Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


719 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



sophi :) 07/01/2022

empático
acredito que lucíola seja muito mais que "só mais um livro". nele, vamos acompanhar a história de amor entre paulo e lúcia que por ser do romantismo já podemos esperar um romance impossível. na maior parte do tempo eu não aguentava mais pegar no livro para ler, porque estava achando entediante. acho que o que realmente deixa entediante é a forma como josé de alencar trás ele, muito detalhista e enrolado. não posso julgar muito a escrita, porque são algumas características marcantes do romantismo, mas posso afirmar sim que, se eu abandonasse o livro, seria pela sua escrita. a história não vai te prender o tempo inteiro, entretanto, é muito comovente acompanhar a trajetória de lúcia e entender o porquê de ela fazer o que faz. já sabia o que aconteceria no final porque já havia estudado esse livro na escola, contudo, não deixou de ser menos emocionante. acho que a quantidade de estrelas é justa por ser um livro cansativo de ler, mas que o seu desfecho faz valer a pena sua leitura. ele vai ficar marcado para mim, e acho que sim vale muito à pena ser lido.
comentários(0)comente



Daniela 08/01/2022

Melhor que a fonte de inspiração
Reli depois de muitos anos por causa da recente leitura de A dama das camélias que é citado na história de Alencar. Não me lembrava bem da história.
Não entendo porque há tantas críticas à escrita de Alencar. O não entendimento de parte do vocabulário apurado não atrapalha em nada o entendimento do texto. Personagens bem construídas.
Em várias partes da leitura me peguei pensando o quanto esse é , a meu ver, muito melhor que certos romances da atualidade. Cenas que devem ter chocado a sociedade da época.
Ótima releitura pra 2022 começar bem!
comentários(0)comente



Elaine Messias 09/01/2022

Obra clássica
Obra de redenção. O amor de Paulo por Luciola lhe dá forças para reajustar os rumos de sua própria vida e de sua irmã. Ao mesmo tempo Paulo se culpa pelo preconceito e imaturidade com que lida com Lucíola.
Retrato de seu tempo, o romance termina de forma a não escandalizar a sociedade da época, apesar da história ser claramente denunciadora da hipocrisia da corte.
comentários(0)comente



Ranier.Ferreira 10/01/2022

José de Alencar nunca errou?
Lucíola, ficção urbana de José Alencar publicada em 1862, dá voz à Paulo Dias, que conta, por meio de cartas o romance que viveu com uma cortesã chamada Lúcia. Nesta fase de Alencar, dos chamados, ?romances urbanos?, o cotidiano e os costumes de uma sociedade burguesa são relatados e criticados duramente através dos personagens e suas mazelas. Na literatura desse momento, a figura principal do Romantismo deixa de ser o índio, a natureza, e passa a ser o povo, com seus enfados e virtudes, procurando reafirmar a recente independência do país.

Na busca de ter um panorama geral da obra de Alencar, durante o mês de janeiro me propus a ler três obras de três momentos diferentes da literatura de Alencar. Lucíola (urbano), Iracema (indianista), Til (regionalista). Com a experiência de já ter lido ?Senhora? que também compõe a fase urbana, a obra escolhida para primeira semana foi ?Lucíola?.

As críticas ponderadas desta obra são dignas de um clássico, pois não se desfizeram com o tempo, machismo, degeneração da classe mais rica, e barganha de princípios em troca de status sociais, são temas abordados de forma magistral pelo autor, que faz um retrato romântico, porém com pinceladas no movimento realista, do qual quase inaugurou não fosse o seu contemporâneo Machado de Assis o fazer.

Necessário lembrar o futuro leitor de que o homem é um produto de seu tempo, e apesar do autor fazer várias críticas às desigualdades e injustiças praticadas à época, o mesmo, tem uma necessidade imensa de fazer a personagem feminina se redimir, por seus ditos ?pecados?, marcando o'que pintada por ele mesmo como mulher forte e inabalável, por diversas humilhações e um fim duvidoso, pela simples necessidade da purificação do seu corpo.

Estou à espera de algum livro de José de Alencar que me decepcione, um gênio, e escritor fantástico, merece cada vez mais o porto de autor favorito nacional.
comentários(0)comente



Ellairy 25/01/2022

Uma surpresa
Me surpreendeu positivamente. Apesar de ser muito bem escrito, a escrita não é tão rebuscada quanto eu esperava, então a leitura flui muito bem. Achei a Lucia uma fofa, levemente submissa demais, mas a gente releva. O Paulo por outro lado me irritou profundamente, sendo o motivo da nota que eu dei. Cada estrela tirada foi culpa dele.
comentários(0)comente



Ana 28/01/2022

Um livro a frente do tempo que foi lançado (1862) várias críticas à sociedade contraditória do século 19, impossível ler e sair sem se apaixonar pela Lúcia!!
comentários(0)comente



Larissa Bispo 29/01/2022

Genial
Só essa palavra consegue descrever o autor. A genialidade e a coragem de lançar um livro, um romance, onde a moçinha é uma prostituta de luxo no fim do Brasil Regência, mostrando todos os nuances da prostituição e escancarando a verdadeira face da corte, completamente GENIAL. Leiam José de Alencar!
comentários(0)comente



Bru 01/02/2022

Devastada! Sabia tudo o que iria acontecer e mesmo assim foi um baque, a magia de um clássico. O melhor livro do Alencar, com certeza. Me vi completamente envolvida pela história e também pelos os personagens que odiei e amei.
comentários(0)comente



Gabriella.Davet 02/02/2022

Comecei a ler por causa de um vestibular, nunca tinha terminado a leitura. Agora voltei a ler simplesmente porque tinha o livro.
comentários(0)comente



Carolina Del Puppo 02/02/2022

Eu gostei tanto mas passei raiva
Olha esse foi livro me surpreendeu muito, foi uma leitura tão boa que eu não queria parar de ler.
A história teve tantas facetas, mas a faceta psicológica da personagem principal foi o que mais me envolveu. Quem tem dificuldade com José de Alencar, deveria tentar esse, não que deixe de ser difícil, mas porque vale muito a pena, é muito bom.
comentários(0)comente



Ana 09/02/2022

Sem ar
Passo mal ??
Amei a leitura inteira
O Paulo e a Lúcia são perfeitos sim e só minha opinião importa
Não sei o que dizer sobre o fim, depressão
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Victoria Madeira Mattos 10/02/2022

Foi o primeiro Romance da literatura clássica que eu gostei (não que eu tenha lido muitos ?). Gostei muito dessa edição, da construção da história... Lúcia é uma personagem completa, que até certo ponto era sim uma mulher a frente de seu tempo, mas que infelizmente sofreu todos os preconceitos e entraves da sociedade de seu tempo (ainda mais por ter sido escrita por um homem). Sem dúvidas ela é a protagonista, não Paulo. Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



helo 13/02/2022

Lucíola
A história atemporal sobre uma cortesã, e seus motivos para ser o que é.

Lúcia, ou Maria da Glória, não é uma personagem que José de Alencar tirou da imaginação, ela está em todas as cidades e em todas as eras, e ainda hoje em dia julgada dem procedentes.

As cartas de Paulo, para a Senhora G.M., contam a sua experiência com Lúcia e a história dela, em uma maneira de "justificar" as razões de Lúcia para ter escolhido a vida de cortesa, mostrando que nem toda a nossa vida é feita de escolhas que gostamos e as vezes sacrificamos coisas preciosas por aqueles que amamos. E apesar disso, não somos bem vistas.

Acho a maior parte do livro meio enrolado, com o Paulo e suas divagações, com discussões meio sem fundamento com a Lúcia, e o que realmente vale são os capítulos finais quando conhecemos a história de Lúcia. Também gosto do jeito que ela fez de tudo pela irmã, e para zelar pelo futuro dela, para que ela não precise passar pelas coisas que Lúcia passou.

Alerta spoiler: a morte da Lúcia ainda grávida foi pesadissima, e com muitos significados que a própria personagem deixa ao decorrer do livro.
comentários(0)comente



719 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |