Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1219 encontrados | exibindo 781 a 796
53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |


julia3518 03/07/2021

seloco livro bom e complexo, ainda bem que li obrigada pela fuvest. amo muito as digressões do machado e a maneira q ele desmascara seus personagens. não me apeguei com nenhum e senti ódio profundo da sofia q so se interessava nos outros quando era pro seu bel prazer. e o pior era q nem foi só ela, quase todos são nada empáticos e hipócritas (com excessão da nana), mas esse era justamente o ponto e a crítica dele aff amo mt
comentários(0)comente



Grace @arteaoseuredor 01/07/2021

?Quincas Borba, Machado de Assis.
.
?Sempre terminando o mês com uma releitura de Machado, agora chegou a vez de Quincas Borba.

?Em Barbacena, Rubião um professor, cuida do enfermo Quincas Borba, crente, em quem sabe, receber alguma herança. O que ocorre. Aliás a herança é bem maior do que ele pensava. Poderá ficar com ela desde que cuide do cachorro que tem o mesmo nome de seu dono ?Quincas Borba?. Rubião acaba se mudando para o Rio de Janeiro e ficando amigo do casal Palha, dois interesseiros, e inescrupulosos, o que irá mudar sua vida para sempre. Um pequeno resumo dessa obra maravilhosa.

?Quincas Borba, não é tão falado quanto Memórias Póstumas, mas o acho tão bom quanto. A ironia de Machado e suas críticas a sociedade e a política estão no auge.
Seus personagens como Cristiano Palha, Sofia, Camacho e vários outros interessados no dinheiro de Rubião e não em sua amizade, são muito bem feitos, bem como o próprio Rubião e sua ingenuidade e depois sua loucura.
Entendemos bem a frase ?Ao vencedor as batatas?. Outro personagem que merece menção é o cachorro Quincas Borba, Rubião achava que ele tinha a alma do antigo dono.
O livro trás pessimismo e desesperança em suas páginas, mas é uma obra que gosto muito e escrita de forma belíssima.
.
???mas reconheceu que a emenda era pior que o soneto, e que há bonitos sonetos mentirosos.?
comentários(0)comente



Ju Nardocci 30/06/2021

Não é a obra mais famosa do Machado, mas com certeza merece muita atenção. A ironia (muito boa) dos acontecimentos, o desfecho das personagens, a riqueza de referências e o cuidado que Machado tem com cada palavra fazem valer a pena. Já tinha estudado sobre a crítica do autor com a famosa frase ?ao vencedor, as batatas?, mas só compreendi a dimensão da genialidade desse texto depois dessas várias páginas de Rubião, casal Palha, Quincas Borba e companhia limitada.
comentários(0)comente



Bia 30/06/2021

Impecável. Um livro genial, do (na minha opinião, é claro) maior escritor em língua portuguesa. Machado de Assim consegue em algumas páginas exprimir camadas e mais camada da mente do ser humano. Cada personagem é dissecado e analisado, e mesmo assim, nenhum se define totalmente, todos mantêm seu próprio mistério. Como a própria vida, afinal.
comentários(0)comente



Emerson 30/06/2021

Machado é um maldito que utilzou sua otima escrita pra inundar as pessoas de pessimismo e desesperança
comentários(0)comente



Isalembo 30/06/2021

Apenas li esse livro para o vestibular e confesso que não recomendo muito, mas não porque é um livro ruim e sim pois não é meu estilo favorito de livro. É um livro muito bom e traz um retrato bem fiel da sociedade, mostrando até as críticas sociais. A leitura e meio parada e não acontece tanta coisa interessante, os personagens são meio parados também mas você consegue gostar de alguns. O Rubião passa o tempo todo apaixonado por Sofia e fica se remoendo por dentro, até agora não sei se ele ficou louco pela ganância ou pelo amor não correspondido. Se você estiver procurando por um romance clássico e um retrato da sociedade brasileira, esse é o livro pra você.
comentários(0)comente



callmedante 27/06/2021

2,5
achei chatokk eu ja sabia q nao ia gostar entao n é nenhuma surpresa. foi difícil fazer a leitura fluir e msm quando fluiu ainda fiquei perdida em algumas partes pq a escrita é mt rebuscada. ja q eu fui obrigada a ler, tentei gostar do livro mas aí em uns 60% eu ja nao aguentava mais e terminei na força do odio


(achei legal q o narrador interage com o leitor
comentários(0)comente



Isa Romero 27/06/2021

provocante, triste e angustiantes
Machado ao escrever Quincas Borba fez o que sabe fazer de melhor: escreveu um livro com uma história profunda, marcante, pesada, difícil de digerir mas ótima, não é atoa que é o maior escritor brasileiro de todos os tempos afinal
comentários(0)comente



Anny 22/06/2021

eu odeio esse livro
eu odeio mesmo esse livro.
eu li ele na marra e com vontade de tacar na parede a cada linha.
caguei que é um clássico, eu odeio esse livro
comentários(0)comente



Moon 22/06/2021

eu não sei muito bem o que esperava desse livro. comecei ele meio de má vontade, porque tô cansada de ler livro pra vest e minha vontade era ler outra coisa, mas eu até que me surpreendi positivamente. o final foi meio aleatório, não gostei, mas é, o livro em si é ok. é legal deixar a imaginação fluir em uma época tão distante da nossa.
comentários(0)comente



LuizHardacore 11/06/2021

shes so crazy love her!!!!
comentários(0)comente



Leticia2513 10/06/2021

machado, né
admiro muito a construção das narrativas do machado. tive que ler pro vestibular, mas vale a pena ler por lazer.
comentários(0)comente



Lirios 08/06/2021

trágico
Apesar do final, trouxe para mim a ideia de não ser ambiciosa por algo que não conseguirei comportar, certas coisas na vida exige mais do limite que a mente suporta. Acredito que Rubião tenha passado por isso. "Viver é bem melhor que sonhar" essa frase diz tudo sobre o livro, além das reflexões sobre o comportamento do individuo na sociedade. (Individualismo, egoísmo, socialismo, capitalismo, filosofia de vida).
comentários(0)comente



NatAlia.Nepomuceno 08/06/2021

Acredito que não tenha começado pela melhor obra de Machado de Assis, porém confesso que achei a leitura bem parada em muitas vezes, ela conta sobre Rubião amigo de Quincas Borba, sim a história não é sobre Quincas Borba kkkk. Porém ao desenrolar da história até me animei um pouco, com fim trágico porem esperado.
comentários(0)comente



Tyssia.Rayol 06/06/2021

A ganância traz a loucura
Diante da possibilidade de herdar os bens de um amigo, Rubião aceitou o cachorro Quincas Borba (homônimo do fiel amigo) como condição.
Ao se deslumbrar com todas as possibilidades trazidas pela fortuna, se deixou levar por uma vida superficial, de rasos amigos sempre interessados, ou seriam interesseiros e por uma paixão platônica.
sempre rejeitando o fiel e devotado cão, caminhou a passos largos para a loucura e teve nele, o único amigo fiel, a companhia para o fim dos seus dias de delírio e penúria.

Seria essa a pena da ganância?
comentários(0)comente



1219 encontrados | exibindo 781 a 796
53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR