marina.siqueira 12/07/2021
"Quem é louco em Itajaí?" Costa, prima do Costa, o(s) barbeiro(s), D. Evarista? Mentira, superstições, vaidade, inveja, fofoca e ambições. Não são todas formas de desequilíbrio das faculdades mentais? Talvez a loucura esteja em acreditar nas "mil outras explicações que não explicavam nada", no que o vizinho do amigo do seu tio disse, nos delírios de poder de um tirano. Talvez a loucura esteja naquele que finge indignação visando benefício próprio, naquele que, pelo medo, recorre a meios escusos, afinal, "o terror também é pai da loucura".
"Quem é louco em Itajaí?" A esposa do boticário, o padre, o vereador, o próprio Bacamarte? Modéstia, tolerância, honestidade, lealdade, sinceridade. Se o normal for o desequilíbrio das faculdades, a loucura segue a moral? Mas se todos acabaram convertidos ao desequilíbrio, onde termina a moral e onde começa a hipocrisia?
Então, talvez você seja louco. Talvez eu seja também. Talvez a loucura seja intrínseca ao ser humano. "Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doido."
"Quem é louco em Itajaí?" Bem, depende da sua definição de loucura.