Menino de Engenho

Menino de Engenho José Lins do Rego
José Lins do Rego




Resenhas - Menino de Engenho


317 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Lector69 11/02/2009

Memória e literatura em Zé Lins
Menino de Engenho foi a primeira obra que li, o primeiro e fundamental livro que me abriu as porteiras da leitura. Estrada prévia para a obra-prima Fogo Morto, este romance faz parte do ciclo da cana-de-açúcar e é considerado um dos retratos mais pungentes da vida de um menino, criado no Engenho pelo avô e tios. Um romance de formação do interior, de vivência e descoberta da sexualidade, de uma visão fundamental entre natureza interior e exterior. Quem viveu ou passou um tempo em alguma cidade do interior ou fazenda, se sente tocado pela narração simples, coesa e perspicaz do José Lins do Rego. Vale como iniciação à obra do mais representativo escritor e romancista paraibano. Seguem-se depois Doidinho e Banguê.
comentários(0)comente



Camille Ramos 15/02/2009

Regionalismo
É um livro agradável. O enredo me envolveu e não se tornou cansativo.
É um dos poucos livros que li na escola (como trabalho escolar), que gostaria de pegar e ler novamente.

Tem um caráter regionalista muito forte. Toda a questão da libertinagem, enfim, da vida no interior do Nordeste, torna-o diferente. Não consigo defini-lo.

É agradável. Recomendo.
comentários(0)comente

Carol 12/07/2009minha estante
É difícil defini-lo mesmo,mas você fez um ótimo trabalho ao caracterizá-lo com a palavra "agradável".É neste caminho!




Bárbara 20/02/2009

Uma história simples sobre esse menino que acaba no engenho de seu avô e relata os acontecimentos deste universo.

"Menino perdido, menino de engenho."
comentários(0)comente



Sudan 10/05/2009

Menino de Engenho
Jose Lins Deixou Registrado Para Sempre a Vida no Interior Nordestino, a Rotina dos Engenhos, Estabelecendo um Dialogo Entre a Paisagem e o Homem, Aproximando a Secura da Terra ao Coracao Encharcado de Sentimentos de um Menino.
comentários(0)comente



Mara Vanessa Torres 23/07/2009

Interior Nordestino
Se você é daqueles que adoram uma rede, um pé na terra e rapadura feita na hora, "Menino de Engenho" te remeterá à todas essas imagens.

Não recomendado para cosmopolitas radicais. (:
comentários(0)comente



Epli 19/11/2024

Muito bom!
Fazia um tempo que não tinha lido livro brasileiro, e esse é muito bom, eu recomendo ! Me envolveu bastante pois a história se passa no nordeste, e eu sou nordestino, aí pronto!
comentários(0)comente



Juci 03/11/2009

Extasiou-me a história do "Menino de Engenho" e quero embrenhar-me mais e mais no livro. Parece que estou lá. Menino de Engenho começa de uma maneira triste e com uma riqueza sintática que impressiona. Um garoto de 4 anos que teve a mãe assassinada pelo próprio pai. Carlinhos (esta criança) não entende e nem quer saber motivos, sente só desejo de agarrar-se a mãe e ficar com seu pai. Seu pai é preso e Carlinhos é levado (na sua primeira viagem de trem) a fazenda do seu avô. E é aí que começa uma nova vida nova para este garotinho. O livro é de muito bom gosto gramatical, 'narracionista' e descritivo. Uma das coisas interessantes que achei foi o fato do fervor à religiosidade, comum em obras 'sertanejas', ser renegada à 2º plano... E o interessante como isto vai influenciar diretamente no comportamento deste jovenzinho na 2ª obra (Doidinho).
Um livro escrito em primeira pessoa (Carlinhos é o prório narrador) que dentre medos e liberdades mostra a realidade de uma cultura que, embora tão perto espacialmente, me está um pouco longe culturalmente.
comentários(0)comente



L F Menezes 09/06/2012

Clássico da literatura brasileira
Sim. É clássico da literatura brasileira um romance cheio de lirismo, linguagem coloquial, e beleza formal e nenhuma história criativa. O romance não tem trama, não prende a atenção pelo enredo, apesar de prender pelo estilo de José Lins do Rego.
O livro conta a história de Carlinhos, órfão de mãe e, de certa forma, de pai (que vai para os hospício), no engenho de seu avô, onde passa sua infância. É formado pelas lembranças do próprio personagem, no qual traça um retrato muito bem elaborado da vida dos senhores de engenho, de sua família e dos negros escravos da época.
No meio disso, vemos Carlinhos perder sua meninice mais cedo do que os demais garotos de sua idade, devido à natureza bestial, sexual e violenta do engenho. Além do que ele vive atormentado pela ideia de que pode puxar o pai em sua loucura.
Dotado de um sentimentalismo tremendo e de uma narrativa próxima da crônica, Rego aproxima-se de um contador de histórias da época, porém, com nenhuma inovação aparente, seu livro acaba atingindo um fluxo maçante.
O livro é bom? É. O livro é legal? Não. Pode ser considerado uma obra importante da literatura brasileira? Claro. Porém não pode ser considerado uma obra de literatura universal.
comentários(0)comente



Everton 08/06/2010

Menino de Engenho é um livro super gostoso de ler, e que descreve com incríveis detalhes o modo de vida da época, os engenhos, a escravidão, enfim, lugares e situações que a maioria de nós não teve oportunidade de vivenciar.

Em contrapartida, senti falta de um enredo mais elaborado, com uma ligação maior entre um capítulo e outro.

De maneira geral gostei bastante do livro. Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente

Kika 23/08/2010minha estante
Muito bom, apresentei uma pequena peça teatral na escola com base nesse livro, muito interessante!




Bruno 22/10/2010

Perca da Inocência
Esse livro mostra a gradual degradação da inocência de uma criança, desdo primeiro capítulo (bastante forte por sinal) até os últimos ( nesse nem se fala, perdido totalmente, inocência: 0 (zero)). Mas fora isso mostra uma realidade antiga do nordeste brasileiro e é excelentemente escrito, rico em vocábulos e bem gostoso de ler.
comentários(0)comente



Bit 01/03/2011

'Menino do engenho', escrito em 1932, constrói um retrato da sociedade canavieira do Nordeste através dos olhos de uma criança. O livro conta a história de Carlinhos, um menino órfão que é levado pelo tio Juca ao engenho Santa Rosa do seu avô materno.
comentários(0)comente



jú flock 06/05/2011

Demais
Me surpreendi com este livro!
O jeito com que o autor narra a história, é uma maneira que eu nunca tinha visto antes.
Ele narra como ele vivia, citando diferentes coisas, momentos ou pessoas.
Não se trata de uma história continua, são vários relatos.
Acho que por este motivo o livro se difere dos outros.
Eu indico muito a leitura, pois é um livro que te possibilita criar o universo do menino Carlinhos.
Vale a pena!
comentários(0)comente



Rodrigo Groh 27/09/2011

A Tristeza de um Menino
o nome do livro é Menino de Engenho, o autor do livro é José Lins do Rego, é o primeiro livro do ciclo da cana-de-açúcar.
esse livro retrata a vida de um menino ( Carlinhos )de 4 anos que é órfão do pai e da mãe, por isso foi para o engenho de santa Rosa, que é de seu avo o Coronel José Paulino. Alguns anos se passaram ele aprontou muito no engenho, como se envolvendo com uma negra que se chama zéfa Cajá, e com apenas 12 anos Carlinhos teve uma doença que se chama sífilis, com isso o seu avo José Paulino ficou muito decepcionado com ele, mas pro outro lado era bem visto por alguns homens, por simbolizar a masculinidade, no fim de sua vida de menino de engenho única saída encontrada foi mandá-lo para o colégio.
eu gostei muito do livro por causa que o autor fala sobre a tristeza do menino. o final poderia ser mais feliz, como não ter ganhado aquela doença ( sífilis ).
Esse livro não é recomendado para crianças, so é recomendado por adolescentes e adultos.
comentários(0)comente



Grazi 02/10/2011

Menino de engenho
Aos quartos anos de idade ele perde sua mãe, seu pai é internado por estar louco. O menino, Carlinhos passa a morar na casa de seu avô. Ele se sentia sozinho, sua única amiga era Lili, cujo morre no decorrer da história. Carlinhos contrai uma doença venérea. Ele teve eu ir estudar em um colégio interno onde todos falavam que quando voltasse ninguém mais o ira reconhecer. Aos 12 anos ele vai para o colégio interno com muitas saudades de todas as molecagens e aventuras vividas no engenho.
Particularmente eu não gostei do livro pois não é o gênero de livro que eu gosto de ler, achei esse livro um pouco embaraçoso e difícil de entender. Menino de engenho não foi um livro que me deixou curiosa para ler e saber o final.
Por outro lado esse livro se torna interessante pois fala da vida no engenho, sendo assim um livro que pode ser utilizado para aprender algo.
Dedico esse livro as pessoas que querem ler para aprender algo e não como diversão.
comentários(0)comente



Jean Groh 11/10/2011

Menino pervertido
Menino de Engenho - José Lins do Rego

Conta a historia de um menino que com 4 anos de idade perde a mãe assassinada pelo pai enlouquecido que logo depois do fato ocorrido foi internado com isso Carlinhos foi morar com o avô materno, rico senhor de engenho. O menino recebe todos os mimos de uma criança e é criado com total liberdade, o menino começa a conviver com os moleques da rua com quem passa a brincar no pomar e aprontar suas travessuras. As conversas das negras na cozinha com suas historias de assombrações é um momento marcante na vida do menino. A vida sexual do menino começa cedo primeiramente observando os animais procriando e depois presenciando ou até mesmo participando das relações sexuais das negras. O menino se masturbava provocadas pela negra Luisa e por uma prima civilizada de Salvador, Maria Clara.
O menino se envolve sexualmente com a rapariga Zefa Cajá mulher de todo mundo, com quem adquiri a “doença do mundo”.
Torna-se então o símbolo do menino perdido, apesar de bem visto por algumas pessoas, por simbolizar um prodígio de masculinidade. Isso tudo apressa sua ida ao colégio interno.

Eu gostei do livro, um livro interessante que retrata como era a vida nos engenhos, e de como os negros eram tratados e das diferenças entre brancos e negros naquela época.
Bom não recomendo o livro para qualquer pessoa principalmente para crianças, pelo motivo de conter palavras obscenas.

comentários(0)comente



317 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |