Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1219 encontrados | exibindo 1036 a 1051
70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 |


Elania 29/05/2020

Quincas
Quincas Borba
Machado de Assis
.
.

Caro leitor, vamos à resenha de um clássico de nossa literatura brasileira. É sempre assustador falar sobre obras tão estudadas...mas nos atemos aos fatos. .
Rubião, ex professor, está em sua casa em Botafogo - RJ. Nascido em Barbacena - MG, se recorda de como tudo aconteceu. Seu amigo, Quincas Borba, detentor de uma rica fortuna, sem família ou parentes, deixa nas mãos de Rubião toda sua herança com uma única condição: cuidar do seu fiel amigo Quincas Borba - o cachorro.
.
.
Já movido pela luxúria, ele se muda pra Botafogo onde conhece Cristiano Palha e sua esposa Sofia.
Conversa vai - conversa vem, Cristiano logo percebe em Rubião uma oportunidade, e movido por interesses pessoais vis e de natureza duvidosa se aproxima de Rubião. Este nutre um interesse romântico por Sofia, que nem diz que não, nem que sim, deixando Rubião à mercê de seus galanteios, sendo manipulado enquanto seu marido suga sua fortuna. .
.
Rubião é o típico cara que se acha espertalhão, mas não percebe que também está sendo vítima das mazelas do ser humano. Como diria Quincas você é um ignaro.
E é, Rubião é ingênuo e ignorante, não percebe que todos à sua volta só têm olhos pra sua fortuna. E por ser ignaro em diversos assuntos, logo vem à falência. Definha na miséria, na loucura, abandonado e sem fortuna.

#literaturabrasileira #machadodeassis #quincasborba #bibliotoc
Vivi 04/06/2020minha estante
Muito boa sua resenha


Elania 05/06/2020minha estante
Obrigada!




Carodise 18/05/2020

Um livro cansativo, um clássico da literatura que trata sobre a ganância do homem.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Osvaldo 09/05/2020

Quincas Borba
O livro traz uma crítica à sociedade do século XIX, e mostra como a ambição criava ?amizades?
comentários(0)comente



Bia 05/05/2020

Uma filosofia que de louca não tem nada!
O livro ensina, mesmo que uma filosofia ?inventada?.
- ?Ao vencedor as batatas? ao vencido ódio e compaixão!
O mais esperto se sobressai. O melhor sempre vence. Luxúria, ganância, riqueza. Qual o limite para se obter o que quer? Machado é que era o verdadeiro filósofo!
comentários(0)comente



Maryn 02/05/2020

Ao vencedor, as batatas!
Obra simplesmente maravilhosa. Aborda questões e críticas relacionadas à riqueza, capitalismo, política e como as pessoas lidam com interesses materiais. Mencionando também a filosofia, denominada como "loucura", recomendo muito. "Ao vencedor, as batatas!"
comentários(0)comente



almeidalewis 02/05/2020

Memorável Machado
Aos vencedores as batatas e aos vencidos ódio ou compaixão.o jargão inesquecível por nós
comentários(0)comente



Leitora.Marina 01/05/2020

Foi o primeiro livro de Machado de Assis que consegui ler sem me cansar e perder o interesse na história.
comentários(0)comente



Carol 27/04/2020

Impressões da Carol
Lido: Quincas Borbas {1891}
Autor: Machado de Assis {Brasil,1839-1908}
Editora: L&PM
303p.

Em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", somos apresentados a um personagem sui generis. Filósofo, mendigo, louco, herdeiro, Joaquim Borba dos Santos, o Quincas Borba, possui uma multiplicidade de prismas.

Essas inúmeras facetas, contraditórias entre si, comporão a teoria do humanitismo, assim descrita:

"Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."

Apesar de presente no título, "Quincas Borba", o filósofo falece logo no início da trama, legando a Pedro Rubião de Alvarenga, seu único amigo, toda a fortuna e a guarda do cão Quincas Borba.

A vida de Rubião irá espelhar, de forma circular, o humanitismo, que, sendo tão contraditório, expõe o sarcasmo com que Machado de Assis enxergava as concepções filosóficas, religiosas e científicas em voga no final do século XIX, no Brasil.

"Quincas Borba" é o romance do autor que mais se prolonga na descrição da política da época, os conchavos, os interesses, as trocas de favores, um Brasil estagnado e defasado pela corrupção reinante. Afora isto, sobram ironias ao romantismo, na relação platônica entre Rubião e Sofia.

É um livro divertidíssimo e merece ser lido, sem o ranço herdado das aulas de literatura. O bruxo do Cosme Velho é sempre genial.
comentários(0)comente



Vitoria Caroline 23/04/2020

Ao vencedor,as batatas!!
Esta foi uma leitura da qual demorei um pouco,porém foi bastante satisfatória. Machado retrata muito a sociedade,política,empatia e entre muitas outras coisas.. a gente vê a construção de um personagem que saiu do nada para a alucinação da riqueza e tudo que ela trás consigo.. é possível ver o quanto a amizade pode ser comprada por ?charutos e jantares? nada mais do que dizer que a amizade pode vir a ser apenas o preço que você pode pagar. Sem dúvida foi uma das melhores leituras de Machado que fiz até agora.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
lefm 20/04/2020minha estante
É curioso como sua descrição tem paralelo com a minha leitura atual "Mrs Dalloway". Achei confuso a princípio, tive dificuldade até me acostumar à forma, reler várias vezes o mesmo trecho para acompanhar vários trechos e a forma (fluxo de consciência) achei genial.


Marina 20/04/2020minha estante
Siim!! Acho engraçado como, com certos escritores, a forma acaba sendo mais emocionante que o conteúdo. Ainda não li "Mrs Dalloway", mas a minha experiência com "Rumo ao farol" foi exatamente igual.


lefm 21/04/2020minha estante
Isso. Foi minha experiência neste caso. Minha próxima leitura dela quero que seja "Orlando", acho que já vai ser uma experiência diferente, assim como acontece com outtas obras do Machado.


Marina 21/04/2020minha estante
Vou até colocar na minha lista também ?


lefm 21/04/2020minha estante
Que legal! Semana que vem inicio a leitura coletiva dele do canal "Ler antes de morrer" ?




Pâmela 15/04/2020

Riqueza é uma questão de educação
Há tempos não relia este livro (foi na época do meu Ensino Médio que tive contato com as obras de Machado de Assis), entretanto é uma obra que vale a leitura. Além de uma crítica à política do nosso país, diversos comportamentos humanos são criticados pelo autor ao apresentar as principais personagens deste romance realista: Quincas Borba, Rubião, Sophia e Palha; tipos bem caricatos que podemos encontrar com frequência na sociedade atual. E de toda a releitura, para mim uma lição antes não observada: riqueza é uma questão de educação. O leitor confirmará isso ao observar toda a trajetória de Rubião.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



MaSantana 11/04/2020

Gostei
Na minha opinião um dos melhores livros de Machado de Assis. A leitura é leve e até mesmo divertida. O personagem principal é daqueles que desperta raiva, mas ao mesmo tempo pena. Apesar dos vários capítulos, esses curtos e rápido de ler. Uma ótima dica para quem quer começar a ler algo do autor, mas não sabe por onde começar.
comentários(0)comente



Glauciano 04/04/2020

Quincas Borbas, o cachorro e um tolo
O livro mostra claramente como o dinheiro pode atrair amizades interesseiras e como elas podem se aproveitar para levar essa riqueza. Na lei do humanitismo, Rubião é vencido. Por que Quincas Borbas? O homem e o cachorro. O Machado de Assis deixa novamente essa hipótese, o subentendido.
comentários(0)comente



1219 encontrados | exibindo 1036 a 1051
70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR