Gomes 02/02/2023
Terminei definitivamente smekando horrorshow
Em laranja mecânica nós vemos uma sociedade distópica, onde a violência tomou conta das pessoas e nós vamos acompanhar, especificamente, Alex, que é um jovem violento, comete delitos graves com sua gangue, desde vandalismos, furtos e etc. até coisas bem mais pesadas como 3stupr!s e outros tipos de violências (fica o alerta para os mais sensíveis).
Apesar da grande questão da sociedade, o livro não foca muito nessa parte especificamente, não se preocupa em mostrar explicitamente a estrutura e o modo como a sociedade se constrói, pois o livro se passa diante da narrativa do Alex. Vamos, a partir desse jovem delinquente, observar as manobras de controle do governo, a falta de respeito à individualidade e existência do ser enquanto pessoa, sendo um claro e evidente manifesto à liberdade, deixando claro que uma pessoa que não é essencialmente boa, e sim impelida a isso, não serve de muita coisa a não ser de massa de manobra.
SPOILERS A PARTIR DAQUI!!
Não tem o que falar a não ser que essa obra é magnífica! Essa ideia distópica de uma sociedade que controla um ser humano a ponto de torná-lo uma marionete, impedido de pensar e agir por si, sendo direcionado ao bem ou ao mal, tendo toda sua individualidade roubada. Eu não sei nem como expressar as coisas que eu senti lendo esse livro, sentir ódio e pena de um mesmo ser, saber que suas atitudes são desprezíveis mas também ter consciência de que ter roubado de si o direito até de seus próprios pensamentos é impensavelmente absurdo. Eu acabei o livro com uma sensação estranha, como se estivesse abandonando alguém (?), e apesar de todas as questões distópicas e afins eu ainda acredito que o livro fala muito sobre uma jornada de amadurecimento, mesmo que indiretamente. Eu gostei muito e acho que não teria momento melhor na minha vida para ter conhecido esta obra.