O Alienista

O Alienista Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


4269 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


marina.siqueira 12/07/2021

"Quem é louco em Itajaí?" Costa, prima do Costa, o(s) barbeiro(s), D. Evarista? Mentira, superstições, vaidade, inveja, fofoca e ambições. Não são todas formas de desequilíbrio das faculdades mentais? Talvez a loucura esteja em acreditar nas "mil outras explicações que não explicavam nada",  no que o vizinho do amigo do seu tio disse, nos delírios de poder de um tirano. Talvez a loucura esteja naquele que finge indignação visando benefício próprio, naquele que, pelo medo, recorre a meios escusos, afinal, "o terror também é pai da loucura".
"Quem é louco em Itajaí?" A esposa do boticário, o padre, o vereador, o próprio Bacamarte?  Modéstia, tolerância, honestidade, lealdade, sinceridade. Se o normal for o desequilíbrio das faculdades, a loucura segue a moral? Mas se todos acabaram convertidos ao desequilíbrio, onde termina a moral e onde começa a hipocrisia?
Então, talvez você seja louco. Talvez eu seja também. Talvez a loucura seja intrínseca ao ser humano. "Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doido."
"Quem é louco em Itajaí?" Bem, depende da sua definição de loucura.
Alê | @alexandrejjr 16/07/2021minha estante
Que resenha deliciosa, Marina! Parabéns!


marina.siqueira 17/07/2021minha estante
Muito obrigada!




Ana 23/05/2021

O Alienista - resenha
No começo do livro eu não estava entendo nada. É minha segunda leitura do Machado de Assis, talvez seja por isso que não entendi. Mas comecei a ler escutando o áudio book e tudo melhorou. Um livro MUITO BOM, com certeza irei ler mais desse autor incrível.

Apesar de ser um livro antigo, a leitura é fluída.. algumas palavras meio complicadas, mas com o contexto você torna a saber o significado dela. Tive muitas emoções.. raiva, felicidade, tristeza...

Leitura bem rápida, gostosa e meio louca kkkkk. Leiam com atenção, e sem medo. ??
Kel 23/05/2021minha estante
Tbem tive dificuldades no início, relia algumas páginas e a leitura era lenta. Mas curti mto o livro, ele é cheio de ironias quanto a ciência.


Ana 23/05/2021minha estante
Siiim ksksks, muito bom, sério! Achei que eu não ia gostar...




Laura.Novelli 26/01/2021

Como já era esperado, Machado de Assis nunca decepciona! Livro curtinho de escrita fluida e pequenos capítulos, é uma ótima opção entre leituras mais densas, ou para quem quer se aventurar aos poucos na Literatura Brasileira.

Nesta belíssima análise psicológica, Machado explora o comportamento humano e as relações sociais, por meio de um médico que tenta decifrar os distúrbios psicológicos da população de uma pequena cidade.

Pinceladas mordazes sobre o sistema político da época são um deleite à parte, nos fazendo perceber que nossa realidade atual não é muito diferente do Brasil nos anos 1800!

A linda edição da Editora Antofágica enriquece a experiência de leitura, com diversas ilustrações e textos extras ao fim do conto.
Katia Rodrigues 29/01/2021minha estante
Excelente resenha! Quero muito ler.


Laura.Novelli 30/01/2021minha estante
Obrigada, Katia! Leia quando tiver a oportunidade, é um conto maravilhoso! :)




Igor 03/03/2021

O alienista ( Machado de Assis)
O alienista foi a minha primeira leitura de Machado de Assis e a minha primeira leitura ?clássica? no início fui bombardeado por Machado de Assis por palavras em desuso e muita interpretação. Por ser minha primeira leitura clássica. Certamente obtive muita dificuldade no início pra ler o livro. Mas isso não me deixou abalar.

Pensei como será o trecho final do Dr Simão bacamarte vulgo o alienista que decide então construir a casa Verde. E lá colocar todos os Loucos da cidade e logo,o alienista vai colocando toda a cidade na casa Verde... ficando cada vez mais obcecado pelo trabalho e por entender a mente humana. E se na verdade o maior louco for o alienista ? Já que de tantos ?loucos? a sua volta. E os estudando a cada vez mais ele não tivesse sido ?contaminado? pela loucura. perguntas que ia me fazendo a cada capítulo.

Umas das frases que mais me marcaram no livro foi ?o terror também é pai da loucura? - página 190.

Ao final do livro, chego a conclusão que Machado de Assis é um gênio fora de seu tempo. A Obra feita em 1882 e repleta de Interpretação e palavras complexas. Justamente para você colocar a sua cabeça para trabalhar.
Rafael 03/03/2021minha estante
Gostei bastante desse livro! Destaque positivo para essa edição da Antofágica, que brindou o leitor com ilustrações do grande Portinari.


Igor 03/03/2021minha estante
Sim! Agora irei me aventurar em ?O Grande Gatsby? depois ?Coração das Trevas?




spoiler visualizar
Samuel.Araujo 20/02/2018minha estante
Good.


Ana Paula Paim 23/02/2018minha estante
Olá, Breno

Machado de Assis tem um dom inefável, ele consegue prender e aguçar nossa curiosidade e interesse. Consegue fazer, com uma sutileza absurda, críticas a sua sociedade e que são facilmente aplicadas aos nossos dias. Afinal de perto ninguém é normal. Continue lendo os contos e fazendo suas resenhas. Abraços,




spoiler visualizar
Rafael D. 22/02/2018minha estante
Muito bem


Grace 01/03/2018minha estante
ok




Vittória Brasil 19/11/2020

Confuso
É difícil de entender algo com uma linguagem tão rebuscada. Quando eu entendia alguma coisa era legal, mas no geral ficava totalmente perdida.
Talvez eu devesse ler esse livro com uma linguagem mais atualizada.
Nathan @nathan.deus 22/11/2020minha estante
Recomendo a versão da Antofágica, além das ilustrações de Portinari, ela tem várias notas de rodapé que ajudam na compreensão do texto


Vittória Brasil 22/11/2020minha estante
Obrigada! Vou dar uma chance




nath191 20/09/2021

O Alienado*
Existem 3 pontos principais que podemos refletir(ou concluir, dependendo)
-Existem tantas pessoas desequilibradas que a sanidade seria a insanidade.
-Na verdade, o Simão era o único desequilibrado.
E o melhor ponto, na minha opinião:
-Todo mundo é um pouco desequilibrado, e tá tudo bem kkk
No meio da história teve uma revolta aqui e a Câmara Municipal foi tomada kkkkk
Eu li a história toda dando risadas.
Incrível, incrível.
Lala 24/09/2021minha estante
O Simão é doidoo!Ri muito lendo essa história tbm, o Machado tá afiado no humor e na ironia nesse livro, amo que as situações já começam absurdas, mas vão ficando cada vez mais absurdas até um nível de caos generalizado nessa cidade doida


nath191 24/09/2021minha estante
Sim!!
Eu ri demais, é cada loucura incrível. E sim, Machadão tava inspirado kkk




@biblioteca.da.alma 20/09/2020

O que é a loucura?
Nesse livro temos um médico, que decide criar uma espécie de hospício para tratar pacientes de sua cidade. No entanto, ele começa a enxergar loucura em todas as pessoas, até onde não tem. Qualquer emoção diferente ou momento de desequilíbrio é motivo para ser internado.
É possível que toda uma cidade esteja louca? Até onde um médico pode estar certo? O que, afinal, é a loucura? Quais os parâmetros para definir isso? A loucura é uma doença? Até onde as pessoas se calam e aceitam as coisas simplesmente por acharem que uma pessoa formada sabe tudo? Questões como essas são reflexões que fazemos ao longo dessa leitura, muito instigante, por sinal.
Aliás, notei uma grande semelhança da história com o Holocausto brasileiro, ocorrido em Barbacena, no qual pessoas eram internadas em um hospital psiquiátrico (sob condições desumanas), mesmo que não tivessem nenhum indício de loucura. Vale a pena conhecer essas duas histórias!
Sammy 20/09/2020minha estante
Pesquisa sobre o experimento de Rosenhan, ele trata sobre pseudopacientes e mostra as limitações da classificação de pacientes revelando as péssimas condições dos hospitais psíquiatricos da época. Dps disso foi questionado a coerência do DSM-II, sendo lançado posteriormente o DSM-III. atualmente o usado é o DSM-IV.


@biblioteca.da.alma 20/09/2020minha estante
Interesse, vou pesquisar simm




Bibi 16/06/2020

Grande Machadão!!!
Machado de Assis é genial em sua habilidade no uso da ironia e a perspicácia com que analisava as questões de seu tempo (e do nosso!!!).
O alienista foi publicado pela primeira vez em 1881, época em que a crença na ciência como ?salvadora dos males do mundo? começou a ser bastante difundida. Machado n era lá muito confiante nesse poder absoluto, e escreveu essa narrativa primorosa, nos fazendo questionar sobre a loucura e normalidade. Afinal, quais são os parâmetros pra loucura e lucidez nesse mundo bizarro q a gente vive?
E cuidado, os ?doudos? do livro podem parecer muito com você, então talvez talvez tu até termines a leitura com o mesmo diagnóstico! Haha
Isadora1232 16/06/2020minha estante
Esse livro é genial!!


Paulo.Nunes 16/06/2020minha estante
Já na minha lista!




Jamile.Almeida 19/08/2020

A ciência da loucura
Li Machado na minha adolescência... e acho que subestimava o seu valor!
A releitura desse livro já adulta me levou a outras reflexões! E essa edição da Antropofágica, ilustrada pelo Candido Portinari é para colecionador de tão linda!

Afinal o que é loucura? Quantas ações nossas, pensamentos velados ou relatados poderiam ser classificados como loucura, desvio de comportamento, transtornos de ansiedade, humor?
?De perto ninguém é normal? Caetano Veloso

São tantos CIDs (Código Internacional da Doença) para classificar comportamentos humanos inadequados. O que afinal é considerado desvios ou não? Não duvido da ciência e o que eles ja conseguiu definir até agora, mas a reflexão é muito válida.

Uma pitadinha de loucura na vida nos faz normais ou, pelo menos, reais.
almeidalewis 22/08/2020minha estante
Um bom livro será lido várias vezes ( Lewis ).


Jamile.Almeida 22/08/2020minha estante
Simmmm




Nado 16/08/2020

Divertido, apesar de um tema que soaria pesado
Machado de Assis conseguiu usar um tema, loucura e sanatório, que poderia ser muito pesado, de uma forma leve e divertida. As reviravoltas na história do protagonista farão com que você leia essa obra de maneira leve e rapidinho.
Recomendo a leitura.
Andre234 16/08/2020minha estante
hj a tatiana feltrin fez uma resenha desse livro


Nado 16/08/2020minha estante
Fez mesmo, Dé. Eu já estava querendo ler há um bom tempo, eu vi o vídeo e ela deu o gatilho que eu precisava rss




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
Olá, Caliane

Permita-me discordar, Machado não envelhece nunca. Ele é continua muito atual e consegue transpor o momento de sua produção (século XIX, precisamente em 1882) e dialogar com nosso contexto social. Quem nunca estranhou as atitudes e comportamentos alheios? Confesso que às vezes tenho vontade de conduzir alguns para a "Casa Verde" por julgar determinadas atitudes. Machado, porém é muito sutil ao criticar sua sociedade e a excessiva posição cientificista. Os melindres (escrúpulos) humanos também são questionados das mais variadas maneiras. É só ler e reler para ver! E Viva os textos machadianos!!! Abraços


Grace 01/03/2018minha estante
OK




Mary 29/06/2020

Será que o alienista não seria o próprio alienado? Qual o limite da loucura e da sanidade? Seríamos todos loucos? Existe equilíbrio nos desequilibrados?, Quanto de desajuste existe nos ditos equilibrados?
@monicadoceu_ 29/06/2020minha estante
Li na escola, mas estou muito interessada em reler este e outros clássicos.


Mary 29/06/2020minha estante
sim, também estou relendo...É ótimo reler com outras perspectivas.




Sté.Souza 26/06/2020

Machado de Assis e seu jeito irresistível de escrita. O conto "Alienista" é daqueles contos que faz você se divertir e ao mesmo tempo questionar.
Eu recomendo.
Paulinho 26/06/2020minha estante
Livro excelente, uma crítica fantástica e muito engraçado.


Sté.Souza 26/06/2020minha estante
É verdade, é bem engraçado




4269 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR