spoiler visualizarChoquei.amo-te 06/03/2024
Resenha muito da mal escrita sobre o livro
Resenha corrida sobre minhas impressões da obra e um resumo da narrativa
"Você não tem salvação, nós não temos salvação". Escrito por Goethe, "Os Sofrimentos do Jovem Werther" é um romance epistolar autobiográfico que retrata, pasme, os sofrimentos da vida do jovem alemão Werther. A obra em questão faz parte da 2ª fase do romantismo, ou romantismo ultrarromântico, e pode-se basicamente dividi-la em 3 partes: a chegada de Werther à cidade de Lotte, a saída da cidade e o retorno à mesma.
Primeiramente, vamos analisar resumidamente o espectro da primeira parte. Werther conhece Lotte, uma mulher idealizada do romantismo, bondosa, etc., pela qual se apaixona. O problema é que ela é comprometida, ou seja, Werther, uma pessoa de extrema sensibilidade, ama alguém que nunca poderia amá-lo de volta por conta de seu compromisso com seu noivo Albert. Essa primeira parte é marcada pelo mais marcante romantismo, descrições de cenários lindos, a paixão crescente e marcante por Lotte, terminando com a saída do mesmo da cidade após perceber que ele precisa dar um jeito na vida.
Continuando, a segunda parte leva Werther a uma cidade onde o mesmo tentará reconstruir sua vida, encontrará outra paixão, um emprego e conhecerá outras pessoas. Obviamente, tudo dará errado. Werther exercia uma função não de destaque, mas andava com pessoas de destaque. Nessa 2ª parte, veremos a injustiça da construção social, como as pessoas oprimem Werther por ser um cidadão de classe inferior. Outra coisa que veremos aqui são mais ideias da personalidade Werther quanto ao mundo, sobre a burocracia, pessoas que não valem nada, entretanto custam tudo. Ao final, Werther cansa da opressão e volta para a cidade de Lotte, mas antes, volta à sua cidade natal, onde sofrerá de angústia nostálgica. Aquele mundo não mais o pertencia.
Por fim, é na 3ª parte que a personalidade dele enfim se degrada de vez. Os sofrimentos em sua vida, a ausência de um sentimento autêntico de pertencimento à sociedade, comuna em Werther sendo uma pessoa por vezes muito egoísta e mórbida. A morte vira uma temática ainda mais comum, a solidão, um mal conforme sua frase ?É claro, como somos todos feitos de modo a sempre compararmos tudo conosco e a nós mesmos com tudo, a felicidade ou a tristeza dependem dos objetos com os quais nos comparamos, e aí não há nada mais perigoso que a solidão" o degenerou. Os cenários já não são belos ou muito descritivos, seu amor por Lotte, o qual sempre teve pontadas de ciúmes, fica ainda mais obsessivo. A degradação da mente é tanta que ele alucina que Albert não é uma boa pessoa para Lotte, mesmo ele nunca tendo mudado. Werther e sua obsessão terminam em um afastamento compulsório de sua amada, por ação de Albert. No final de sua vida, ainda vivendo seu amor intenso por Lotte, Werther suicida, escapando da perpetuação do seu sofrimento.
Comentários sobre a obra: São muitos os temas abordados no livros, mas aqui os sociais não serão abordados porque é um livro curto e essa temática não é tão principal, basta ler! Na obra fica claro as temáticas: suicídio ( ou a morte não ?morte? do ser, o escape da vida social, a fuga da razão mostrada pelo escrivão ou camponês ) e a ?fuga? do sofrimento psicológico, e a obsessão no amor e como ela degenera a mente tanto de quem ama quanto do amado, levando um sentimento de uma alegria complexa ao maior tipo de melancolia.