milenaiu 04/08/2022
Não é um livro que se possa ler obrigado.
Este é o primeiro "clássico" nacional que leio em minha vida, confesso. Também confesso que o li para apresentar um trabalho, mas o contexto é totalmente diferente: foi uma obra que nós escolhemos, usei o trabalho como incentivo para finalmente ler o livro que conheci no ensino médio e, por estar na universidade e já na casa dos 20 anos de idade, tenho uma mentalidade diferente da que tinha quando estava no ensino médio.
Por esses motivos eu afirmo (em minha percepção): O Cortiço definitivamente não é uma obra que se pode ler obrigado. É uma obra pesada, crua, complexa e nem sempre um jovem de 14 anos conseguirá entender isso e se interessar pela obra se for obrigado a ler pelo currículo escolar.
É uma obra extraordinária, com pluralidade de enredos, personagens, conflitos e temas para possíveis discussões. É atemporal, porque já em 1890 trazia temas que para nós, em 2022, são tão atuais. É uma obra polêmica que trata de temas fortes e interessantes como assassinato, roubo, suicídio, adultério, prostituição... não se trata de estereótipo dizer isso, porque é o que tem na obra. Faz parte da história dos personagens. É isso que é contado ao leitor. É apenas importante frisar que a história não se resume a isso, mas que há toda uma profundidade por trás de cada temática (principalmente se olharmos para o contexto naturalista em que a obra se encaixa).
Enfim, é uma obra que podemos dizer, popular e talvez vulgarmente, que é puro "tiro, porrada e bomba". É uma obra rica, por vezes engraçada, por vezes devastadora, que tem descrições muito peculiares, intrigantes e fortes que sem dúvidas a destacam e a fazem merecer seu posto como cânone na literatura brasileira.
Uma observação interessante é: não há personagem ideal. Todo mundo erra, todo mundo quebra as expectativas do leitor, todo mundo é completamente humano entre todas as suas descrições animalescas. Afinal, que animal mais estranho há de haver que o ser humano?
Outra observação: final fortíssimo. Como recebi spoiler e estava focada em terminar de ler para preparar minha parte da apresentação da disciplina, não deixei que nenhuma impressão se aflorasse. Hoje, durante a apresentação do trabalho, ao falar sobre Bertoleza e o arco final de sua personagem, chorei. É de merecer umas duas linhas só de palavrões para descrever o sentimento. Bertoleza, você merecia mais. Obra sem igual.