spoiler visualizarbibliotecadafefe 16/02/2023
Resumo bagunçado para eu não me esquecer do que eu li
No início do livro, Ophélie recebe o cargo de vice-contista da corte, o que a faz contar histórias animistas para Farouk. O conto da boneca causa incomodo no espírito familiar e, quando Ophélie insiste em conta-lo, ele fica enfurecido. Dessa forma, ela procura outra forma de trabalho e Thorn a ajuda a abrir um escritório de leitura.
Ophélie recebe cartas que ameaçam sua vida, e falam em vontade divina. Thorn é atacado em seu escritório na Intendência devido ao seu trabalho relacionado com os Estados Familiares e a reabilitação dos indignos.
Após a afronta a Farouk, o espirito familiar vai atrás dela, retira seu cargo de vice-contista e promete encontrar uma outra função. Então, para se proteger, a leitora fica hospedada junto a sua família inteira (que veio visitar) em Areias de Opala, um lugar fora da Cidade Celeste.
Sr. Tchekhov, Lorde Harold, e o meirinho-mor desaparecem.
Ophélie descobre que a mãe de Thorn está internada em um sanatório e que ela passou pela Mutilação, na qual o espírito familiar arranca os poderes de um indivíduo.
Archibald também desaparece.
Thorn vai para Areias de Opala e se encontra com a família de Ophélie. Ele beija Ophélie e ela dá um tapão na cara dele e nega sentimentos, ele volta para a Cidade Celeste.
Farouk manda a Ophélie encontrar os desaparecidos. Após investigações, todos ficam convencidos de que a culpada é a Madre Hildegarde e sua fábrica. Na verdade, a Madre sabe da verdade sobre Deus e prefere se suicidar e entregar uma confissão falsa escrita. Philibert tenta matar Ophélie. Thorn entende tudo que tá rolando, rompe o contrato com Farouk e o casamento.
O plot todo gira entorno do fato de que quem realmente sequestrou os desaparecidos foi Melchior, e que ele vendeu a alma para poder fazer com que os planos de Deus sejam seguidos, assim como a mãe de Thorn (são os “tutores”). Archibald é salvo, Thorn mata Melchior e é preso.
Numa tentativa de salvar Thorn e manter o casamento, ela faz a leitura do Livro e descobre a folha rasgada por Deus é a responsável pela amnésia dos espíritos familiares. Eles se casam, Thorn revela que possui lembranças de Farouk compartilhadas por sua mãe.
Thorn fala que ama Ophélie (surto).
A identidade de Deus é revelada e Ophélie descobre que com o seu dom de atravessar espelhos ela libertou “o outro” que pretende destruir o mundo.
Ao impedir Farouk de seguir as vontades de Deus, Ophélie revela a verdade: o Livro conta apenas o início de sua história e ele tem autonomia para escrever o próprio destino. No final, Thorn desaparece e é revelado que ele não conseguiu o dom da leitura, mas o de passar espelhos.