Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector




Resenhas - Laços De Família


801 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Lu 19/10/2023

Contos favoritos:
Amor
A imitação da rosa
Preciosidade
Os laços de família

primeiro livro da clarice que li, adorei a experiência. os contos que destaquei me tocaram muito. gosto da escrita característica de fluxo de pensamento. recomendo bastante!
comentários(0)comente



Atenasis 20/10/2023

Onde aprender a odiar para não morrer de amor?
Devo dizer que esse foi o segundo livro que li de Clarice. Ganhei de natal ?perto do coração selvagem? e, sinceramente, a leitura não me foi agradável.
Não esperava ler outro livro dela tão cedo, mas a escola me proporcionou a oportunidade com a leitura do bimestre sendo ?Laços de Família?.

Sinceramente, também não me foi agradável pois, claro, Clarice não é feita para ser. Contudo não me conectei ou gostei da leitura, me foi frustrante ter de ler até o final e talvez tivesse desistido se não fosse os trabalhos e meus amigos.

Fico muito feliz de não ter desistido, pois os dois últimos contos me surpreenderam muito positivamente e eu os venero.
?O crime do professor de matemática? mostra o pesar que todos temos sobre algo e nosso desejo não tê-lo feito, ou de ser diferente. A busca pelo ?não havia outra opção?, buscar fazer algo pior para encobertar o ruim, embora no fundo nada supere. ?Buscar pagar a dívida que inquietamente ninguém cobrava? a não ser você mesmo.

Sei que os contos de Clarice não são focados na história, mas sim no pensamentos, mas careço de muitas vezes entender isso. Grande parte dos contos me deixou frustrada por enrolar e mostrar a vida dos personagens, ter a epifania e não fazer nada, simplesmente nada no final. Não quero que as coisas do cotidiano me atinjam e eu não faça nada sobre, não esteja em constante mudança e não seja afetada.

Sei que Clarice faz isso em busca da crítica, mas que crítica é essa que não busca a mudança? Ela reafirma a falta de iniciativa em abraçarmos as epifanias da vida, mas sem criticar esse fato e sim confirmá-lo. Isso me deixou estritamente frustrada, fora nos contos em que de fato acontece alguma coisa. Nós últimos contos finais.


O búfalo foi o melhor. A tensão da personagem e sua dificuldade de expor seu sentimentos e justamente o que fazer me fez ficar absorta na leitura de uma forma que nenhuma história da Clarice havia feito.
?Deus me ensine somente a odiar?
?Eu te odeio, diz ela para um homem que cujo crime único era o de não amá-la.?
?onde encontrar o animal que lhe ensinasse a ter o seu próprio ódio??

e ela encontra. Ela encontra dentro de si esse animal, por isso não acho que tenha tipo um espasmo ou algo do tipo, mas se matado com a própria adaga, visto no búfalo o seu amado, a falta do amar, e então se entregado para o vazio completo em busca de um preenchimento.

De fato dou 5 estrelas para este conto, mas infelizmente não para os contos no geral, estando na minha crueza hipocrita e leiga da literatura.
Dou então 3,5 sendo o livro não ruim, mas legível que não leria novamente. Agora búfalo, búfalo sim é o conto genial e insuperável que lerei mais vezes em minha vida buscando entender seus diferentes significados.

Meu professor disse que ele seria o mais difícil, mas não acho. Acho que o mais difícil é a vida.
comentários(0)comente



skycttie 23/10/2023

Clarice você não é uma pessoa, você é um sentimento, esse livro é um sentimento, não é meu favorito mas é com certeza um dos melhores que eu li mesmo sendo pequeno
comentários(0)comente



vavwtz 21/12/2023

menos doq o esperado!
na expectativa, eu esperava algo tão bom quanto o primeiro que li dela. na realidade, recebi algo bom, mas que não se compara ao outro. talvez foi pq foram contos, ou talvez foram pq estou de ressaca literária. claro, tive os contos que eu mais gostei: aquele da Ana, o da família e a do professor de matemática. claro, teve outros que não entendi: o do búfalo e o da galinha( acho que por serem sobre animaisKKKK )
mas, no geral, foi uma leitura fluida. gostei bastante da leitura, mesmo sendo difícil.
comentários(0)comente



edwarda79 26/12/2023

"Família é..."
A obra é um mergulho profundo na complexidade das relações humanas.

Com uma prosa introspectiva e poética, Lispector explora as nuances da vida cotidiana, revelando a fragilidade das conexões familiares. Os contos que compõem o livro são como janelas para a alma, abrindo-se para revelar as inquietudes, anseios e silêncios que permeiam os personagens.

A autora utiliza uma linguagem rica e simbólica, desafiando o leitor a refletir sobre a essência da existência e os laços que nos unem. "Laços de Família" é uma obra que transcende o tempo, convidando-nos a explorar as intricadas teias emocionais que formam nossas relações mais próximas.
comentários(0)comente



Karina 26/12/2023

"Laços de Família" é uma coletânea de contos que aborda as complexidades das relações familiares, explorando a profundidade psicológica dos personagens. Clarice Lispector apresenta histórias marcantes e reflexivas sobre os laços que unem e também distanciam as pessoas dentro de uma família.
comentários(0)comente



Airtinho 25/12/2023

Um livro de contos de Clarice Lispector, que aborda a complexidade da vida e a hipocrisia moral humana. Como o próprio título diz: Casos de Família. São contos que expressam o cotidiano no ambiente familiar, as diversas controversas do amor e o silenciamento feminino.
comentários(0)comente



EmersonSantana 23/12/2023

Detalhes
Contos interessantes, cheio de detalhes e emoções pessoais excelente literatura. O meu favorito foi "o crime do professor de matemática", recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Simone Brito 22/12/2023

Os contos deste livro se interligam pela abordagem dos vínculos familiares e nos apresentam personagens comuns que, pouco a pouco, se percebem sufocadas pelo contexto familiar e social, como, por exemplo, o matrimônio e a maternidade.
comentários(0)comente



Marcia.Santos 17/12/2023

Desvendar a vida
Um livro de contos, que mostram o que Clarice Lispector apresenta aos seus leitores. Gostei muito da experiência.
comentários(0)comente



Isa 16/12/2023

Realista.
Adoro Clarice Lispector. ?
Os contos são, nada mais, que o cotidiano de pessoas comuns, com situações tão naturais, tão verdadeiras, tão intensas (cada um com sua energia: positiva ou negativa) que te encanta.
Eu realmente gostei muito.
Pra mim o conto do cachorro (creio ser o penúltimo) foi o que mais tocou meu coração. Mas também tem outros muito bons.
Leitura rápida e gostosa.
Despretensioso.
Recomendo.
comentários(0)comente



Isabelalalala 17/12/2023

Onde aprender a odiar para não morrer de amor?
Pra mim, todos os livros da Clarice merecem no mínimo 3 estrelas só pelo uso fantástico das palavras, além da criatividade única. Somo mais uma estrela pelas histórias em si, de um desenrolar envolvente (ainda mais, se tratando de contos). É um livro delicioso para se ler, possibilita intervalos de leitura longos, uma vez que são contos distintos, um por capítulo, diferente de seus outros livros que se enquadram na leitura "em uma sentada". Aqui, você encontra análises do ser humano em quadros excêntricos ou simplesmente cotidianos, lindo e marcante. Leiam Clarice! "Laços de família" entre os lidos, eu recomendo.
"Tinha quinze anos e não era bonita. Mas por dentro da magreza, a vastidão quase majestosa em que se movia como dentro de uma meditação. E dentro da nebulosidade, algo precioso. Que não se espreguiçava, não se comprometia, não se contaminava. Que era intenso como uma joia. Ela."
(Contos favoritos : amor, uma galinha, a imitação da rosa, preciosidade e o crime do prof. de matemática)
comentários(0)comente



Malu Alves ð¨ 29/12/2023

Gênia.
Livro com 13 contos da Clarice lispector, meus favoritos foram: "Uma galinha"; "Feliz aniversário"; "O jantar" e "O crime do professor de matemática"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



kathiz 19/12/2023

Explêndido!!!
Nossa diva Clarisse sempre divando em suas obras. Confesso que comecei esse livro achando que ia ler rápido mas no fim das contas li ele igual uma bíblia (como diria livresenhas), li um conto por dia e tive que voltar e reler alguns para entender. Foi a primeira obra que li dela e adorei. Apesar da Clarisse ter muitas vezes uma escrita subjetiva que te faz ler e reler, eu sinto que alguns contos foram feitos para não serem entendidos, foram feitos dela para ela. No mais, o conto que mais me marcou foi "O Crime do Professor de Matemática", ele aluga um triplex na minha cabeça até os dias de hoje (li o livro no meio do ano).
comentários(0)comente



801 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR