Naclara 17/02/2024
Os sofrimentos do jovem Werther
" Sim, de fato, sou apenas um andarilho, um peregrino sobre a terra! Vocês veem algo além disso? "
Esse livro é meio diferente dos outros que já li. O Werther, que é o protagonista, conta sua vida em forma de carta para um amigo seu. Ele fala sobre suas viagens, sentimentos, acontecimentos e pessoas que ele conhece. Ele é um homem que viaja e que tem muita paixão por tudo o que faz. Ele literalmente ama demais, com intensidade demais, tudo é todos.
Ele fala sobre suas viagens para esse amigo, e em uma delas, ele conhece a Lotte, que vora a dona do seu coração. Tudo começou como uma amizade linda deles dois. A família dela o amava e eles eram muito amigos, mas, com o tempo (nem tanto assim), foi virando algo mais. Ele se apaixonou por ela. E, como falei, ele é um homem que ama demais.
No começo, ele falava sobre suas viagens, depois passou a falar sobre seu amor por ela, no começo, lindo, mas só até ele ver que era uma coisa impossível, já que ela tinha um noivo. Ela estava com outro homem.
Como um homem que sente demais, não da nem pra imaginar o quão grande e intenso foi o que ele sentiu.
Eles ainda passaram um tempo somente com a amizade, mas nosso Werther sofrendo o tempo todo. Como seria o sentimento de estar perto de alguém que você ama, conviver com aquela pessoa, e ainda assim, mesmo do seu lado, você não poder estar realmente com ela. Por isso o nome, "Os sofrimentos do jovem Werther". Complicado, intenso e doloroso.
" Tenho tanto, e o sentimento por ela enlaça tudo, tenho tanto e sem ela tudo vira nada para mim. "