Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1219 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Paulo513 22/02/2023

Quincas Borba
Assim como o resto das obras que li de Machado de Assis, essa também acaba sem um final feliz para o protagonista, ou talvez o seu ápice tenha acabado antes do livro. A história de um homem bondoso, inocente dos assusto que tratam do coração e que tentou se ancaixar em quebra-cabeças que não lhe cabiam, com tamanha generosidade havia de ser um homem nascido para a pobreza.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Amanda Tadeu 21/02/2023

Ótimo Spin off
Gostei bastante. Por mais que todos os personagens sejam más pessoas KKKKK só não supera Memórias Póstumas, mas é uma boa leitura do msm universo
comentários(0)comente



Romeu Felix 20/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro conta a história de Rubião, um professor de Barbacena que herda uma grande fortuna de um amigo, Quincas Borba, que morreu louco. Rubião se muda para o Rio de Janeiro e se envolve com a alta sociedade carioca, mas começa a perder a sanidade mental ao ser manipulado por pessoas que o cercam. O livro trata de temas como a loucura, a busca pelo poder e a ética na sociedade.

Estrutura:
O livro é dividido em 31 capítulos, cada um com um título diferente. A narrativa é em terceira pessoa, mas é centrada em torno do personagem Rubião. A história se passa no final do século XIX, no Rio de Janeiro.

Principais personagens:

Rubião: protagonista da história, um professor de Barbacena que herda a fortuna de Quincas Borba e se muda para o Rio de Janeiro.
Sofia: filha de um fidalgo, por quem Rubião se apaixona.
Palha: amigo de Rubião, que o manipula para obter vantagens financeiras.
Cristiano: ex-escravo que se torna um importante empresário e amigo de Rubião.
Temas:

Loucura: o livro aborda a questão da sanidade mental, com vários personagens sofrendo de transtornos psicológicos, incluindo Quincas Borba, que dá nome ao livro.
Ética: Machado de Assis discute a moralidade da sociedade, com personagens fazendo escolhas questionáveis em busca do poder e do dinheiro.
Poder: a busca pelo poder é um tema recorrente no livro, com vários personagens lutando pelo controle das situações e manipulando uns aos outros.
Estilo de escrita:
Machado de Assis utiliza um estilo de escrita sofisticado, com muitas reflexões filosóficas e ironia. O autor usa metáforas e alegorias para falar sobre temas complexos de forma acessível.

Contexto histórico e social:
"Quincas Borba" foi publicado originalmente em 1891, no Brasil. A história se passa no Rio de Janeiro, que passava por um período de intensas transformações sociais e econômicas. A escravidão tinha sido abolida há poucos anos, e a cidade estava passando por um processo de modernização e urbanização.

Recepção crítica:
O livro é considerado uma das principais obras de Machado de Assis, sendo elogiado por sua profundidade temática e seu estilo de escrita sofisticado. A obra tem sido estudada por críticos literários e pesquisadores em todo o mundo.

Significado para a obra de Machado de Assis:
"Quincas Borba" é uma das principais obras de Machado de Assis, representando uma evolução em sua escrita e um aprofundamento em temas que já tinham sido abordados em outras obras. O livro é considerado uma das obras-primas do autor e da literatura brasileira como um todo.

Sobre a segunda leitura que fiz:

Resumo: "Quincas Borba" conta a história de Rubião, um professor de Barbacena que herda a fortuna de seu amigo Quincas Borba, que morreu louco. Rubião se muda para o Rio de Janeiro e passa a se relacionar com a alta sociedade carioca, mas acaba perdendo a sanidade mental ao ser manipulado pelas pessoas que o cercam.
Contexto histórico: A história se passa no final do século XIX, no Rio de Janeiro, que estava passando por um período de transformações sociais e econômicas após a abolição da escravatura. O livro reflete essas mudanças e as tensões sociais da época.
Temas: O livro trata de temas como a loucura, a ética na sociedade, a busca pelo poder e a manipulação das pessoas. Machado de Assis apresenta uma crítica à sociedade brasileira da época, com seus valores e comportamentos questionáveis.
Personagens: Além de Rubião e Quincas Borba, o livro apresenta uma série de personagens interessantes e complexos, incluindo Sofia, filha de um fidalgo por quem Rubião se apaixona, e Palha, amigo de Rubião que o manipula para obter vantagens financeiras.
Estilo de escrita: Machado de Assis é conhecido por seu estilo de escrita sofisticado e repleto de reflexões filosóficas. Em "Quincas Borba", ele utiliza a ironia e a sátira para criticar a sociedade brasileira e seus valores.
Significado para a obra de Machado de Assis: "Quincas Borba" é considerado uma das obras-primas de Machado de Assis e uma das suas principais obras. O livro apresenta uma reflexão profunda sobre a natureza humana e a sociedade, temas recorrentes na obra do autor. Além disso, o livro reflete o momento histórico e social em que foi escrito e aprofunda as questões que já haviam sido abordadas em obras anteriores.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Larissa1313 19/02/2023

Ao vencedor, as batatas
Um livro bom, mas a escrita de Machado não consegue me segurar totalmente, acho que ainda preciso evoluir bastante pra poder amar um livro dele, mas no geral, é uma leitura interessante
(lidos só 2021 em diante) 19/02/2023minha estante
Será que tem a ver com evolução?


Ramilson.Nasciment 19/02/2023minha estante
Quero ler em breve essa obra!


Larissa1313 19/02/2023minha estante
kkkkk espero que não


Ramilson.Nasciment 19/02/2023minha estante
Por que não?




Danilo116 16/02/2023

Me frustou
Tinha o potencial pra ser uma das melhores obras do autor,mas infelizmente acaba por ser um pouco frustante já que um personagem tão interessante como o Quincas Borba, simplesmente não é explorado ao máximo e ainda por cima Machado explora,para mim,o pior de seus protagonistas, Rubião,que é simplesmente estressante e sem graça.Quase desisti do livro por causa da história maçante, porém preciso comentar como alguns planos de fundo são muito interessantes,como a questão das doenças mentais e das pessoas interesseiras e é claro o melhor personagem do livro ,o Cachorro,Quincas Borba.Amo o Machado,mas me sinto enganado por esse livro que começa muito bem e simplesmente se perde
comentários(0)comente



Laura 16/02/2023

Traição e dinheiro.
Rubião é um homem ingênuo que, por não ter muitas pessoas próximas, acaba sendo sozinho e cegando diante de indivíduos que só querem explorar o que ele tem a oferecer. Uma história sobre como as pessoas podem ser descartadas após cumprir os desejos de terceiros. Dessa forma, Machado desconstrói a visão romântica da paixão e mostra outros finais possíveis pra um personagem iludido com seus próprios sentimentos. De fato uma crítica à sociedade da época.
comentários(0)comente



biacesario 14/02/2023

Um gênio.
A história de Rubião, escrita com maestria pelo gênio da literatura, Machado de Assis, faz uma análise inteligentíssima sobre a elite carioca do século XIX. Inveja, interesse, vaidade e ganância, fazem parte do dia a dia das personagens descritas nesse livro, escrito há mais de um século, mas que se adequa perfeitamente aos dias de hoje. Machado descreve relações humanas com um olhar psicológico muito apurado, expondo a superficialidade dessas relações que são ancoradas em um único objetivo: o interesse. Nessa história, assim como acontece na vida, os mais poderosos se mantêm no poder, e aqueles que nada têm, assim permanecem. "Ao vencedor, as batatas".
comentários(0)comente



julinha!! 14/02/2023

á vitória! ás batatas!
Esse livro não foi tão ruim quanto eu imaginavakkkj
eu sinceramente só li pq tá na lista da fuvest
a escrita é muito complicada e cansativa, mas os personagens me prenderam um por um (mas meu fav é o cachorro ???)
comentários(0)comente



effyclub 13/02/2023

Nunca pensei que iria gostar tanto de um clássico da literatura brasileira porque sempre acho esse tipo de livro um porre e com a leitura muito erudita e chata de compreender, porém esse livro é muito bom! ele tem tramas super interessantes e te prende perfeitamente em cada parte dele. realmente uma boa surpresa, nunca imaginaria gostar tanto
comentários(0)comente



CAMBARÃ 10/02/2023

O livro conta a vida de Rubião que depois da morte de uma amigo ganha um cachorro e uma herança muda de cidade e daí começa um desequilíbrio mental.
Penso que a história ficaria melhor se o Rubião ficasse mas enfoco porém achei muito bem construído a transição da sanidade para loucura.
comentários(0)comente



Rhaua.SOUZA 08/02/2023

Da Lucidez à Loucura.
Ao iniciar esse livro eu eu achei o leitura um pouco complicada, o entendimento um pouco rebuscado acerca do que iria se tratar de fato essa obra genial de Machado de Assis; e que eu nunca iria imaginar que tá o livro fosse me causar tamanhos e reflexões como este me causou. Desde o início com o Quincas Borba humano, a princípio, trazendo toda aquela reflexão filosófica acerca de tudo, até o humanitas que é o princípio, Rubião, seu provável seguidor e o seu cachorro que viria receber o nome do humano que morreria posteriormente.
Confesso que essa obra me pegou um pouco, me deixou levemente reflexivo e intrigado ao mesmo tempo, com toda a situação que estava cercando o palha, Sofia, Rubião e toda aquela gente que se diziam amigos do mesmo mas que ao mesmo tempo não se importavam com ele, isso foi se mostrando ao decorrer da obra e ao decorrer do tempo narrativo em que ela se expressa.
Posso dizer também que o romance ou talvez o desejo por Sofia e toda aquela reflexão acerca de "Ao vencedor, as batatas" acabou sendo determinante para a loucura em que Rubião se encontraria pouco tempo depois, e que foi ignorado por todos aqueles que o cercavam, exceto por uma mulher, dona Fernanda, que se preocupou com ele que deu ao menos o mínimo de importância que ele merecia.
Também Machado de Assis nessa obra magnífica e ao mesmo tempo um pouco tanto quanto chata em alguns momentos da narrativa, que não se pode negar, e que poderiam ter claramente sido ignorados e apagados da história, porque não significariam nada e ao mesmo tempo foram feitos, como diz o ditado "para encher linguiça". Complicada a forma que ele retrata, de forma realista, que é a obra, a sociedade naquela época e como já estava se formando o que a gente vê hoje, todos eles preocupados apenas com os lucros, com dinheiro, com a fortuna, com o que era passado de geração em geração pelas famílias ricas e por aí vai; mas o outro não importava para eles, o que importava era o dinheiro, o que importava para eles era o título.
Confesso que a empatia e a consideração que dona Fernanda teve pelo Quincas Borba cachorro e pelo Rubião foi emocionante em algumas partes da narrativa, coisa que não se viu de nenhum outro personagem que foi próximo ao Rubião e que se dizia amigo, enquanto ele estava lúcido e aparentemente muito rico; mas a forma também como esse livro termina é um tanto quanto chocante, porque não é algo que se prepara, mas é algo que é colocado para você de surpresa, dizendo e relatando a forma que Rubião e o Cão se encontravam antes da morte, até a morte posterior do Rubião, do protagonista, e a morte também do cachorro (que é um personagem importante na narrativa, é uma parte importante porque leva o nome daquele que o título está inserido). Mas fica a questão, o título foi para o humano ou foi para o cachorro (Cujo nome é o mesmo), porque para mim os dois tiveram importância significativa nessa narrativa. Desde ao ponto do cachorro ser abandonado, foi maltratado e também o Rubião foi maltratado, foi abandonado, então seria isso um karma? Eu não posso dizer que foi um perfeito livro, mas é uma obra genial.
comentários(0)comente



Laisa.Gonzaga 07/02/2023

caiu em tanto golpe
rubião só foi usado o livro todo KKKKKKK o cara não tinha nenhum amigo de verdade e morreu sozinho na loucura

e ele nem dava atenção pro cachorrinho quincas borba ?
comentários(0)comente



ellen170 07/02/2023

li para vestibular
li para fins de prova então acabei não aproveitando muito a leitura como lazer. achei chato e arrastado :(
entendo um pouco mais da obra pelos comentários de professores etc, mas acho que não perceberia todas as nuances se não fossem pelas análises (mas isso claramente é um problema meu haha)
comentários(0)comente



sasa 07/02/2023

Achei um livro interessante não só pelo Quincas Borba dar seu próprio nome para um cachorro, mas também por mostrar todo o processo que levou Rubião perder toda a sanidade. Fiquei meio triste com o final do livro, mas principalmente com o que aconteceu com o Quincas Borba no último capítulo, ele não merecia isso.
comentários(0)comente



1219 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |