Essa gente

Essa gente Chico Buarque




Resenhas -


208 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 11 | 12 | 13 | 14


Heitor 13/07/2020

Os amantes das músicas, peças e filmes-documentários de Chico Buarque com certeza irão se identificar. A história nos apresenta um escritor brasileiro de classe média, divorciado, pai e amigo. A narrativa, em forma de diário, nos apresenta o dia a dia de um homem que presencia a violência, o racismo, o elitismo e os julgamentos de uma sociedade problemática(sempre a brasileira). Escrito em 2019, o livro se mantém, e pelo visto se manterá por anos, o mais atual possível, fazendo críticas e observações sociais e ideológicas que de alguma maneira só o Chico Buarque sabe fazer. As frases, palavras e construções(risos) presentes em suas músicas nos remete a imaginar se elas estão ali por intenção ou por naturalidade do autor.
comentários(0)comente



Carla Rúbia 09/07/2020

Chico sempre Chico sempre vale
Me perdi um pouco na narrativa. Oras cansativo, oras com um humor ácido. Sempre vale ler Chico, mas talvez a minha expectativa estava muito maior. Relata um momento atual e escancara coisas que não queremos internalizar que acontecem! Sempre vale.
comentários(0)comente



Mirian 08/07/2020

Na minha opinião não é o melhor livro dele. Mas, vale muito apena a leitura
Monique 08/07/2020minha estante
Qual livro dele você me recomendaria?


Mirian 08/07/2020minha estante
Gostei muito de Budapeste


Monique 08/07/2020minha estante
Vou colocar na minha lista??




Nelise 05/07/2020

Legal
O livro traz um relato atual da sociedade brasileira e carioca, com sua decadência moral, as confusões entre pessoas públicas e interesses privados, a falta de empatia. O final é aberto a múltiplas interpretações.
comentários(0)comente



Flávio 29/06/2020

Quando a realidade ao nosso lado é muito mais aleatória que a fantasia da ficção que desenvolvemos.
comentários(0)comente



Carolina.Teixeira 21/06/2020

Chico precisa me reconquistar
É, pelo visto, gost do Chico de "O Leite Derramado" e "Budapeste". O Chico de "O irmão alemão" e "Essa Gente" não me agradam tanto. Seguem sendo obras de muito boa qualidade literária, mas "Essa Gente" também me soou perdidamente/desesperadamente autobiográfico, ou tentando ser em alguns aspectos.

A leitura oferece bom tom irônico com a realidade, e, é interessante acompanhar a dificuldade de Duarte (o escritor na história) se encontrar como escritor e pessoa. Mas, nada que fosse 'uauuuuu'. Talvez, o que mais tenha me conquistado tenha sido a sensação de história real e história sendo escrita - ambas de Duarte - muitas vezes parecerem a mesma coisa. Levando aqui, o leitor, a refletir sobre o quanto Chico Buarque está em Duarte.

Quem sou eu para falar de Chico Buarque? Mas, é isso. Ainda não me reconquistou. Mas, você pode curtir. ;-) Ah, outra dica: os capítulos são curtos, tente ler mais corrido, para a história não ficar muito truncada e você se perder nos fatos.

site: https://bit.ly/essagentehoradaleitura
comentários(0)comente



asnmendes 20/06/2020

Chico fez uma foto do Brasil e escreveu aqui.
Como eu já imaginava, este livro trouxe uma mensagem social muito clara e acabou ganhando minha atenção com facilidade. Eu tinha dúvidas se gostaria de ler Chico Buarque e um certo de receio de não compreender sua mensagem. Mas em Essa Gente pude perceber que o grande artista é tão sensível em prosas quanto em seus versos.
Em diversas páginas eu parei para refletir e juntar possíveis interpretações sobre determinado momento e personagem. Além de os estereótipos serem muito concretos, sempre há um perfil sofrendo consequências. Os personagens ricos eram os mais desinteressantes durante minha leitura. Eu queria era entender mais do contraste da gente culta e da gente pobre (isso é trabalhado intensamente no livro).
Concluo o livro achando que Chico Buarque realmente escreveu um Brasil do agora e incutiu mensagens diversas nas relações e cenários atuais.
Matheus 20/06/2020minha estante
A prosa de Chico é maravilhosa!
Fiquei curioso para ler essa obra após sua resenha :)


asnmendes 20/06/2020minha estante
Que bom que gostou, Matheus! Pretendo ler mais sobre Chico tbm. É um grande nome pra valorizar (tbm) no Brasil ;)




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ingrid Bays 21/05/2020

O livro transita no cotidiano de um país dividido, desigual, hipócrita. Precisamos olhar para esse lugar, para esse momento, precisamos de Chico Buarque.
@lendoedestacando
comentários(0)comente



Maria.Ines 18/05/2020

Oh chico obrigada. Triste, mas digno, envolvente. Acho que li numa sentada.
comentários(0)comente



Doug 18/05/2020

Essa Gente é o primeiro livro pós prêmio Camões de Chico Buarque. Temos um Brasil contemporâneo, um escritor em crise e seus questionamentos sobre assuntos aleatórios.

Ler o que o Chico escreve sempre é prazeroso; desta vez não é diferente.
comentários(0)comente



Mari 18/05/2020

Confesso que é o primeiro livro que li do Chico. Ensaiei ler Budapeste mas era um livro emprestado, me mudei de cidade e não o levei comigo. Curti. Nenhuma novidade que o cara escreve bem, afinal suas canções são tudo aquilo que já conhecemos. A forma narrativa do livro me lembrou muito 'As Mulheres do meu Pai' de José Eduardo Agualusa, que é um dos meus livros preferidos da vida.
comentários(0)comente



Lua 12/05/2020

Excelente tragicomédia do Brasil dos tempos atuais
Livro leve, fácil e gostoso de ler e ao mesmo tempo com muitas críticas sociais. É escrito no formato de um diário e me deu sempre vontade de ler o dia seguinte. Apresenta, através da personagem Duarte e suas vivências e relações, questões emblemáticas do Brasil de hoje de forma muitas vezes tragicômica.
comentários(0)comente



Denise 29/04/2020

Delicioso
Chico traz uma leitura espirituosa e muito viva sobre um Brasil aos barrancos.
comentários(0)comente



208 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 11 | 12 | 13 | 14