Felipe99 24/01/2023
? Quincas Borba, de Machado de Assis
Em "Quincas Borba", acompanhamos a trágica história do professor Rubião, que enlouquece após herdar toda a fortuna do seu amigo, o filósofo Quincas Borba. Mas para que o professor fique de fato com a herança, tem uma condição: cuidar e zelar pela vida do cachorro do falecido, de mesmo nome, Quincas Borba.
O recente bem sucedido, Rubião, muda-se para o Rio de Janeiro para viver entre a alta sociedade do século XIX. Durante sua viagem de trem para à capital, ele conhece o casal Sofia e Cristiano Palha. Eles se aproximam de Rubião, porém com os olhos em sua riqueza. Para além de estar cercado de "amigos" parasitas e oportunistas, o ex professor tem que lidar com uma paixão impossível. E aos poucos vemos o agravamento de seu enloquecimento.
É o segundo livro que leio de Machado de Assis, e mais uma vez fico atônito com a genialidade desse escritor. Usando do realismo e de uma escrita fina, inteligente, irônica, regada de humor, Machado critica os vínculos sociais e filosóficos de sua época. Trazendo assuntos pertinentes como: ganância, casamento por interesse, racismo, solidão, oportunismo, traição. Quincas Borba é um excelente livro, concretizando a grandeza que é a literatura de Machado.