Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2278 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



pombiiinhaaa 08/02/2023

vou começar dizendo que não foi uma leitura fácil, principalmente pela linguagem nadsat, no começo da leitura eu tive que ficar vendo o glossário o tempo todo. Eu de certa forma odiei o protagonista, mesmo vendo algumas pessoas gostando dele aqui. O livro é bom no geral, mas fica no ar aquela impressão de que você tem que ler esse livro, sendo que tem livros melhores que abordam o mesmo assunto.
comentários(0)comente



Andressa.Rocha 08/02/2023

Muitas véssiches horrorshow ??
Amei esse livro e acho que eu sou dodói da cabeça pq eu gosto do Alex ???
Não é à toa que a obra ainda depois de décadas é bastante comentada e ovacionada.
comentários(0)comente



book.shelf 07/02/2023

Que livro
Um trecho define:
"O que Deus quer? Será que Deus quer insensibilidade ou a escolha da bondade?"

Apenas leiam
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Natasha Viana 06/02/2023

É uma leitura desconfortável, sendo bem sincera, Alex é um garoto muito mal. Mas mesmo assim, nos leva a questionar a ação do governo para com ele. Governo autoritário, começa com os "inimigos", delinquentes, mas infelizmente, daqui a pouco as vítimas são os inocentes. Então vale a reflexão de até que ponto o governo deve impor sua vontade sobre a nossa. Se temos livre arbítrio, somos livres e podemos fazer o bem e infelizmente o mal tbm. Mas é para isso que temos leis que garantam que a liberdade de um não afete a liberdade do outro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



eddie 06/02/2023

Demasiadamente "horrorshow"!!
Vi que muitas pessoas gostam do Alexinho por ele ser muito carismático, mas eu não consegui sentir nada disso. Única coisa boa nele é o gosto musical, ponto.
Ah! Estou viciada na língua dos nadsates.
comentários(0)comente



derkr13g 02/02/2023

horrorshow horroshow
a mais pura ultraviolencia com críticas visivelmente justas, queria experimentar esse famoso moloco com sintesmeque também, afiado
comentários(0)comente



Laísa 02/02/2023

É certamente um clássico do gênero, estilo bem único e trama bem interessante. Tem aquele choque do idioma ser tão diferente do que estamos acostumados, que por vezes é bem imersivo quando você começa a entender o que o Alex fala só pelo contexto, mas por vezes é um tanto cansativo confesso hahaha. De toda maneira, vale a leitura.
comentários(0)comente



Kaline11 02/02/2023

Sem palavras!!!
Iniciei a leitura com um pouco de receio de não compreender o vocabulário "nadsat", mas isso não foi um problema, pois deu pra entender considerando o contexto da situação.

Foi uma experiência que me despertou sentimentos conflitantes, senti muita raiva do Alex no início, mas ao decorrer da leitura (apesar de achar impossível gostar do personagem inicialmente), senti empatia considerando sua situação.

No final de tudo, apesar de toda a tortura sofrida pelo personagem, a "cura" do Alex foi realmente o amadurecimento, a transição para a vida adulta.

Por fim, meu conselho é, quem tiver com receio, leia e tire suas próprias conclusões, só se atentem aos gatilhos!
comentários(0)comente



Gomes 02/02/2023

Terminei definitivamente smekando horrorshow
Em laranja mecânica nós vemos uma sociedade distópica, onde a violência tomou conta das pessoas e nós vamos acompanhar, especificamente, Alex, que é um jovem violento, comete delitos graves com sua gangue, desde vandalismos, furtos e etc. até coisas bem mais pesadas como 3stupr!s e outros tipos de violências (fica o alerta para os mais sensíveis).
Apesar da grande questão da sociedade, o livro não foca muito nessa parte especificamente, não se preocupa em mostrar explicitamente a estrutura e o modo como a sociedade se constrói, pois o livro se passa diante da narrativa do Alex. Vamos, a partir desse jovem delinquente, observar as manobras de controle do governo, a falta de respeito à individualidade e existência do ser enquanto pessoa, sendo um claro e evidente manifesto à liberdade, deixando claro que uma pessoa que não é essencialmente boa, e sim impelida a isso, não serve de muita coisa a não ser de massa de manobra.
SPOILERS A PARTIR DAQUI!!
Não tem o que falar a não ser que essa obra é magnífica! Essa ideia distópica de uma sociedade que controla um ser humano a ponto de torná-lo uma marionete, impedido de pensar e agir por si, sendo direcionado ao bem ou ao mal, tendo toda sua individualidade roubada. Eu não sei nem como expressar as coisas que eu senti lendo esse livro, sentir ódio e pena de um mesmo ser, saber que suas atitudes são desprezíveis mas também ter consciência de que ter roubado de si o direito até de seus próprios pensamentos é impensavelmente absurdo. Eu acabei o livro com uma sensação estranha, como se estivesse abandonando alguém (?), e apesar de todas as questões distópicas e afins eu ainda acredito que o livro fala muito sobre uma jornada de amadurecimento, mesmo que indiretamente. Eu gostei muito e acho que não teria momento melhor na minha vida para ter conhecido esta obra.
comentários(0)comente



Maria.Printes 30/01/2023

Um livro grandioso e que deve ser lido pelo menos uma vez na vida (ou por que não outras vezes mais!?) e o filme dirigido por Stanley Kubrick é fantástico!
Acabei assistindo o filme primeiro, no entanto, não afetou a ótima experiência que tive com a leitura desta obra.
Se fores lê-lo, reforço que não consulte o glossário, aprecie o estranhamento ao decorrer do livro.
comentários(0)comente



jenwift 29/01/2023

"Você, 6655321, será reformado."
Perversão, reversão e conciliação. O idioma nadsat contrasta a mente confusa do Vosso Narrador Alex - e faz toda a história mais rica - em nossa primeira parte mostra toda a perversidade do Alex e seus druguis, em todos os momentos não se é capaz de entender o motivo ou fim para tamanha violência. A parte dois reverte - literalmente - o protagonista, é pesado de se ler e pior de se imaginar, mas a parte três tem aquele ar de leveza e em certas narrativas até uma pena do personagem, pois o mundo todo do qual conhecia se desvanece e nada mais seria como antes. Dessa forma, a moral que Laranja Mecânica nos deixa é: ou você muda por si próprio ou o mundo te molda.
comentários(0)comente



alicezzi 29/01/2023

laranja mecânica || anthony burgess
O livro Laranja Mecânica de Anthony Burgess um livro pesado, visual e que não poupa detalhes. Escrito a partir de um linguajar juvenil usado pelos adolescentes para comunicarem entre si através de múltiplas gírias, o livro conta a história de Alex, um garoto de 15 anos que, literalmente, taca o terror em sua cidade.

Alex não gosta de ir à escola, não trata sua família bem e não tem lá muita educação. Com sua gangue de amigos marginais, o garoto sai pela noite em busca de caos e destruição. Ao espancar pessoas, ferir idosos, invadir casas, destroçar pertences, cometer estupros e até assassinato, Alex encontra seu principal meio de diversão.

Até que, em uma dessas aventuras escabrosas, o menino é pego pela polícia e sentenciado a muitos anos de prisão na cadeia. Porém, um dia, Alex aceita um acordo para diminuir seu tempo da prisão: passar 15 dias no prédio branco ao lado.

Laranja Mecânica busca entender se há algum meio de fazer com que adolescentes violentos e, aparentemente, sem futuro, sejam curados através da reeducação violenta. Seria possível fazer com que esses jovens deixem de sentir prazer em causar destruição por onde passam?

Livro muito bem construído, entretanto, é muito pesado e cansativo de se ler. Por mais que seja pequeno, sua leitura e interpretação é bem desgastante, mas no final vale a pena.
Não recomendo a leitura para quem é sensível a gatilhos, pois logo no começo eles são revelados.

nota: 7/10
comentários(0)comente



2278 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR