer; nestas ocasiões tem suas veleidades de arrependimento; a consciência solta ainda num grito fraco; a cortesã revolta-se contra si mesma. Isso passa no dia seguinte. Eis o que é Lúcia; daqui a algum tempo o hábito fará dela o mesmo que tem feito das outras: envelhecerá o corpo, como já envelheceu a alma.

Sem palavras pra esse livro, passei raiva em muitas partes, mas pra um romance antigo as ações até que tinham uma explicação. Mas achei muito incrível descobrir o porquê por trás das ações da Lúcia, ou Maria.
E tem muitos outros pontos que achei ridículos mas não vou comentar pra não me extressar...
comentários(0)comente



yasmin 25/04/2022

gostei
eu gostei do livro, mas achei ele muito difícil de ler, não leria ele se não fosse pela escola. mas achei a história interessante, principalmente a parte final
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



lailarosenbach 13/04/2022

Lúciola
Título: Lucíola
Autor: José de Alencar
Número de páginas: 176
Nota: ????

Esse livro é uma leitura obrigatória da escola, porém eu amei o enredo, os personagens e principalmente o desenvolvimento dos enlaces da vida da Lúcia e do Paulo.
Lúcia é uma prostituta que vive no Rio de Janeiro e se apaixona por um homem que acaba de desembarcar da província de Pernambuco.
Com o tempo, ambos fingem se evitar mas não conseguem ficar longe um do outro, o que torna tudo mais interessante. Achei o final meio sem contexto, mas pela história em geral, dou 4 estrelas.
comentários(0)comente



manu 13/04/2022

lucíola
eu não gostei desse livro, a linguagem é bem chatinha e a Lúcia e o Paulo me irritaram MUITO!! tipo o Paulo era um babaca e a Lúcia era quem pedia desculpas?????? além q eles nunca pararam pra conversar sobre a relação deles
comentários(0)comente



Lavs 06/04/2022

Foi uma mistura de sensações, passei raiva com alguns personagens mas é uma leitura tranquila !!!!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tatiane 29/03/2022

Desde sempre os "Mamãe Falei" estão em nosso meio #elenão
Uma menina com pais e irmãos morrendo de fome, atacados pela febre amarela, epidemia de meados do século XIX no Rio de Janeiro, busca trabalho e pede ajuda em sua rua para comprar remédios e comida para sua família que está à beira da morte. Um vizinho bem mais velho vê aquela situação, a chama em sua casa e lhe dá algumas moedas depois de fazer coisas que ela nem imaginava existir. ("É FÁCIL PORQUE É POBRE?!") O pai sobrevive e pergunta à filha como tinha conseguido aquele dinheiro. Em sua inocência, a menina conta tudo o que ocorrera e, considerada [*****] por aquele homem que deveria protegê-la, é expulsa de casa pela vergonha causada. (A VÍTIMA É A CULPADA?!) Assim morre, para os que a conheciam, a jovem Maria da Glória e nasce, em um novo mundo, Lúcia. Os nomes, por sinal, fazem todo sentido. Esta é a história inicial da vida de Lúcia, personagem principal do romance "Lucíola", do super conservador, escravocrata, "homem de bem", José de Alencar.

(É um clássico, mas quem não leu pode não querer spoiler. Então pare aqui.)

A história se desenrola e aquela menina, transformada em mulher pela sociedade machista e patriarcal, só pode DEIXAR DE SER LÚCIFER (Lúcia) e VOLTAR A TER A GLÓRIA DA PUREZA DE MARIA por meio do amor verdadeiro de outro homem. (CURIOSO O FATO DE O SALVADOR DAQUELA POBRE ALMA TER DE SER UM HOMEM...) Esse amor, porém, para manter a moral e os bons costumes de uma sociedade preconceituosa e hipócrita não pode se manter no campo físico e real. A Maria da Glória precisa vencer a morte para pagar pelos pecados de Lúcia e manter, na imaterialidade da eternidade, o amor espiritual. Enquanto isso, aquele que abusou de uma menor e toda a sociedade hipócrita formada por inúmeros "homens de bem" continuam livres, curtindo a vida e os seus privilégios sociais.

A pergunta que faço é: quando você leu, na escola, alguma das mais famosas obras da prosa romântica brasileira, para conhecer o Romantismo na Literatura, seu/sua professor/a levantou alguma questão que tratasse do absurdo da posição da mulher na sociedade do século XIX? Por acaso ele/a levantou alguma reflexão sobre os preconceitos que reproduzimos ainda hoje, até mesmo sem perceber, e motivou o questionamento sobre sua origem e manutenção?

É preciso ir a essas fontes com muita atenção e audácia, porque é por meio delas que nossos preconceitos foram se naturalizando a ponto de considerarmos, muitas vezes, normais os absurdos e as violências ainda hoje praticadas. Dar nome às violências é o primeiro passo. E nada de cancelamentos! É conhecendo a História e as inúmeras histórias que dela provêm que podemos entender o mundo de onde viemos para escrever o mundo que queremos. E, com certeza, não é com idiotas como este que está no poder.
comentários(0)comente



Nana 28/03/2022

Amor como salvação?
O livro retrata o amor como uma forma de salvação. Lúcia, uma cortesa se apaixonada por Paulo, homem boêmio. Esse amor a primeira vista se dá por Paulo a tratar como uma mulher de bem. Lúcia é uma mulher excêntrica e forte, mas também muito carente, que tenta se salvar através do amor.
comentários(0)comente



Kimera 28/03/2022

Mais uma leitura aleatória que me fascinou!
Este livro, como muitos outro que eu tenho, foi encontrado num terminal de ônibus. E já está entre os qua mais gostei das leituras deste ano.

Narra a relação conturbada de Paulo e a mais bela das cortesãs da corte brasileira, Lúcia.

Um livro emocionante e cheio de reviravoltas que nos leva até a época do Império do Brasil e pinta o retrato daquela sociedade.
comentários(0)comente



lari 27/03/2022

Um livro alucinante, com certeza se transformou em um dos meus livros favoritos! É um livro espetacular, não poderia destacar trechos ou passagens sem comprometer o prazer da leitura desse livro.
comentários(0)comente



718 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR