Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley




Resenhas - Admirável Mundo Novo


4268 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Ivone 18/11/2024

Sociedade ?civilizada??
Li esse livro como paradidático no ensino médio do colégio. Obviamente naquela época eu não devo ter entendido nem metade dele. Hoje, mesmo depois de tantos anos de publicado (1932), é uma obra extremamente contemporânea, no sentido que podemos identificar certos traços do enredo bem similares aos que a nossa sociedade pode estar caminhando. Apesar de ser um romance, podemos classificá-lo atualmente como uma certa crítica a determinados governos atuais, claro que dadas as suas circunstâncias e ferramentas tecnológicas. Ferramentas tecnológicas essas que são assuntos bem abordados na historia, pois ela passeia entre técnicas de reprodução em massa, condicionamento e manipulação psicológicas através de hipnopedia, entre outras. Depois de ler distopias como 1984 e Fahrenheit, vejo como esses cenários de resumos totalitários estão cada vez mais próximos de nós do que imaginamos. Claro que Admirável Mundo Novo coloca a sociedade ?civilizada? e ?estável? como algo bom, algo que fez as pessoas evoluírem como humanos. A ausência da ciência e das artes; ausência do sofrimento, das doenças e da velhice; a ausência de solidão, da autocrítica, do pensamento livre e da religião, tudo isso é colocado como pilar para o desenvolvimento de uma humanidade sólida e estável. Algumas coisas me deixaram desconfortáveis, como o fato do conceito de família, mãe e pai serem imorais. As crianças terem brincadeiras eróticas e isso ser tido como normal é fundamental pro desenvolvimento. No mundo de Huxley as pessoas não nascem, elas são ?decantadas? em bocais, elas crescem somente até a vida adulta e não envelhecem. Tudo é previsível, tudo é monitorado e tudo é calculado. As pessoas não tem pensamentos ruins, e se conseguirem tê-los, são levadas a tomarem uma substância que age como uma ?fuga? em seus cérebros, e lhes dão sensação de felicidade plena.
Enfim, uma leitura impactante que vale super a pena.
comentários(0)comente



SZaira 17/11/2024

Livro bem atual
Alguns pontos do livro são discussões bem atuais. Gostei da forma como foi desenvolvido o mundo, mas tiveram alguns pontos que eu fiquei com o pé atrás.
comentários(0)comente



skuser02844 16/11/2024

Uma crítica para abrir os seus olhos
Publicado em 1932, época de diversos regimes totalitários, esse livro descreve ? de forma crítica e muitas vezes irônica ? o futuro desse pesadelo: a manipulação total das pessoas.
O admirável mundo novo é uma nova ordem social, o totalitarismo por completo: qualquer tipo de arte (livros, filmes etc) produzida antes de ford são proibidas, rompendo assim, com o passado; o uso da ciência é apenas para a resolução de problemas imediatos e o controle da população se dá por meio da engenharia genética, que dividia a sociedade em castas, cada uma condicionada a fazer ? e amarem fazer ? tarefas específicas, e quando se sentiam cansados ou tristes, consumiam ?soma?: uma droga que não possuía efeitos colaterais posteriores (como dores de cabeça, etc). Além disso, mas com o mesmo intuito de evitar revoltas, a religião era vista com indiferença; e o amor, assim como a construção de famílias e a monogamia eram vistos com repugnância. Tudo isso mantinha a sociedade obediente e estável ? o que era o principal objetivo desse novo mundo.
Ao ler, eu só conseguia pensar em como deve ser horrível viver em uma sociedade desse modo, onde ninguém têm opinião, os indivíduos são alienados e a vida, supérflua. E pior ainda é pensar que parte disso já acontece hoje em dia.
Outra coisa muito interessante sobre o livro é o contato dos ?civilizados? com o Selvagem, que tinha ideias extremamente diferentes, porém é triste o fascínio deles no final sem ninguém entender a gravidade do que estava acontecendo ? e como eles transformaram aquilo em algo banal (assim como tudo que eles faziam).

(spoilers abaixo)

Sobre o livro, eu acreditava que fosse ter uma mega revolução do Bernard, mas fiquei feliz que ele foi pra uma ilha onde poderia ser livre ? gostaria apenas de ter lido um epílogo sobre como eles estavam lá.
Já o Selvagem coitado dele no final, deveriam ter levado ele junto pra ilha ao invés de ficar com aquelas pessoas horríveis. ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



artistaDEshit 16/11/2024

Err não era isso que es esperava, não gostei nem odiei mas achei legal finalmente conhecer essa obra o famoso admirável mundo novo, provavelmente não entendi tudo oq a obra se propõe ee o Bernard é um porre tem motivos claro mas história ruim
comentários(0)comente



Manymony 15/11/2024

Assustadoramente atual
Muitas das coisas especuladas nesta obra não estão lá muito longe de se tornarem reais, e isso não é nada bom.
comentários(0)comente



Amos.Alves 13/11/2024

É surpreendente quando alguém na primeira metade do século XX decide escrever sobre o que será o futuro, logicamente, muitas coisas podem não vir a acontecer, mas em "Admirável Mundo Novo" vemos muitos acertos do autor. Principalmente do ponto de vista moral. Me surpreendeu como a obra em vários momentos reflete o estado caótico em que está nossa sociedade moralmente falando. Talvez ainda não estamos exatamente no estágio do ano 600 D.F. mas é para ele que estamos caminhando.
Foi uma leitura riquíssima e que super recomendo.
comentários(0)comente



ErikRuan_99 09/11/2024

Admirável Mundo Novo
Bem parecido bom o 1984, um mundo onde todos eram obrigados a serem felizes, livro lhe faz refletir bastante coisa na sociedade
comentários(0)comente



Luan Medeiros 07/11/2024

Intrigante
Bem intrigante esse livro, principalmente na segunda metade.
Achei o livro meio pesado alguns momentos, sendo também uma distopia mais radical (cientificamente falando) do que outras que já li.
comentários(0)comente



MariaAntuness 05/11/2024

Uma imersão filosófica em marés distópicas
Audous Huxley, autor de "Admirável Mundo Novo", fez um trabalho exuberante de escrita e contemplação nessa obra atemporal.
Ao iniciar o livro, somos fisgados por sua narrativa descritiva, rica, cientificista, caprichosa, que vai nos fazendo adentrar, debrau por degrau, à distópica Londres Fordiana tecida pelo autor.
Com personagens complexos, tão complexos que sentimos que são palpáveis, tangíveis, que podemos virar o rosto em uma esquina qualquer e topar com um deles em suas roupas metodicamente padronizadas e "felicidade exuberante" advinda de um grama qualquer de soma.
O escritor nos leva ao mais profundo do existencialismo filosófico, das razões para felicidade, do preço da estabilidade e da liberdade (antagônicas irreverentes); será que somos realmente felizes quando nossa felicidade nos é programada? Não tornaria isso a felicidade um fardo, um castigo, uma obrigação? Ao ser obrigação não seria ela aprisionante? Onde está a moral, Deus, a ciência pura, a arte, o amor, quando a civilização atinge tal ponto de conformidade imprudente que não tem mais lugar para tais "incomôdos selvagens"?
No fim das contas somos todos "Selvagens" para esse "Mundo Novo" e que bom que o somos, pois isso quer dizer que somos humanos, não uma massa corpulenta e inescrupulosa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Natalia.Castro 05/11/2024

Livrão!
Pode ser uma leitura um pouco difícil, mas vale a pena insistir e avançar.
Mesmo sendo um livro de 1932, Admirável Mundo Novo é uma obra que continua a nos provocar a pensar sobre o que realmente significa ser humano e até que ponto estamos dispostos a abrir mão da liberdade e da profundidade de nossos sentimentos para viver em um mundo ?perfeito?, mas sem alma. Huxley certamente nos deixou um alerta brilhante e inquietante sobre o futuro que, assustadoramente, parece cada vez mais próximo.
Apenas leiam!!!
comentários(0)comente



PedroVipi 03/11/2024

O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!
O admirável mundo novo é sempre posto como uma referência quando o assunto é obras que retratam distopias, e agora que terminei a leitura afirmo que esse crédito é mais do que merecido.

SOBRE O LIVRO: A sociedade agora é estabelecida de uma forma extremamente diferente, o sexo é estimulado e a paixão proibida. As pessoas não mais nascem de forma natural e desde sua concepção já estão predestinados em suas vidas. Existem diversas classes sociais, sendo essas os Alfas, Betas, Deltas, Gamas e Ipsilons. Quanto mais alta a casta maior a inteligência, portanto trabalham em funções sociais mais complexas, as castas mais baixas são formadas por trabalhadores braçais que tem sua inteligência limitada.

Aldous Huxley é muito incrível descrevendo o mundo e os personagens, porém senti momentos vagos, onde personagens com premissas interessantes não são tão explorados ou quando ocorrem longos capítulos sem muita história e desenvolvimento e muita enrolação.
Acredito que o maior trunfo do livro é a criação do mundo.

Se compararmos "Admirável mundo novo" com "1984" e "Farenhigh 451", sinto que esses outros dois são melhores, tanto em história quando em diversão durante a leitura. Porém de forma alguma posso dizer que o livro é ruim, apenas prefiro os outros

Deixo aqui o saldo final positivo...
Vitoria293 03/11/2024minha estante
Parece como os bolsominion falavam q o pt ia deixar o Brasil se ganhasse criança transando, acabar religião, ditadura da ciência




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabirela1 01/11/2024

?
Comecei a ler pra prova de filosofia, não consegui chegar nem na página 100 antes da prova, fiz a prova sem ter lido o livro e recomecei a ler depois da prova
achei bem legal, só um pouquinho complicadinho de ler em algumas partes
mas gostei

recomendo
comentários(0)comente



4268 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR