Amante Desperto

Amante Desperto J. R. Ward




Resenhas - Amante Desperto


450 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Bethss 16/06/2022

Meu Deus que livro, reler a história do Zadist e toda a sua evolução, é fascinante....o amor muda realmente as pessoas.
comentários(0)comente



Debora 26/10/2021

Amei
Eu amei esse livro, o enredo não é perfeito, tenho alguns problemas com o recurso que a autora utilizou para desenvolver a narrativa. Ainda assim a história me conquistou.

Terminei o livro total e completamente apaixonada pelo Zsadist, é impossível não ama-lo.

Todas as interações entre o casal protagonista foram incríveis de se acompanhar e os personagens secundários também apareceram, me deixaram curiosa pelos próximos livros.
comentários(0)comente



Kathlyn_ 02/09/2024

Melhor livro da saga ate agora
Depois do desastre do último livro, finalmente algo decente.
Tudo que eu reclamei do outro livro, nesse foi melhorado parece até que minhas preces foram escutadas.
Zsadist finalmente um macho mais decente, eu simpatizei muito com ele por tudo que ele passou e de todos ele é o mais doce, que não tem a masculinidade saltada igual os outros que estão toda hora roçando suas parceiras por necessidades próprias.
Bela faltou um pouco mais de amor próprio talvez, ela ia muito atras do Z forçando a barra muitas vezes e faltou ela deixar ele demonstrar todo amor que sentia também, ficou parecendo que ela era muito afobada.
Sobre Phury ele tem meu coração, estava faltando irmãos decentes nessa história e eu adorei ele. Não coloca as necessidades acima da sua moral e isso e íncrivel.
Gente a Welssie foi de arrasta como assim? Surtei aquela hora, poderiam ter matado qualquer uma mas uma femea gravida? Foi muita audácia, mas confesso que deu uma mexida na saga, vai render muita coisa ainda daqui pra frente.
Eu gostei, teve bastante ação, história dos irmãos, amor e principalmente irmandade
comentários(0)comente



Românticas 22/09/2010

Por Flavinha

O Z.
Puxa,um homem/vampiro alto, forte, com um poder de destruição imenso, super temido e...um fofo! Tá, provavelmente muita gente vai me condenar por juntar o Z e a palavra fofo na mesma frase, mas ele é sim.
O problema é que ele já foi tão machucado pela vida que se esconde por trás da imagem de "selvagem". Afinal, deixar-se aberto para as emoções causa muita dor.
O que cura o Zsadist é o amor que ele sente pela Bella. Tá bom que no começo ele nem sabe que é amor, mas é isso que move ele o tempo inteiro em suas ações enquanto luta para salvar Bella da Sociedade Redutora e enquanto luta para mantê-la afastada de sí.
Não por que ele não goste dela e sim por que ele não se acha bom o suficiente. Então ele tenta empurrar Bella apar seu irmão gêmeo, Phury, que pra ele é uma versão melhor e mais bonita de sí mesmo. Juro que certas partes do livro vão fazer você ter vontade de chorar!
Eu amei o livro. Tem trechos então que eu amei mais ainda, como esse aqui.

- Sinto muito. Sinto muito, eu...
- Não, tudo bem. Está tudo bem entre nós - deitou-se de costas e levou a mão à boca. Esfregou os lábios com os dedos como se estivesse se limpando dela.
Como ela suspirou profunda e ostensivamente, ele disse:
- O que foi?
- Sou tão desagradável assim?
Ele deixou cair o braço.
- Não.
Que mentira.
- Posso pegar uma esponja úmida para você se lavar, você quer?
Quando ia sair em disparada da cama, uma mão a segurou pelo braço.
- Foi o meu primeiro beijo, ok? Só que eu não esperava.
Bella ficou sem fôlego. Como isso era possível?
- Oh, pelo amor de Deus, não me olhe assim - largou-a e voltou a olhar para o teto.
Seu primeiro beijo...
- Zsadist?
- O quê?
- Você me deixaria fazer isso de novo?

Apesar de tudo o que o Z sofreu enquanto era um escravo de sangue, ele é tremendamente inocente! (Apesar disso - ou talvez por isso - as cenas hot são veryhot!). É ou não é para você se apaixonar? O Zsadist na realidade só precisava que alguém despertasse seu lado bom... E a Bella fez um trabalho incrível!

“Quando me encontrou, estava morto, embora respirasse. Estava cego, embora pudesse ver. E então você chegou... e eu fui despertado.”

No livro você fica sabendo mais sobre o Phury e caraca! Ele é quase tão atormentado quanto o Z. E puxa, ele já sofreu tanto que espero que a shellan dele seja tudo de bom porque senão eu vou me revoltar com a Virgem Escriba (Aka, J.R.Ward...).
O Tohr vai sofrer uma perda terrível! Muito cruel! Nossa!
E o Rehvenge? Nossa senhora eu já estou antevendo o quão gostoso que é esse vampiro/sympatho. O livro do Rhev provavelmente vai ser do babado!
Não vou falar sobre essa capa ridícula (prefiria a anterior, com o cara de costas...) porque a Carol vai fazer um post sobre isso.

Mais um livro imperdível da saga Irmandade da Adaga negra. Recomendadíssimo!
Cris Paiva 22/09/2010minha estante
Eu não fiquei só na vontade não, eu chorei pacas!!!
E o Z. é um verdadeiro ursinho de pelucia! Dá uma vontade danada de ficar abraçadinha com ele.




Vanessa1409 10/10/2023

O "Pis Aller" da Irmandade
A autora nos estapeia na face e nos sacode com esse enredo. A forma como cada palavra nos toca é surpreendente, principalmente ao relatar o passado de Zsadist e tudo que ele sente em relação a isso. Entrar na mente desse personagem pode ser tão traumatizante quanto vivenciar o trauma, e tal artifício da autora sufragou Z como um dos meus preferidos.

J. R. Ward simplesmente ousou, enlouqueceu, retornou à sanidade e findou com chave de ouro, porque Zsadist não precisava salvar, ele tinha que ser salvo. Foi nesse ponto em que ela decidiu que precisava mudar. A vulnerabilidade do personagem é o que nos toca, nos envolve e nos carrega àquele mundo, ao passado triste e sombrio de Zsadist. Por que ser previsível? Não foi. Ward mexeu suas peças nesse tabuleiro, tirando do oponente qualquer oportunidade de vitória, um recurso arriscado... que deu certo.

Fortalecer Bella foi o tiro mais certeiro nesse pis aller. Adoro quando os brutamontes se colocam como tais e, no fim das contas, eles que são resgatados. Bella não salvou apenas Zsadist, a vampira fez e aconteceu, ela resgatou Phury, consertou Revhenge, seu irmão, quebrou a imponência de sua genitora, estraçalhou todas as regras da aristocracia. Bella foi a guerreira da Irmandade. Não tem como não aplaudir a supremacia dessa autora, ela me deixou simplesmente embasbacada!

E os coadjuvantes não ficaram de lado, afinal, ela sempre puxa uma ponta para atá-la no volume seguinte. Ainda que com jeito irritante, Butch dá indícios de homofobia, sem perceber que sua alma se divide. John se coloca sempre no lugar certo e na hora certa. Tohr... caramba... melhor não soltar spoilers. E Vishous... esse promete quebrar mais regras que a própria Bella, e eu não vejo a hora de apreciar a coragem despudorada da autora em relação a esse personagem.

J. R. Ward ainda não conseguiu o feito de me decepcionar ? graças a Deus! ? Falando em divindade, estou curiosa com o que vem por aí, pois, novamente ? e, agora, com mais ênfase ?, o Solstício de Inverno é citado, bem como as maçãs, símbolos especiais desse Sabbath pagão. Pelo simbolismo dessa celebração, chamada de Yule, segundo a tradição druida, é no Solstício de Inverno que nasce a criança prometida, o retorno do deus sol, aquecendo, ainda que sutilmente, a terra fria. Isso me faz levantar algumas teorias, tendo a transição de John como a maior de todas, sendo que uma das fêmeas ainda demorará para dar à luz, e a outra foi assassinada. Então, tudo realmente gira em torno de John.

CONSIDERAÇÃO FINAL: ainda me sinto extasiada com esse título, e não sei quando conseguirei prosseguir na leitura da série. Amante Desperto é realmente intenso, ele desperta o terror e a luz, uma discrepância que nos deixa atônitos. Recomendo aos amantes do estilo sobrenatural, com muitas aventuras. Porém, preciso deixar uma ressalva... quem tem algum tipo de trauma com violência física e/ou sexual, melhor se preparar psicologicamente antes de iniciar a leitura. Por experiência própria, as cenas dessa obra nos conduzem ao canto mais profundo da alma, aquele mais sombrio e cheio de mofo. Obriga-nos a fazer uma limpeza. A outra opção é se deitar em posição fetal e chorar como se não houvesse amanhã. Portanto, se você não tem nenhum tipo de problemas nesse sentido, pegue seu exemplar e aprecie, garanto que será uma das viagens literárias mais interessantes que fará.
comentários(0)comente



Gabsam 30/03/2024

Bella e Zsadist
Esse vampiro quebrado encontrou o amor nessa vampira guerreira, muito top ver a maneira sútil que a autora vai introduzindo novos personagens e tão fortes quanto os guerreiros... Ansiedade me define para ler o livro do Butch e do Vishous .
comentários(0)comente



Rafaela 10/11/2011

Amante Desperto - J.R. Ward
Minha Opinião:

Esse é um dos livros mais sublimes que eu já li e também um dos mais lindos da Irmandade!

Amante Desperto é o terceiro livro da série Irmandade da Adaga Negra da escritora J.R. Ward. O livro conta a história de Zsadist, o guerreiro mais letal e feroz da Irmandade e Bella uma vampira aristocrata que se percebe completamente apaixonada por ele.

Acho que o que eu mais gosto nesse livro é o fato dos personagens crescerem juntos emocionalmente falando, do destino ter feito com que eles se unam não só pelo amor, mas também pela dor, que eles se entendam de forma completa, como talvez não fosse possível, se eles não compartilhassem fantasmas de sofrimentos do passado; pois difícilmente Bella conseguiria compreender Z e seu capricho viraria amor, se ela não tivesse passado por algo vagamente parecido, e Zsadist talvez não se permitisse confiar e amar Bella, se não a respeitasse tanto por ela ter sobrevivido e ser tão forte. Eles são duas almas que sofreram e passaram por horrores, e que provavelmente vão ficar marcados por isso pelo resto de suas vidas (principalmente o Z), pois algo assim não se esquece, nem supera, mas isso fez deles pessoas mais fortes, que entendem o sofrimento do seu par, por isso se apoiam, e cujo amor é mais forte que outros, ajudando a servir como bálsamo na cicatrização das feridas antigas de ambos.

Essa mensagem de esperança, amor, de que, afinal de contas, pode haver luz no fim do túnel, que existem coisas mais importantes do que a aparência, e que o amor pode ajudar a superar tudo, é o mais maravilhoso no livro.

Continue lendo em: http://cantodemeninas.blogspot.com/2011/10/amante-desperto-jr-ward.html
comentários(0)comente



entrechaelivros_ 19/04/2024

Uma história cheia de camadas
Foi uma história muito intensa e cheia de traumas e emoções. Mas eu em muitos momentos senti que faltava algo, como por exemplo uma maior participação de Mary e Beth, afinal acho que sendo quem são, elas vendo como a Bela estava iriam falar com ela, aconselhar ou sei lá, mas eu não vi nada disso. Na verdade, a saga peca nisso um pouco, ainda existe presença das duas, mas é muito baixa. Enfim, sobre o Zsadist, ele é teimoso, me estressou muito quando ele machucava e afastava a Bela da maneira que ele fazia, mas ao mesmo tempo eu ficava sentida por tudo que ele passou e a cada trauma que ele superava era lindo de se ler. O final foi realmente digno do que ele merecia e isso foi incrível. Só não dou 5 estrelas, por causa das faltas que senti.

??Alerta: Retrata abusos físicos, abusos sexuais, violência extrema, tortura, problemas psicológicos.
comentários(0)comente



Keila Gonçalves 22/04/2011

Amante Desperto

O que posso dizer desse livro...AMEI cada parte dele do começo ao fim!!! Simplesmente lindo!!!!!!

Em Amante Desperto conhecemos o passado do guerreiro mais sinistro, mais cheio de cicatrizes dentre os irmãos.
Zsadist é o mais letal membro da Irmandade. Soturno e ameaçador, desperta desconfiança até de seus irmãos, pois parece sentir prazer em matar. Mas ele fica ainda pior do seqüestro de Bella, uma vampira seqüestrada pelos redutores. Todos acreditam que Bella está morta, menos Z.
Mês após mês ele tortura e mata todos os redutores que encontra até ter noticias do cativeiro de Bella, de onde ele a resgata.

Neste livro vemos um amor puro,forte e lindo entre Bela e Zsadist.

Zsadist na realidade só precisava que alguém despertasse seu lado bom... E a Bella fez um trabalho incrível!!!

Eu amei o livro...frases lindas de amor eterno então que eu amei mais ainda.

"Sustentando apertada a Bela, enterrou o rosto em seu cabelo, deu as obrigado com tal eloqüência que ela começou a chorar de novo.
Quando murmurou o último elogio se passou novamente ao espanhol.
— Estava morto até que me encontrou, embora respirava. Estava cego, embora podia ver. E então chegou você… e estava acordado."


Amante Desperto é perfeito, a hitoria é maravilhosa!

Recomendo!!!!!!!!!!
comentários(0)comente



Luciana Mara 24/09/2010

O terceiro livro da saga conta a história de Zsadist, o irmão mais casca dura e fechadão da Irmandade da Adaga Negra, e de Bella, a vampira sequestrada no final de Amante Eterno.

Z. está desesperado. Mesmo após seis semanas de desaparecimento ele não aceita que Bella esteja morta e continua procurando-a. E eu fiquei louca junto com ele. Esperava que ele a encontrasse logo e o romance começasse rápido. A espera só foi menor do que a do retorno do Edward em Lua Nova.

Bella estava sob poder do Sr. O, um redutor que a toma como esposa. E só contando os fins, mas não os meios para não soltar spoilers demais, os irmãos surgem para libertá-la. Z. se arrisca, mas a resgata. Ela estava toda machucada. Seus olhos estavam... Sinto uma sensação ruim só de lembrar (irgh...).

Ele a leva para casa e cuida dela (a cena da banheira foi ótima!). Não conseguindo enxergar, ela grita e acorda todos na mansão da Irmandade. Eles entram no quarto e se deparam com uma situação constrangedora. Z. está como veio ao mundo (ui) aos pés da cama. Por não confiarem nele, os irmãos acham melhor transferi-la para o quarto de hospedes perto do quarto de Phury, irmão gêmeo de Z e bem mais simpático, racional e domesticado (detalhe: desde Amante Eterno se sabe que o Phury tem uma queda pela Bella, OMG!). Mas ela não se dá por satisfeita. Escondida, volta para o quarto de Zsadist e alega que precisa dele (safadona). Mas ele não admite tocar e nem ser tocado por ninguém. Ele se sente impuro e indigno. Todas as suas lembranças o atormentam e durante o livro conhecemos toda sua história e enfim compreendemos o porquê de seu jeito carrancudo e introspectivo. Pela Virgem Escriba, quanto sofrimento e desespero! Z. foi roubado de seus pais quando bebê e tornou-se escravo de sangue de uma vampira que além de tudo abusava dele (daquele jeito mesmo que vocês estão pensando).

Assim, enquanto Bella está de quatro por Zsadist e ele por ela, ele tenta empurrá-la para o irmão dele. Impressionante como os relacionamentos podem ser complicados. Porém, eles não resistem. E aí tem aquelas cenas para maiores de 21 anos, como nos dois primeiros livros, ou seja, este também é aquele tipo de livro para ler com inclinação menor que 90 graus.

Desta forma, a história gira em torno das inúmeras declarações da Bella e das fugidas do Z., a procura desesperada do Sr. O por Bella, a caça dos redutores pelos membros da Irmandade, as viagens de Phury em meio a fumaça vermelha de seu ‘cigarro’, a introdução de novos personagens como Revh, irmão de Bella e protagonista de Amante Vingado - livro 7, e a exploração de outros já conhecidos como John (protagonista de Amante meu - livro 8). Deparei com uma morte desnecessária e morri de rir com o estado interessante pelo qual as fêmeas passam em seu período fértil e do comportamento dos machos nestes episódios (esse negócio de macho e fêmea ainda me incomoda). E para as mais românticas, há uma grande surpresa do final, que fica mais fofa ainda quando se lê o texto do Compêndio (livro lançado após o volume 6, não resisti e li esta história em e-book. Quem quiser é só pedir).

E a declaração no final? Fofíssima!

Admito que, mais do que se derreter por aquele vampiro imenso, com tatuagens em forma de algemas nos pulsos e no pescoço (que identifica seu passado obscuro), uma imensa cicatriz no rosto que deforma seus lábios (fora as várias outras nas costas), e piercings nos mamilos e orelhas (feitos por ele mesmo – e sem anestesia, claro) várias vezes me dava mesmo é vontade de pegá-lo no colo e o consolar. Definitivamente Z. é o meu irmão preferido.

Mais em:http://www.toclivros.blogspot.com/
comentários(0)comente



30/03/2020

Ainda impressionada em quão bem a autora conseguiu desenvolver esses personagens.
Estou apenas apaixonada.
comentários(0)comente



Natalie e Vivian @avidezliteraria 15/04/2019

Chegamos ao meu personagem preferido. Zsadist é tão denso, com uma história tão triste, que é impossível não se apaixonar. Foi roubado quando criança e vendido como escravo. Só conheceu dor e humilhação, e anos se passam até que consiga ser resgatado por seu irmão gêmeo Phury. Todos esses eventos, transformaram Zsadist em um indivíduo sem alma e coração. É o membro mais perigoso da Irmandade.

Bella é amiga de Mary, e é apresentada no segundo livro. No final do mesmo é sequestrada pelos inimigos, e seu resgate é o ponto de partida de Amante Desperto. Conheceu Zsadist de uma forma um tanto peculiar, e a partir daí faíscas voaram entre eles. Apesar de não encarar o que sente, é o próprio vampiro que lidera as buscas por Bella. Todo o desenrolar dos dois é muito bonito. Bella lutando contra os efeitos tantos físicos e psicológicos de seu sequestro, encontrando em Zsadist uma proteção, e ao mesmo tempo se mostrando forte o bastante para lutar por esse amor, e faze-lo enxergar que mesmo com tantos traumas é possível seguir adiante.

Chorei com Zsadist. Sua devoção quando se rende a Bella é lindíssima.

site: https://avidezliteraria.wordpress.com
comentários(0)comente



Patty 13/03/2020

Qua superação
Um livro que te ensina sobre redenção! Que reviravolta incrível o Z e a Bella são incríveis
comentários(0)comente



Gracy 01/05/2011

Amante Desperto - J. R. Ward
Nas sombras da noite em Caldwell, Nova York, desenrola-se uma sórdida e cruel guerra entre os vampiros e seus carrascos os redutores. Há uma irmandade secreta, sem igual, formada por seis vampiros defensores de sua raça.

Dentre eles, Zsadist é o membro mais assustador da Irmandade da Adaga Negra. Tendo sido por muito tempo um escravo de sangue Zsadist ainda carrega as cicatrizes de um passado repleto de sofrimento e humilhação. Conhecido por uma fúria que não acaba e por atos sinistros, ele é um selvagem, temido igualmente por humanos e vampiros. A raiva é sua única companheira e o terror, sua única paixão... Até que resgata uma bela vampira das garras da maligna Sociedade Redutora.

Bella sente-se imediatamente enfeitiçada pela ardente força que emana de Zsadist. Entretanto, mesmo quando o desejo de ambos começa a consumi-los, a sede de vingança de Zsadist contra os torturadores de Bella o leva à beira da loucura. Agora, Bella deve ajudar seu amante a superar as feridas de seu atormentado passado e vislumbrar um futuro ao lado dela...




A Série Irmandade da Adaga Negra tornou-se um sucesso mundial. Seja por sua abordagem erótica e envolvente com personagens sedutores e perigosos ou pelo seu tema sobrenatural que vem bombando na atualidade entre os jovens e os já não tão jovens também: O mundo dos vampiros. Uma coisa é inegável: O talento de J. R. Ward. Após o sucesso estrondoso de Amante Sombrio (Dark Lover) e Amante Eterno (Lover Eternal) chega às prateleiras do Brasil a terceira e impactante sequência desta Série espetacular: Amante Desperto (Lover Awakened).

O que dizer do Z? Escolhi resenhar o livro dele pois fui completamente cativada por esse vampirão estilo Duro de Matar. Zsadist cresceu longe de qualquer tipo de família e jamais recebeu amor ou carinho. A vida de escravo de sangue e sexual deixou marcas profundas não apenas em sua pele, mas também na alma que ele julga não mais possuir. Phury descreveu o irmão para Bella no livro 2 Amante Eterno dessa maneira:


“ - Meu gêmeo não está triste ou confuso. Ele está destruído. Entende a diferença? Se ele estivesse uma das duas coisas talvez você pudesse arrumá-lo. Mas destruído? Tudo o que posso fazer é esperar para enterrá-lo. “


Deu para sentir a profundidade da escuridão que cerca o nosso Big Man. Ele não está aberto a negociações, ele não quer um relacionamento. E nem mesmo a paixão incontrolável que sente por Bella mudaria isso. (Será?) Sua resolução dura até que Bella é sequestrada por um Redutor (ainda não me acostumei a não chamá-los de Lessers, mas tudo bem!). Ela lhe cativou ao primeiro olhar e desde o livro passado Z vem tentando resistir à tentação que ela representa. Após salvá-la ele quer vingança por toda e qualquer dor a qual sua amada tenha sido submetida. A cidade de Caldwell jamais será a mesma e não restará pedra sobre pedra até que sua sede de justiça seja saciada.

Paralela à problemática do sequestro de Bella, seu retorno e a vingança de Z o relacionamento dos dois começa a crescer. Toda a paixão selvagem de Z e a fascinação e amor de Bella que têm sido reprimidos por ambos os lados estão se tornando fortes demais e quando o destino lhes prepara uma deliciosa surpresa, Z se encontra abalado em toda sua estrutura sombria e indiferente por sentimentos que julgou ser incapaz de sentir.

Agora o desejo de Zsadist é a única saída para curar a dor do coração e do corpo de Bella. Todas as barreiras vão ruir e a entrega será total. Nada mais poderá ser guardado, todas as dores serão compartilhadas e os traumas curados. Zsadist, o vampiro que não sabe amar, precisará entregar a ela a única coisa que ele não acredita possuir, seu amor. Mas será que os mortos amam?

Este livro é uma verdadeira obra-prima e em minha totalmente parcial e pessoal opinião Z é o melhor de todos os Adagas. Enfim, bom gosto não se discute não é mesmo fofas? HAHA

Livro completamente recomendado e poderia até dizer que necessário. Com todo orgulho digo que já é meu! O próximo livro da série é Amante Revelado e mal posso esperar para tê-lo na minha estante também.
Thainá Cristina 25/04/2012minha estante
Nossa concordo com vc em número, gênero e grau! Risos
Antes o meu preferido era o Holywood, mais odiei ele com aquela Mary. Achei que ele perdeu muito da personalidade, senti como que a autora não conduziu bem sua hist... Mas a hist. Do Z, ela se supera!!!! Maravilhosa!!!




AlineZanuto 31/03/2023

Grumpy and sunshine
Pelo o que entendi e ouvi falar... Todos os livros dessa série tem 🔥🤭 Mas já adianto que, comparado aos 2 primeiros livros, esse é o que mais tem cenas 🔥🥵 O Z é o típico cara bruto (grumpy) com passado sombrio, sofrido... e a Bella é a mocinha da aristocracia dos vampiros (sunshine). Enquanto o romance de Z e Bella acontece, muitas coisas (muitas mesmo) acontecem em segundo plano. Mais uma vez, como nos outros livros: muitas cenas de ação, luta, perseguição, fuga, investigação; cenas da Sociedade Redudora, da Irmandade da adaga negra e do cotidiano dos vampiros civis, das famílias, etc. Novamente nesse livro tem dois vilões que você vai amar odiar 🥴😑 São vilões raiz: do tipo que te faz morrer de raiva, porque tudo de ruim do mundo está concentrado neles. E, infelizmente, nesse livro (como nos livros anteriores) ainda tem algumas frases machistas. Então, fica a ressalva: se você for capaz de relevar/ignorar essas frases machistas enquanto elas forem aparecendo, ok, você vai curtir (e muito) todo o resto que é muito legal!
Obs.: Se prepara psicologicamente para os capítulos 42 e 43 🤭😂 São impactantes!
comentários(0)comente



450 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR