Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1219 encontrados | exibindo 1021 a 1036
69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 |


Icaro 23/06/2020

A loucura aos modos machadianos
Clássico romance realista de Machado de Assis, Quincas Borba faz jus ao seu status de grande obra de arte da literatura brasileira.
Machado envolve o leitor nos mais profundos recônditos da mente de seus personagens. Um clássico realista machadiano certamente não pode ser isento das ácidas críticas às classes abastadas do oitocentos com suas luxúrias, narcisismos e indiferenças.
Rubião (cujo nome remete à uma espécie de café) é um retrato do Brasil, um personagem interiorano que se maravilha com as belezas da corte. Um alpinista social levado pelos seus sonhos e pela sua imaginação cujo caminho o conduz ao abismo de sua loucura.
Um romance grandioso, se for entrar em seus detalhes e especificidades ficaria aqui uma eternidade.
E a vida no Rio de Janeiro segue, os capitalistas continuam a almejar a ascensão social, os políticos seus cargos e os que ficam para trás assistem de fora o espetáculo. Por fim, ao vencedor as batatas.
comentários(0)comente



Suyane Oliveira 23/06/2020

Um verdadeiro amigo
Leitura instigante, mostra-nos que a vida nem sempre é aquilo que desejávamos, e que, em certa altura, ela pode tomar rumos desconhecidos e inesperados. Devemos nos atentar ao que realmente é importante, à sua essência, sem deixar de lado quem nos acompanha por amor e companheirismo.
comentários(0)comente



Maycon.Felipe 18/06/2020

Se é para falar de Machado de Assis, então eu falo com todo o prazer. Quincas Borba é o segundo livro realista do autor e é o que, particularmente, deu-me mais raiva, tanto do protagonista, quanto de alguns outros.
Uma curiosidade: eu, como admirador de novelas que sou, (tanto brasileiras como mexicanas) fiz uma ligação entre a trilogia das obras machadianas com a trilogia das novelas da atriz Thalía, talvez porque a esmagadora maioria das pessoas achem Dom Casmurro o melhor livro e o mesmo ocorre com as pessoas que assistiram Maria do bairro, a mais famosa novela da atriz mexicana.
comentários(0)comente



Stee Bruno 17/06/2020

Gostei muito do livro, como ele é narrado e como mostra a vida dos personagens. Com certeza não era o tipo de livro que eu imaginava, mas isso foi bom
comentários(0)comente



mar5 17/06/2020

gente, primeiro que Machado não decepciona né

peguei o livro achando que seria bom só porque eu gosto muito do autor, sem saber do que se tratava e sem ler nada sobre as críticas ou resenhas (só sabia quem era o Quincas Borba kkkk)
Me arrisquei, mas posso dizer que me surpreendi e achei fantástico. Gostei demais da história, se tornou o meu favorito do Machado ;)
comentários(0)comente



Eliz 16/06/2020

Bolha não tem opinião
E somos todos bolhas, de água fervendo, que é a vida. Não importa o que façamos, voltamos sempre para a mesma água, até que essa evapore por completo. Ninguém é importante, só existe a guerra pela existência/sobrevivência. Pouco importa quem ganhe ou perca, porque somos todos bolhas, e a água vai secar um dia. Os personagens do livro, tirando o pobre cão Quincas Borba provam isso. São todos mesquinhos, medíocres e agem de acordo com seus próprios interesses. O cão não é bolha, posto que não é humano.
Mesmo assim, consegui sentir compaixão por Rubião, que achou que tinha conquistado algo na vida, mas não lutou, e perdeu suas batatas.
d. Fernanda foi a única personagem do livro que não pareceu egoísta, embora desconfie de suas intenções.
Sofia e Palha, um casal que se merece. Dois vigaristas, narcisistas , que vivem das aparências. Roubaram as batatas de Rubião sem nenhum remorso.
Os outros, todos personagens que mostram o quão vazia e absurda é a natureza humana.
Uma resenha filosófica, para um livro filosófico.
comentários(0)comente



Milena 12/06/2020

Ao vencedor, as batatas!
"Quincas Borba" conta a trajetória de Rubião que, após a morte de seu amigo - filósofo do Humanitismo - Quincas Borba, se muda para o Rio de Janeiro com a herança e o cachorro (também Quincas Borba) deixados pelo amigo.
Machado de Assis, com sua brilhante genialidade, consegue envolver o leitor numa escrita acolhedora, recheada de metáforas e com belas citações.
Um livro que mistura romance, política, comédia e drama, capaz de prender o leitor mesmo com um enredo simples.
Recomendo!
gabrielareislr 12/06/2020minha estante
??




gabrielareislr 11/06/2020

Ao vencedor as batatas
Comecei lendo Quincas Borba, por conta de ser uma das leituras obrigatórias da FUVEST. Sendo meu primeiro livro da lista, ainda sim suponho que vai ser meu favorito. Além disso, se tornou um dos meus livros favoritos da vida. Machado de Assis, um autor brasileiro de deixar sem palavras quanto a sua descrição, como consegue deixar a leitura cada vez mais interessante, com suas falas as vezes diretamente para o leitor, e também seus personagens que cada vez mais me instigou a entender sobre. O livro, conta a história de Rubião, '' enfermeiro '' de Quincas em seus últimos suspiros ( juro que não é spoiler) conta a história de seu Querido amigo, e testemunha de suas filosofias, enfrentando coisas que não imaginaria um dia.
comentários(0)comente



Marivaldo84 11/06/2020

Ótimo livro, se tratando de Machado de Assis, nem precisava dizer. O livro nós faz refletir sobre muitos aspectos do ser humano, assim como a ganância e o que um indivíduo pode fazer para conseguir o que quer, mesmo que para isso tenha que usar o outro sem remorsos.
comentários(0)comente



Sarah 06/06/2020

Ao vencedor as batatas!
Livro muito bom. Machado de Assis como sempre não decepciona.
O que eu aprendi com o livro: Acabam-se o dinheiro, vão-se os amigos.
Não digo nada além disso para não estragar o prazer da leitura.
comentários(0)comente



ira_rafael 06/06/2020

Com bom humor, Machado de Assis ironiza os hábitos da sociedade brasileira.
Apesar de escrito no final do século XIX, alguns dos temas são muito atuais.
comentários(0)comente



Larissa.Alves 05/06/2020

Não é o melhor do Machado de Assis, mas fazer o que fuvest
Acredito que o diálogo com o leitor (elemento característico na literatura machadiana) que fez com que esse livro se tornasse mais interessante. A história gira em torno de Quincas Borba, Quincas Borba (cachorro) e Rubião. Personagens cruciais no desenvolver da trama, mesmo que os dois primeiros sejam esquecidos na história, mencionados raramente e de maneira vaga.
Apesar de com certeza não estar na minha lista de favoritos, é pertinente dá uma chance para o livro.
comentários(0)comente



Italo.Brito 05/06/2020

Ao vencedor as batatas
O livro conta a história do Rubião que acabou que ganhou uma herança do seu amigo Quincas Borba(que tambem aparece em Memórias Póstumas de Brás Cubas) e com o cachorro dele que também se chama Quincas Borba só que no final da pra entender que desde o início da história ele era meio doido da cabeça.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1219 encontrados | exibindo 1021 a 1036
69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 |