Clara2852 31/05/2024
Lúcia, a mais pura alma já vista
Que história comovente e deliciosa! lúcia, uma garota forçada a conhecer as amarguras da vida adulta logo cedo e, assim, traçando um caminho que não lhe dava pura satisfação, mas que a deixava viver confortavelmente. paulo, um homem extremamente infantil, movido puramente pelo sentimentalismo da incoerência e por suas próprias vontades. que casal dificultuoso.
esse romance, muitos dizem que demora para acontecer devido a moralidade social empregada. no meu ponto de vista, não foi isso (ou não foi apenas isso) uma vez que paulo estava bem ciente da forma como lúcia levava sua vida desde o começo. paulo era um homem inseguro e com desconfianças, a opinião pública parou de fazer sentido um pouco antes do começo do livro, mas sua infantilidade não permitiu que esse amor fosse deleitado por mais vezes.
lúcia, por sua vez, representa a delicadeza e a força feminina. ela não é frágil, muito pelo contrário, a vida não a fez forte, isso já é uma característica dela desde quando nasceu. ela é profunda, pura poesia, determinada e destemida. se estivesse no lugar de paulo, também me sentiria inseguro ao lado de uma mulher incrível dessas!
livro delicioso de ser lido (apesar das crises de raiva que senti de paulo) e que vale muitíssimo a pena o tempo.