Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector




Resenhas - Laços De Família


801 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


joaoggur 20/01/2022

Contos macambúzios e reflexivos.
Em Laços de Família, Clarice discorre sobre alguns contos, todos bem desenvolvidos e interessantes. Com abordagens vezes simples, vezes profundas, todos são bem desenvolvidos, nos fazendo pensar durante certo tempo.

Essa é uma das melhores habilidades de Clarice: fazer um texto do qual temos que refletir e refletir para chegar em conclusões.

Para mim todos os escritos que não entendo são de enorme interesse e admiração: como alguém escreveu algo, e eu que sou alfabetizado não entendi?
comentários(0)comente



Stella.Castilhos 28/11/2023

Silêncio ensurdecedor
Acho que é isso que a Clarice sempre me causa, em qualquer um de seus contos. Termino cada um me perguntando exatamente o que ela quis dizer e se o que entendi era o que ela queria passar. No final das contas, acho que os tons de dúvidas e de reflexão são ainda mais importantes do que a intenção real de cada história ou frase escrita - se é que há intenção qualquer.

?(?) não era o ódio ainda, por enquanto apenas a vontade atormentada de ódio como um desejo, à promessa do desabrochamento cruel, um tormento como de amor, a vontade de ódio se prometendo sagrado sangue e triunfo, a fêmea rejeitada espiritualizava-se na grande esperança. Mas onde encontrar o animal que lhe ensinasse a ter o seu próprio ódio? o ódio que lhe pertencia por direito mas que em dor ela não alcançava? ONDE APRENDER A ODIAR PARA NÃO MORRER DE AMOR?? (?) a assassina incógnita, e tudo estava preso no seu peito. No peito que só sabia resignar-se, que só sabia suportar, só sabia pedir perdão, só sabia perdoar, que só aprendera a ter doçura da infelicidade, e só aprendera a amar, a amar, a amar??
comentários(0)comente



NayB 04/05/2009

São treze contos em que as personagens falam sobre o seu cotidiano, a rotina sempre presente em suas vidas, suas relações com marido, filhos, parentes, amigos e consigo mesmas.
O título é bem sugestivo e também irônico, uma vez que nos contos esses laços familiares geralmente são fontes de afeto e de aprisionamento, os responsáveis pela mesmice na vida das protagonistas ou mesmo pela desestabilidade súbita num dia aparentemente comum, quando não se espera nada acontecer. E antes que perguntem: não! não tem nada a ver com a novela que passou na TV.
Não que eu ache isso necessariamente um ponto fraco, mas este é um livro que requer bastante atenção para não se perder nas palavras e ficar apenas na superficialidade do texto. São palavras simples que falam da complexidade dos sentimentos.
São histórias comuns. Apesar de a primeira edição ser de 1960, os fatos narrados podem acontecer, e acontecem, na vida de qualquer mulher da atualidade.
Recomendo para quem gosta de ler sobre a "alma" humana.
Evy 22/08/2010minha estante
Adoro Clarice! :)
Este ainda não li, mas está na lista!


Têco 07/04/2012minha estante
Só posso ler hehe.


João L. 11/09/2012minha estante
Espero que os contos sejam tão bons quanto "restos de carnaval". É lindo, mas faz parte de "Felicidade Clandestina".




mafeefi 31/03/2023

Bom!
Uma junção de contos sobre a complexidade das relações humanas e dos sentimentos internos. Muito bom pra análise delas, questionamento, identificação e tem bons repertórios.
comentários(0)comente



readsbymerilu 17/07/2023

Laços de Família
Gostei, porém acho que Clarice tenha obras melhores e que, pelo menos para mim, sejam mais cativantes. Ainda, é sempre um prazer te contato com a escrita dela. Não vejo a hora de poder ler mais.
comentários(0)comente



Larissa Guimarães 17/02/2021

Não sou muito adepta aos contos mas confesso que me surpreendi, alguns me prenderam bastante e outros achei de difícil interpretação. Adoro a linguagem de Clarice, vida cotidiana, personagens comuns e ela faz da trama uma verdadeira poesia.
comentários(0)comente



Matheus656 04/05/2021

Laços de Família
Acho que o Livro é muito bom para ter um contato inicial com Clarice, no começo custei a acostumar com sua escrita e profundidade, mas os contos foram ficando cada vez mais interessantes e bonitos
O texto no geral é realmente sobre laços de família, relações no cotidiano, mas com uma profundidade imensa e com as recorrentes epifanias despertadas por situações comuns no dia a dia
comentários(0)comente



Yaya 21/08/2024

Clarice faz um trabalho incrível nesse livro, trazendo contos de situações familiares que podem acontecer com qualquer um (por isso o nome ?laços de família?), e epifanias, ou seja devaneio è reflexões sobre as situações cotidianas.

O livro é composto por 13 curtos contos que não se conectam propriamente com os outros do livro.

O livro busca entender os sentimentos e questionar a relações das mulheres na sociedade e a profundeza dos sentimentos muitas vezes vistos como superficiais.
comentários(0)comente



Lilo P 10/06/2022

Foi uma leitura boa, porém árdua pra compreender. Foi o primeiro livro (coletânea de contos) que li da Clarice. Não entendo bem se tinha muitas mensagens subjetivas nos contos, porém suponho que sim, algum dia vou ter que reler e pesquisar sobre o modo de escrita da autora haha
comentários(0)comente



Frankcimarks 06/01/2022

Contos memoráveis, não todos.
Essa coletânea de contos é com certeza marcante. Clarice sabe construir bem as imagens necessárias para a tornar memorável: uma mulher num bonde vendo um cego mascar chiclete, ( AMOR), tem uma epifania; um antropólogo que cataloga A MENOR MULHER DO MUNDO num país da África; uma galinha que escapa de virar refeição de uma família graças a própria maternidade ( UMA GALINHA); um professor que enterra um cão morto e acredita estar fazendo um "acerto" de contas com seu passado, em que abandonou seu próprio cachorro numa mudança de cidade ( O CRIME DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA); uma mulher num zoológico buscando um animal que desperte ódio em seu coração que sofre por amor ( O BÚFALO).

Ao meu ver esses são os melhores contos, exatamente por serem, para mim, os mais memoráveis e significativos.
comentários(0)comente



r3adelle 21/09/2022

fui obrigada parte 2
esse aqui pelo menos foi bom, a escrita da Clarice que achei q fosse ser insuportável na real é incrível e sensível q vc consegue se identificar um pouco com cada um dos personagens dela, enxergar a sua família em cada um desses contos
comentários(0)comente



Alessandro81 30/03/2024

Uma leitura complexa como sempre
Devo começar dizendo que eu esperava uma leitura de história única, mas o que recebi foi um compilado de cenas únicas e histórias diferentes. De toda forma, eu recebi oque eu sempre espero das leituras de Clarice: a complexidade da sua escrita e o deleite do belo uso das palavras. O livro em si fala de diversos contextos, como a fuga de uma galinha vista pela visão da galinha, um homem velho sendo admirado por alguém enquanto come e bebe num restaurante, uma festa de aniversário de uma senhora de 89 anos que ninguém acreditava ter consciência do momento, entre outros... O importante é que a leitura é sempre gostosa de ser lida.
Leitorconvicto 30/03/2024minha estante
Os contos que mais admiro estão nesse livro




13marcioricardo 20/07/2021

Livro de Contos
O primeiro livro que li da autora " Água Viva " era realmente diferenciado. Deste eu esperava mais, uma desilusão.
comentários(0)comente



Fulana Leitora 23/04/2013

http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/08/resenha-lacos-de-familia-de-clarice.html
Em Laços de Família, Clarice Lispector nos apresenta treze contos: Devaneio e Embriaguez duma Rapariga, Amor, Uma Galinha, A Imitação da Rosa, Feliz Aniversário, A Menor Mulher do Mundo, O Jantar, Preciosidade, Os Laços de Família, Começos de Uma Fortuna, Mistério em São Cristóvão, O Crime do Professor de Matemática e O Búfalo.

Contos que nos revelam a essência do ser humano, suas dúvidas, medos, ambições, anseios, limitações, segredos... Clarice, nesses contos, nos mostra o que há de mais íntimo no ser humano. E tudo pelos meios mais corriqueiros e banais. Através dos atos mais comuns, das palavras mais faladas. Do ir ao mercado a sair para jantar. Do preparo da comida ao limpar da casa. Clarice nos mostra que tudo que fazemos e falamos esta impregnado pela nossa essência, mas, estamos sempre com muita pressa para parar e perceber essas sutilezas.

Como sempre, a escrita de Clarice nos leva a reflexão. O que há por trás das palavras? O que há por trás desse gesto? E desse sorriso?... Após essa leitura você se vê mais suscetível a perceber essas pequenas coisas. A se questionar, a se interessar pelo comum, corriqueiro, pelo cotidiano; que está repleto de sentimentos e carregado de emoções prontas a serem desvendadas.

“Parecia ter descoberto que tudo era passível de aperfeiçoamento, a cada coisa se emprestaria uma aparência harmoniosa; a vida podia ser feita pela mão do homem.”
comentários(0)comente



Bruna 18/07/2023

Laços de Família
Tudo que a Clarice escreve é de uma qualidade imensas. Não gostei de alguns contos, mas adorei a grande maioria.
comentários(0)comente



801 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR