sthefz 10/09/2024
O cortiço é um exterminador de pessoas
???? ? Estou escrevendo unicamente para lembrar minha eu do futuro sobre detalhes desse livro. Espero que ninguém leia, porque eu considero bem desafiador dar opinião sobre um clássico, e é ainda mais difícil falar sobre um clássico nacional.
??? ? Quando falo que o cortiço foi um exterminador de pessoas, não falo de maneira literal (embora, às vezes, seja mesmo), falo mais no sentido de serem pessoas que foram? atrás de uma casa e acabaram se deparando com um cemitério de ambições e planos.
??????? ? Demorei um século para ler a obra, pois no começo, o livro é pacato (dentro do possível para um lugar que já surgiu a partir de um conflito). Eu não queria saber de lavadeiras lavando roupas, de cavouqueiros nas pedreiras, de pilantras fazendo pilantragem. Não estava minimamente interessada em saber como funciona cada engrenagem da maquinaria social mais conhecida do mundo por páginas e mais páginas. E é nesse aspecto que Aluísio me ganha lá na frente. O autor explora a raiva que cresce, o afeto que floresce e o nojo que nasce, e faz isso desde as primeiras páginas, mostrando como as interações se dão.
? ? O cotidiano é o ponto forte para fomentar questionamentos. Aquela raiva sempre existiu? A predisposição para a traição sempre esteve embaixo de nossos narizes? A semente da maldade já havia sido plantada e só estava esperando ser regada para enfim sobrepor a bondade existente naquelas pessoas? Claro que ninguém é cem por cento bom ou mau, mas o ambiente é um ampliador severo na obra.
? ? ?O cortiço? é um livro que desperta muitos sentimentos. Durante a leitura é fácil algumas lágrimas teimarem em escorrer e suspiros de indignação escaparem do leitor. No final, a obra funciona quase como um desfibrilador, sendo capaz de fazer uma ressuscitação na empatia do leitor.