Ãureo 17/07/2024
Bem, isso escalou rápido
Livro incrível, mesmo que não entendi absolutamente nada.
Essa é a resenha que achei que iria dar para o livro, mas, por mais estranho que pareça (e sim, acho muito estranho), não fiquei "boiando" a maior parte dele.
Eu achei o livro anterior meio confuso (apesar de ter um final miraculoso que me fez dar uma resenha fantástica), ao ponto que não entendi 40% dele. Mas esse é muito mais fluído, e acho que entendi 90% de tudo.
Ele não é perfeito. Parece que o autor percebeu que ouve detalhes que deveria ter posto nos outros livros e se esqueceu, colocando tudo nele. Além disso, é preciso ler com tempo. Entrei de férias esse sábado, e tive dificuldade em lê-lo boa parte das vezes. Mas, nessas férias, ele passou "voando". Segunda, eu li das páginas 200 a 300, e Terça das páginas 300 a 500.
Sobre o "elefante na sala", sim, é um livro pesado. Seria muito difícil que eu desse ele à uma criança. E, caso seja uma pessoa sensível não recomendo de forma alguma ler a saga (tirando pelo primeiro livro, mas se começou termine, "né"?), principalmente se o gatilho for em temas como morte e religião (mas por favor, não vem dar xilique por causa de "heresia". Se se sente ofendido só não leia).
Em geral, acho que a saga é uma montanha russa. A Bússola de Ouro é meu livro favorito da vida (e esse primeiro livro nem parece da mesma saga, porque a "pegada" é muito diferente), mas para A Faca Sutil cai muito, e a Luneta Âmbar sobe.
Mas, em geral, acho que vale a pena.