Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


718 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Victória Guimaraes 20/09/2022

Uma volta em 1862
Lúcia, uma das mulheres mais cobiçadas do Rio de Janeiro, Paulo, um novato no Rio de Janeiro.

Quando Paulo se muda para o Rio ele fica um tempo na casa de Sá, um de seus amigos de infância. Vindo da Europa sem conhecer nada e nem ninguém, Paulo se apaixona por Lúcia, uma mulher da noite, bilionária que ama cuidar das suas próprias coisas.

Paulo e Lúcia se apaixonam e criam uma relação nada aprovada pela sociedade carioca que já havia criado uma reputação para Lúcia que esconde um grande segredo de todos.

Esse amor pode romper os preconceitos sociais que Lúcia sofre? O segredo de Lúcia vai afetar sua relação com Paulo??

====== OPINIÃO ======
Ok eu li esse livro mais por conta de um trabalho do que por outra coisa... mas de verdade me surpreendeu muito mesmo, não esperava gostar tanto.

A linguagem é um pouco complicada por ter sido escrita em 1862 e em muitos momentos não gostei da atitude do Paulo... mas isso não prejudica em nada a história só valoriza mais o final!

Quero ler logo outras histórias do José de Alencar.

#resenha #resenhanacional #livro #livronacional #JosédeAlencar #Princípis #Lucíola #resenhista #resenhistanacional

site: https://www.instagram.com/p/Civ_DrtL_f5/?utm_source=ig_web_copy_link
comentários(0)comente



Mariana 27/09/2022

"Uma deusa, uma louca, uma feiticeira, ela é demais..."
Lúcia, Maria da Glória, Lúciola. Uma mulher misteriosa, com o encanto ideal de uma amante romântica. A obra de José de Alencar retrata Lúcia através da perspectiva de Paulo, um homem que muda-se para o Rio de Janeiro e conhece a moça em uma das festas da Corte, apaixonando-se por ela. A relação entre ambos discorre-se ao longo das páginas e pouco sabemos tanto de Lúcia, quanto de Paulo, mas vemos muito sobre o contexto social, a aristocracia, as pressões sociais, as diferenças entre gêneros e julgamentos acerca do que se espera de um homem e de uma mulher, tanto em relação a postura, a finanças, a vestimenta, a linguagem, a ingestão de álcool e idas a bailes, entre outros exemplos. Aos poucos vamos desvendando mais sobre a história dos personagens e entendemos como Lúcia chegou até ali, após a perda dos pais e dificuldades financeiras. Em diversos momentos achei a conduta de Paulo muito julgadora, conservadora e machista, e obviamente me lembrei do contexto e da época em que a obra foi escrita. Além disso, é claro o quanto as mulheres são retratados de forma "devassa, louca, feiticeira" simplesmente pelo fato delas extrapolarem as convenções sociais - o que na época realmente imagino ser uma blasfêmia.
De forma geral, a linguagem empregada me é muito cansativa, embora compreendo seu valor. Ressalto que gostei dessa edição, pois no final ela traz uma contextualização da obra e perguntas de vestibular (não que eu ache necessário, mas sim interessante para testarmos nossa interpretação e memorização da história).
comentários(0)comente



Larissa 30/09/2022

Muito bom
Um clássico brasileiro que tem uma linguagem quase poética, mas não é uma leitura difícil, na verdade eu gostei muito principalmente pela personagem principal ser uma mulher muita foda e bem complexa, enfim super encor encomendo.
comentários(0)comente



Vania.Pereira 17/01/2023

Uma surpresa boa
Já li vários de José de Alencar. E resolvi agora ler Lucíola que revelou ser uma agradável surpresa. A leitura foi fluida, me prendi aos personagens. É uma história muito romântica o que é o reflexo da época, mas gostei muito.
comentários(0)comente



Leituras e Reflexões 30/11/2022

Comecei minha jornada de volta aos clássicos da literatura e escolhi José de Alencar para esse retorno!
Que escritor excelente!
Bem, quem nunca leu Iracema, Cinco minutos e A viuvinha?
Logicamente existem outros livros de sua autoria que tiveram um semelhante reconhecimento.
Enfim, sempre gostei da escrita desse autor por ser do período do Romantismo na literatura brasileira. E eu amo o Romantismo!
De feio, já basta o mundo. Rsrs?
Essa obra traz um quê da feiúra do mundo, de sua corrupção, suas dores, porém sem deixar de ser romântica.
Gostei. Mas não recomendo para menores de 16 anos.
comentários(0)comente



Elyoliveira 13/12/2022

Não me agradou.
Achei muito morna a história, nem tenho muito o que dizer sobre.. realmente não gostei. Dei 2 estrelas apenas pelos trechos que contem mais no início do livro, onde o autor descreveu alguns sentimentos e situações de forma majestosa!
comentários(0)comente



Ludmila 19/12/2022

Às vezes é difícil entrar na época história do livro devido ao tema; pensar que mulheres que não eram "corretas" não mereciam ser felizes incomoda muito. O livro é muito bem escrito, de fácil compreensão e proporciona uma grande imersão.
comentários(0)comente



Sarah587 22/12/2022

Essa obra de Alencar me arrebatou do início ao fim. Sua marcante característica de uma linguagem subjetiva e considerada enfadonha por muitos, são um bálsamo para mim que gosto das metáforas e detalhes sabiamente utilizadas por ele. A história me encantou por todo o contexto da narrativa, me impactando de tal forma que não tive como não pensar em como deve ter sido a publicação desse livro à época e a forma como se viam as ?Lúcias? que nela haviam; de forma que, considerando esse contexto, não sei se era possível que o final fosse diferente do que se apresentou. Por fim, um romance que vale cada página lida.
comentários(0)comente



laynepsilveira 26/12/2022

josé de alencar me fez sentir sentimentos nesse livro
absurdo o modo como ele descreve a vida da lucíola, a origem, como a vida dela tomou o rumoo que tomou, os sentimentos dela, juro, perfeito
comentários(0)comente



Lari 29/12/2022

livro obrigatório da escola
a história em si não é ruim, porém a escrita é um pouco complicada de entender. Conta sobre o preconceito da cidade pela mulher cortesã, um livro que me fez pensar na sociedade atual e sei preconceito enraizado
comentários(0)comente



thecia 22/01/2023

Lucíola, uma luz na escuridão
Me apaixonei por José de Alencar e seus romances urbanos desde Senhora, e achei que seria meu livro preferido no mundo? até ler Lucíola!

Em Lucíola, Alencar dá a voz à Paulo Dias, que conta como começou seu relacionamento com Lúcia, que é uma prostituta. E todo o desenvolvimento de um relacionamento conturbado, de início, que se tornou um amor puro e espiritual.

Paulo se mostra muito preconceituoso, pois a história é contada através de uma carta entregue a Sra. G. M. para que Paulo não levasse a culpa de publicar o romance e ser mal visto por se envolver com uma cortesã, diante de uma sociedade preconceituosa.

E por outro lado, Paulo foi o único que enxergou Lúcia além das aparências e, como ela mesma disse, a purificou apenas com o olhar e a fez se aproximar das suas origens, como Maria da Glória.

De fato isso é o que mais me encanta em José de Alencar, como ele é capaz de trazer críticas sociais, sem abandonar os princípios morais e patriarcais do seu tempo e, ainda sim, trazer a exaltação do amor idealizado e a busca pela salvação!

Lucíola é incrível! Me emocionou muito e me chocou o tanto que a realidade dela é a realidade de muitas mulheres hoje em dia! Obrigada por essa obra prima, José de Alencar!
comentários(0)comente



Gislene.Batalha 22/01/2023

Lucíola
José de Alencar escreve um romance de uma cortesã e um homem comum. Ela tem dinheiro, ele não tem nada para oferecer, só seu amor.
comentários(0)comente



Sol 16/01/2023

Uma leitura para contemplar a literatura e suas palavras bem colocadas.
Uma história de sedução e amor.
comentários(0)comente



Letícia 16/01/2023

Um clássico de um dos maiores da literatura brasileira
José de Alencar é conhecidíssimo, mas essa leitura me impactou muito, pois é completamente diferente de clássicos mais conhecidos dele como Iracema ou O Guarani, ele tem sim o tom conservador e moralista do autor, mas também apresenta um lado diferente e também mais sensível, que mostra que algumas variáveis condicionam a vida de pessoas pobre e não somente sua índole.
Admito que chorei lendo o final e fiquei triste porque a única solução possível para uma melhora da vida de Lúcia era o desprendimento da alma pura do corpo pecador.
É uma leitura que vale a pena, mas se você não gosta de clássicos é provável que a ache meio parada.
Eu adorei e senti cada pormenor da narrativa. Muito boa!
comentários(0)comente



Barbara1444 14/01/2023

Tocante!
José de Alencar me surpreendeu...leituras que fiz antes, com pressa e sem atenção, hoje as faço por prazer e assim elas me encantam , como este livro ...só conhecia Iracema, que também é lindo, mas Lucíola...me deixou muito encantada e comovida!!!
comentários(0)comente



718 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |