Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1219 encontrados | exibindo 766 a 781
52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna 21/07/2021

Nn é q nn gostei, mas em comparação com o alienista, nn vi mta coisa nesse livro p dar mais de 3 estrelas nn
comentários(0)comente



Didi 17/07/2021

Curti bastante
O livro é cômico muitas vezes e até um pouquinho triste no final. Conta a história de Rubião, um pacato professor de Barbacena que herda uma herança fabulosa de Quincas Borba e resolve, em seguida, ir morar no Rio de Janeiro. Lá, Machado de Assis destila toda a sua crítica à sociedade. Muitos dos defeitos do ser humano são os mesmos de hoje em dia. A história é interessante, gostei. Tenho pra mim como um dos melhores livros de MA que li. Ele é um pouco continuação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas não é imperioso que pra entendê-lo tenha que tê-lo lido antes, mas ajuda.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ricardo256 16/07/2021

Mais uma obra do Machado!
Que livro maravilhoso esse do Machado! E que história! Eu li esse livro sem saber nada da história e acho que é muito interessante essa forma de encontro com o livro, pois o autor traz alguns recursos que são maravilhosos se a pessoa não ficar sabendo antes. Gostei muito do retrato que o livro traz que mesmo sendo um livro do século 19, está muito atual com os dias de hoje. Super recomendo ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daniele522 13/07/2021

Quincas borba
Rubião vai da fortuna à miséria, da sanidade à loucura. Os vencedores dessa história são aqueles que souberam tirar o melhor proveito da amizade de Rubião enriquecendo as suas custas. Provando a teoria humanitista de Quincas Borba. "Ao vencedor as batatas"
comentários(0)comente



Dwarcy 13/07/2021

um livro bom
Li esse livro porque é exigido pela Fuvest, mas me surpreendi ao gostar da história.
Juntamente com Dom Casmurro, acho que esse livro é um clássico nacional que é de fácil leitura e que pessoalmente me cativou bastante até.
A coisa mais importante que eu vou tirar dessa leitura é que eu quero ter um cachorrinho pra colocar o nome dele de Quincas Borba.
comentários(0)comente



Na Matias 13/07/2021

Tem que ter pique
Assim, no geral, eu gostei da história, acho a escrita do Machado de Assis incrível (apesar de as vezes ser meio cansativa) e as críticas sociais presentes também são de suma importância. No entanto, quando eu cheguei em 50% comecei a ter uma leitura bem arrastada, estava achando bem chato e a Sofia começou a me irritar muito. Durou até chegar em 78%, depois voltei a gostar, mas durante esse tempo foi complicado.
Lais.Lima 23/07/2021minha estante
estou em 61% e tô nessa parte aí de achar bem arrastado




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giovanna.Pereti 10/07/2021

Não é o dos mais empolgantes?
De fato, dentre algumas obras que eu já li de Machado essa não foi a mais empolgante, mas continua fiel ao estilo Machadiano.
comentários(0)comente



Leticia2513 07/07/2021

Confesso que me perdi bastante durante a leitura, não acho a escrita do Machado de Assis muito fácil de ler
comentários(0)comente



Marlonbsan 06/07/2021

Quincas Borba
Quando Rubião herda uma herança, logo parte para o Rio de Janeiro. Durante a viagem de trem, conhece o casal Sofia e Cristiano Palha, que percebem que o companheiro se trata de um novo-rico. Mantendo a amizade, já no Rio de Janeiro, Rubião passa a frequentar a casa do casal.

O livro é narrado em terceira pessoa, tem capítulos bem curtos e uma linguagem mais complexa por conta dos floreios e características narrativas da época em que foi escrito.

O início do livro foi bem interessante e estava fluindo muito bem, existe uma certa peculiaridade dos personagens e com um toque de ironia. Machado conversa com o leitor, falando sobre os capítulos do livro e suas características, isso tenta aproximar, mas ao mesmo tempo quebra a progressão narrativa.

Depois de um determinado momento, a leitura não conseguiu me prender, questões mais mundanas da sociedade, questionamento sobre casamento, introdução de personagens que não cativaram a leitura. Falar sobre o período e características sociais da época é interessante pelas informações, mas é algo que não me aproxima muito da história, já que trata de um contexto distante.

Outra característica que aparece bastante é agir por impulso e achismo, já que Rubião tem uma tendência por interpretar sinais e tirar suas próprias conclusão, certo que existem algumas explicações, mas que remete bastante ao período literário em que se está contido, mas que chegou a me incomodar.

Existe bastante ironia nos fatos narrados e é algo que gostei da narrativa, mas os questionamentos e o que acontece em si, não foi tão cativante.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan
Nimrod Serrano 06/07/2021minha estante
Só li um livro do Machado, mas acho que a fórmula se repete na maioria dos livros dele... Uma história Ok, meio monótona, com um alglomerado de questionamentos, frases elegantes que levam o povo à histeria, etc etc.


Marlonbsan 09/07/2021minha estante
Sim sim, a fórmula é a mesma e tem certas semelhanças entre os livros haha no fim acaba sendo uma leitura mais parada mesmo




igue 04/07/2021

eu li esse livro para o vestibular, claro kkkk pra ser sincera não gostei nem um pouco enquanto lia, nada fazia sentido e era tudo sem graça. depois de pesquisar um pouco e ouvir minha professora falando sobre, entendi melhor e até gostei! machado é genial, a escrita dele te prende por ser capítulos pequenos e interativos com o leitor, mas a história não me cativou muito :/
comentários(0)comente



1219 encontrados | exibindo 766 a 781
52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR