Cibele @subsolodamente_ 15/07/2020Lucíola.Nesta obra conhecemos Paulo que conta através de cartas seu relacionamento com Lúcia. Paulo viaja para o Rio de Janeiro, e lá é convidado por Sá para ir à festa da Glória. Nesta festa Paulo vê Lucia, uma mulher linda e instigante, no primeiro momento Paulo acredita que ela não passa de um rosto bonito, mas se engana, pois Lúcia é uma mulher cativante.
Mesmo Lúcia sendo uma meretriz, Paulo não consegue esquecê-la. O amor de Paulo foi instantâneo e ele não sabia como lidar, pois a sociedade falava muito mal de Lúcia. Contrariavam Paulo por esse relacionamento, mas a realidade é que muitos criticadores gostariam de estar no lugar de Paulo, pois Lúcia era uma mulher estonteante.
Em pouco tempo eles estão se relacionando e Lúcia deixa de ser uma meretriz, pois ela desejava se entregar apenas para o seu amor. Algum tempo passa e Lúcia se mostra fria, indiferente e Paulo não entendia seus motivos, mas aceita dar um tempo para ela. Com isso, eles desenvolvem uma grande amizade sem desejo carnal, o amor deles se torna puro..
Irei parar por aqui para não dar spoiler. Mas garanto: é uma ótima leitura que merece ser lida.
Algo que achei incrível foi que Alencar fez uma analogia ao nome da Lúcia dando origem ao título. Lucíola é o nome dado à uma variedade de vagalume, e o inseto vive próximo à lama, mas possui um brilho único e o mesmo acontece com Lúcia que a prostituição seria sua lama.
site:
https://subsolodamente15.blogspot.com/2020/02/resenha-luciola-jose-de-alencar.html