Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


719 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


L1teralmente 11/08/2020

“Lucíola” é um romance urbano que foi escrito e publicado por José de Alencar em 1862. A obra retrata a história de Lúcia (ou Maria da Glória), sob a perspectiva de Paulo, seu amigo e amante e tem como plano de fundo o Rio de Janeiro no século XIX.
Quando fazemos a análise de livros tão antigos é normal nos espantarmos com a sociedade, os personagens e as situações que são retratadas, afinal não encontramos (ou não deveríamos encontrar) semelhanças com o contexto em que vivemos. No entanto, esse livro tem como temática principal uma história que se reescrita ainda seria polêmica, pois Lúcia era uma cortesã (em sua época) e seria uma prostituta nos dias de hoje. Por isso, a obra torna-se um grande achado e surpreende na crítica da sociedade vigente, mostrando uma oposição entre aparência e realidade com uma acidez digna de Machado. Além de trazer a questão da prostituição para a literatura, mostrando a motivação e o contexto em que muitas dessas pessoas se inserem (algo que nunca tinha ocorrido na história literária do Brasil).
Porém, acredito que Lúcia apresenta várias vertentes que não são exploradas na narrativa. E como mulher, assumo que foi difícil ler muitas passagens da obra, porque quando nos deparamos com uma realidade que deveria ser tão distante e não é, acaba sendo um pouco angustiante.
“Lucíola” é um livro que pode ser lido em um, ou dois dias, mas que provoca reflexões que vão durar várias semanas. E por ser considerado um dos clássicos da literatura, ele encontra-se disponível para Download gratuito na internet. Então, se um dia estiver procurando algo diferente, quebre seus preconceitos e leia essa obra. Talvez você perceba que 1800 não está tão distante assim.
comentários(0)comente



Nágela Soares 07/08/2020

Resenha do meu boy
Uma história fluída e cheia de descrições. Não gostei do Paulo.
comentários(0)comente



Valcelir 02/08/2020

Demais
Tentei uma vez ano passado e sofri um pouco, mas agora li e entendi o porquê de ser um clássico, muito bom. Apesar de não gostar do estilo, será um dos melhores que li esse ano
comentários(0)comente



Samuel.Lino 02/08/2020

Desconfortante
A posição de submissão que a personagem Lúcia se empoe é muito agonizante é problemática, contudo é uma leitura muito dinâmica e as conversas são de longe as melhores partes do livro, contudo a escrita (por ser um livro antigo) é complicada e chega a ser cansativa.
comentários(0)comente



Afegc 31/07/2020

Essa obra revela traços profundos de uma pessoa que, apesar de sua condição de prostituta de luxo, possui uma alma cândida, pueril, doce e gentil. Essa pessoa é a personagem Lúcia, a qual vive um drama interno e que, por essa razão, tenta mudar de vida a partir do momento em que conhece Paulo, um jovem pernambucano recém chegado ao Rio de Janeiro. O livro revela o quão difícil é para uma pessoa que tenta se desfazer daquilo que lhe é nocivo, porém a sociedade não permite que esta pessoa retire e coloque no chão o fardo pesado que carrega, a fim de seguir uma vida leve e repleta de tranquilidade. Esse dilema se passa na vida de Lúcia que, ao se apaixonar por Paulo, e recebendo o mesmo sentimento deste, não consegue dá prosseguimento a este amor por sofrer inúmeras pressões da alta sociedade da qual participa por ser quem é. Apesar de sofrerem ambos preconceitos e julgamentos daqueles que os rodeiam, Paulo e Lúcia vão construindo uma relação repleta de desconfiança, ciúmes, ressentimento, tristeza, no entanto, eles conseguem se entender superando as barreiras que os impedem de ser feliz. Lendo a obra, é possível perceber o quão hipócrita são as pessoas que julgam alguém sem, ao menos, conhecer o íntimo daquele que comete determinado ato. Sempre há um passado triste e tenebroso por trás daquela figura que desempenha determinado comportamento. Por se tratar de um clássico, o livro revela aspectos do comportamento humano muito próximos ao real, sentimentos reais, impressões reais, episódios nefastos de exploração e oportunismo. Uma realidade triste que existe tanto na vida real e que a ficção comunica. Luciola é um livro que mudará a perspectiva do leitor em relação a pessoas que vivem de situações marginalizadas, pois a sensibilidade do leitor será aguçada ao tomar conhecimento das causas que levam pessoas a cometerem determinadas torpezas.
comentários(0)comente



Monico 22/07/2020

Uma leitura prazerosa
Posso não ser um grande apreciador do Romantismo mas aprecio muito José de Alencar, nosso primeiro romancista. Nesse caso, apesar do idealismo romântico ser evidente, a descrição inescrupulosa e real da corte da época indica elementos que apontam para o realismo. Portanto, se faz uma leitura prazerosa e inquietante, sentindo-se os efeitos do amor idealizado, mas não distante da situação em que a sociedade se encontrava.
comentários(0)comente



Mariana Sampaio 21/07/2020

Me surpreendi
Confesso que não li por livre e espontânea vontade, até porque, não é um gênero que me apetece tanto. A escola está aí pra tirar a gente da nossa zona de conforto mesmo não é?

(Lembrando que ler forçado é a pior coisa que tem então se você já sabe que é algo que não te agrada mas mesmo assim tem que ler por obrigação, não fique colocando na cabeça que vai ser um saco senão vai ser mesmo)

Por se tratar de um clássico do romantismo brasileiro, existe a quebra de expectativa, que seria toda a construção de algo bom mas que no final acontece tudo ao contrário e tudo muito rápido. Eu sei que isso é uma característica extremamente específica do gênero mas me incomodou profundamente.

Sinceramente acho que foi só isso que realmente me deixou frustada com a leitura. A história é muito cativante e envolvente e eu gosto muito da linguagem da época (já que se passa em 1855).

Tudo no livro me surpreendeu depois que eu passei a aceitar melhor a leitura.

Recomendo, porém só pra quem realmente tem interesse.
comentários(0)comente



Giovana M. P. dos Santos 19/07/2020

Uma jovem mulher que foi jogada em meio aos lobos de uma sociedade estupidamente machista. Um livro fascinante.
comentários(0)comente



Giovanna1599 19/07/2020

Não é um livro espetacular, mas achei a história bem legal, muito melhor que Iracema.
comentários(0)comente



Cibele @subsolodamente_ 15/07/2020

Lucíola.
Nesta obra conhecemos Paulo que conta através de cartas seu relacionamento com Lúcia. Paulo viaja para o Rio de Janeiro, e lá é convidado por Sá para ir à festa da Glória. Nesta festa Paulo vê Lucia, uma mulher linda e instigante, no primeiro momento Paulo acredita que ela não passa de um rosto bonito, mas se engana, pois Lúcia é uma mulher cativante.

Mesmo Lúcia sendo uma meretriz, Paulo não consegue esquecê-la. O amor de Paulo foi instantâneo e ele não sabia como lidar, pois a sociedade falava muito mal de Lúcia. Contrariavam Paulo por esse relacionamento, mas a realidade é que muitos criticadores gostariam de estar no lugar de Paulo, pois Lúcia era uma mulher estonteante.

Em pouco tempo eles estão se relacionando e Lúcia deixa de ser uma meretriz, pois ela desejava se entregar apenas para o seu amor. Algum tempo passa e Lúcia se mostra fria, indiferente e Paulo não entendia seus motivos, mas aceita dar um tempo para ela. Com isso, eles desenvolvem uma grande amizade sem desejo carnal, o amor deles se torna puro..

Irei parar por aqui para não dar spoiler. Mas garanto: é uma ótima leitura que merece ser lida.
Algo que achei incrível foi que Alencar fez uma analogia ao nome da Lúcia dando origem ao título. Lucíola é o nome dado à uma variedade de vagalume, e o inseto vive próximo à lama, mas possui um brilho único e o mesmo acontece com Lúcia que a prostituição seria sua lama.

site: https://subsolodamente15.blogspot.com/2020/02/resenha-luciola-jose-de-alencar.html
comentários(0)comente



Gabriel 15/07/2020

Um clássico indispensável!
"Lucíola", que apesar de ser amplamente resumida para vestibulares, é uma obra que vale a pena ser lida. Possui uma linguagem bastante temporal, que pode ser difícil para algumas pessoas, por isso recomendo a leitura somente para pessoas experientes! Possui um texto excessivamente descritivo, mas que encanta! Os personagens são muito profundos (os relevantes), em especial os protagonistas! IMPOSSIVEL não derramar lágrimas no final da narrativa, pois o José de Alencar consegue fazer com que a protagonista ganhe um ar muito "humano", ela é apaixonante e misteriosa do início ao fim! É uma história que se encaixa na vida de qualquer um, por isso considero essa leitura obrigatória!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Hayra.Oliveira 01/07/2020

José de Alencar
Li esse livro logo depois de ter apreciado Iracema do mesmo autor.
Os dois livros possuem narrativas, personagens e ambientações muito diferentes, mas ao mesmo tempo conseguem ter muita semelhança quanto a história de um amor proibido.
Em Lucíola, José de Alencar explora mais uma vez os sacrifícios de uma mulher em prol do seu amor e os julgamentos que ela suporta por viver um amor impossível.
É possível notar o amadurecimento de Paulo em relação a sua honra e empatia, o que pode trazer aprendizados ao leitor.
mpettrus 15/10/2020minha estante
Amo essa história. Pra mim, umas das mortes mais emblemáticas e inesquecíveis da literatura brasileira está nas páginas de Lucíola. Nunca me esqueci ???? ?...e eu serei um túmulo para o meu filho?.


Hayra.Oliveira 15/10/2020minha estante
Sério, amigo?
Eu também me emocionei muito, mas ainda foi mais marcante a morte de Iracema.
Eu gosto muito da maturidade que o Alencar tem para divagar algumas nuances do universo feminino e ele não deixa por menos em Lucíola. Um clássico, sem dúvidas


mpettrus 15/10/2020minha estante
Agora eu fiquei curioso pra ler Iracema. Vou providenciar a leitura. Li só algumas obras do Alencar por conta do vestibular. Mas Lucíola foi marcante pra mim, justamente também porque eu não curto a Escola Literária Romântica. E a Lu me conquistou com toda aquela tragicidade que ela carrega. Mas no geral, eu tenho aversão aos livros da escola romântica. Mas vou ler Iracema. Você me deixou curioso.


Hayra.Oliveira 15/10/2020minha estante
Eu gostei muito de Iracema, mas pode ser algo pessoal também.
Me avisa se você ler para que eu possa explicar o que tanto me encantou nessa obra




Luh 30/06/2020

Incrível
O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista Paulo, o qual conhece Lucíola em uma festa na corte, a obra literária é descrita na época do Segundo Reinado, e podemos perceber os traços dessa época brasileira.
O livro em si é curto, mas com bastante conteúdo, a escrita não é difícil, mas também não é tão fluida, achei mais fácil de interpretar do que "Iracema", do mesmo autor.
Eu me surpreendi bastante, algumas partes eu achei meio arrastadas, porém o final é incrível e muito tocante.
José de Alencar é um ótimo escritor e não vejo a hora de ler mais clássicos dele!
comentários(0)comente



Gabi Ornelas 29/06/2020

Ótimo Livro
Esse ano está sendo meu ano das "primeiras vezes". Esta foi minha primeira leitura do romantismo. O decorrer da história não me prendeu muito a atenção apesar de ser muito gostoso de ler, mas quando chega o final... todos os momentos fazem valer.
comentários(0)comente



719 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |