Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1669 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


laiscunhaf 25/02/2024

"Não existe nada mais perigoso do que a solidão."
A história é contada através das cartas do protagonista, Werther, um jovem sensível (para não dizer dramático) que se apaixona perdidamente por Charlotte, uma mulher comprometida com outro homem. Werther luta com seus sentimentos intensos e não correspondidos, mergulhando em um ciclo de sofrimento e melancolia. À medida que sua paixão o consome, Werther enfrenta um conflito interno entre seu desejo ardente e as restrições da sociedade.

A narrativa é profundamente emocional, Goethe apresenta uma visão bem nítida da depressão, com toda a sua complexidade e tormento.

Particularmente, este livro me mudou, penso nele frequentemente. Mas não releria, e muito menos recomendaria para alguém.

"Tenho tanto! E o sentimento que tenho por ela devora tudo. Tenho tanta coisa, mas sem ela tudo para mim é como se nada existisse."

[2022]
comentários(0)comente



luviet 25/02/2024

Simplesmente um clássico do ultra-romantismo e não é pra menos. Com o decorrer da história, é incrível como o autor sabe retratar a paisagem em completa harmonia com os sentimentos do protagonista Werther, além da troca súbita de leitura por parte do personagem.

É impossível você não sentir os sentimentos e emoções de Werther, desde o amor puro até a dor de saber que não poderá ficar com sua Lotte. Conforme for chegando no final, é difícil tirar os olhos das páginas, porém é muito angustiante ler a tristeza do personagem principal.

No fim, é impossível não chorar com o final do livro durante DIAS e esquecer a história de amor entre ambos. Se as pessoas acham Romeu e Julieta a narrativa de amor mais sensível e trágica do mundo, é porque não leram "Os Sofrimentos do Jovem Werther".
comentários(0)comente



Gabriela 24/02/2024

Alma
Ler esse livro mudou algo em mim, algo que eu ainda não tenho certeza do que é, mas com certeza em algum momento irei descobrir.

Os sofrimentos do jovem Werther tocaram minha alma, e eu me senti agoniada por seu amor.

Se eu pudesse conhecer Werther, falar com ele por algum momento, eu me sentiria feliz, de alma limpa.
comentários(0)comente



Raquelita 24/02/2024

De rasgar a alma
"Por que é que aquilo que faz a felicidade do homem acaba sendo, igualmente, a fonte de suas desgraças?"

Ainda não tive a oportunidade de conhecer uma obra que retratasse tão bem a angústia humana, a tristeza, a apatia e a paixão estarrecedora em sua essência mais pura. O jovem Werther sente muito mais do que aguentaria sentir e esse é o prenúncio de sua ruína.
A alma do rapaz tem olhos ávidos, capazes de enxergar toda beleza, dor e poesia que lhe cercam, a natureza enfeita sua melancolia e lhe traz certo alívio. Ao longo do livro, percebemos a capacidade do protagonista de narrar as dores de seus semelhantes, mesmo que essas sejam dores que ele não tenha que se sujeitar, devido ao seu lugar no mundo.
Além de sentir demais, Werther quis muito, há algo que ele desejou com toda sua alma, a ponto de fazer com que nenhuma outra coisa no mundo fosse capaz de lhe trazer alegria ou satisfação.
Ele apostou todo seu ser naquilo que foi o maior desejo de seu coração, e uma vez perdida essa aposta, o simples existir se tornou um castigo.
Werther atravessou a angústia indizível do perder metafórico. Ele perdeu algo que, por não ter lhe pertencido efetivamente, fez parte de um imaginário perfeito e imaculado, algo que na construção de sua mente poderia ter levado uma felicidade plena que beira a epifania, o oposto do que ele estava vivendo. A queda do penhasco das possibilidades perfeitas às vezes pode ser alta demais para que possamos aguentar.
"Os sofrimentos do jovem Werther" é para aqueles que, como ele, sentem que tudo nos falta quando faltamos a nós próprios.
comentários(0)comente



Tatinha 24/02/2024

Muito bom! Adorei o estilo do livro: as cartas e em meio o outro narrador contando sobre o personagem! Gosto do estilo romântico, ainda mais quando a leitura fica fluida!
comentários(0)comente



rafa 23/02/2024

Os sofrimentos do jovem werther
Sobre essa leitura, nada me resta dizer, somente que werther sofreu por não ter um amor correspondido. Lotte se mostra como uma mulher extremamente amorosa e cativante e werther se encanta por ela de primeira, mas sofre justamente por a mesma já estar casada, então nada lhe resta se não se lamentar por não poder ter sua amada para si. Conforme a narrativa avança, se percebe que o mesmo cada vez mais se afunda em uma tristeza inconsolável e cada vez mais se vê sem rumo, sem ter a quem ele possa de recorrer. No final, sabemos bem a o que ele recorre.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leyla 21/02/2024

Releitura que amei!
Uma releitura que espero anos para fazer. li a primeira vez com 14 anos e fiquei fascinada! de certa forma esse livro abriu caminho para o meu amor por clássicos, tudo nele é intenso, e penso que é um livro para pessoas sensíveis que estão de coração aberto para o jovem Werther. Um curtinho clássico, de fácil leitura e enredo envolvente. Como não se emociona com as polícias apaixonadas do protagonista, como não se compadece por seu sofrimento sem fim e seu destino trágico eminente, enfim, é aquele tipo de livro pra ler a vida toda e se identificar com o personagem em vários aspectos.
comentários(0)comente



Marcelo1415 18/02/2024

Realmente sofrimento
Em um compilado de cartas para seu melhor amigo; Werther retrata sensibilidade e muito romantismo, sofrimento diante da paixão obsessiva por Lotte. A qual já está prometida a outro.
comentários(0)comente



Naclara 17/02/2024

Os sofrimentos do jovem Werther
" Sim, de fato, sou apenas um andarilho, um peregrino sobre a terra! Vocês veem algo além disso? "


Esse livro é meio diferente dos outros que já li. O Werther, que é o protagonista, conta sua vida em forma de carta para um amigo seu. Ele fala sobre suas viagens, sentimentos, acontecimentos e pessoas que ele conhece. Ele é um homem que viaja e que tem muita paixão por tudo o que faz. Ele literalmente ama demais, com intensidade demais, tudo é todos.

Ele fala sobre suas viagens para esse amigo, e em uma delas, ele conhece a Lotte, que vora a dona do seu coração. Tudo começou como uma amizade linda deles dois. A família dela o amava e eles eram muito amigos, mas, com o tempo (nem tanto assim), foi virando algo mais. Ele se apaixonou por ela. E, como falei, ele é um homem que ama demais.

No começo, ele falava sobre suas viagens, depois passou a falar sobre seu amor por ela, no começo, lindo, mas só até ele ver que era uma coisa impossível, já que ela tinha um noivo. Ela estava com outro homem.
Como um homem que sente demais, não da nem pra imaginar o quão grande e intenso foi o que ele sentiu.

Eles ainda passaram um tempo somente com a amizade, mas nosso Werther sofrendo o tempo todo. Como seria o sentimento de estar perto de alguém que você ama, conviver com aquela pessoa, e ainda assim, mesmo do seu lado, você não poder estar realmente com ela. Por isso o nome, "Os sofrimentos do jovem Werther". Complicado, intenso e doloroso.


" Tenho tanto, e o sentimento por ela enlaça tudo, tenho tanto e sem ela tudo vira nada para mim. "
comentários(0)comente



Freddy Bacus 17/02/2024

Depressão
Que livro fantástico, em forma, em conteúdo, em tudo.
Criamos uma cumplicidade bizarra com o Werther, hora que lemos as cartas dele diretamente, mas mesmo assim, não acreditamos muito nele, pois lemos só aquilo que temos contato. O que deixa um acesso a personagem super interessante, principalmente quando montamos a Lotte em nossa cabeça.
A tensão e depressão do texto vem numa crescente ao longo de todo o livro, e isso só cresce e angustia os leitores também, não só o pobre Werther. É impressionante o quão antigo é esse texto, mas o quanto ele ainda se apresenta contemporâneo. É entendível as ondas suicidas após seu lançamento.
Mas o livro é uma perfeita radiografia do platônico, do sofrimento e das questões suicidas. Muito bom, ótima leitura.
Ps: essa edição é linda de morrer.
comentários(0)comente



Cris SP 14/02/2024

14.02.2024
Que livro! Uma história reflexiva onde o jovem Werther, por meio de cartas a seu amigo e confidente Wilhelm, relata todas as suas angústias e anseios sobre sua vida, principalmente sua paixão por Lotte. Mesmo sendo ela uma mulher comprometida, Werther não a deixa de visitá-la e passar o maior tempo junto, no entanto, a amizade que tinha com seu marido estremece e ele tenta se afastar por um tempo. E assim o leitor acompanha esse dilema todo que está na consciência de Werther e como isso tudo vai terminar. Muito bom!
CPF1964 14/02/2024minha estante
?????




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rute.Severo 12/02/2024

O puro suco do romantismo
Através da jornada emocional de Werther, somos imersos em um turbilhão de sentimentos intensos, onde o amor não correspondido e a busca por autenticidade são temas centrais.

Werther personifica o romântico, mergulhando em suas paixões de forma fervorosa e desmedida, desafiando convenções sociais e buscando uma conexão profunda com a natureza e com sua própria alma.

A obra transcende o individual para tocar em questões universais sobre a condição humana, capturando a intensidade e a beleza, mas também a dor e a tragédia inerentes à experiência romântica.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1669 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR