Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2278 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Beicinha 18/02/2023

É? sei lá? tô processando?
Talvez eu seja mesmo uma vek starre e essa kal toda kkkkkk
Vou assistir o filme e completo minha opinião. Mas achei ok, confuso (intencionalmente), mas ok. Tem críticas sociais interessantes e bem abordadas, e como é um clássico, indico a leitura!
comentários(0)comente



Gabi 17/02/2023

Incrível!
O título estava na minha estante faz algum tempo. Não tinha sentido de iniciar a leitura. Ainda bem! Eu não estava preparada para o que ia encontrar. A paciência é necessária para compreender o drama e a evolução do protagonista Alex. Um verdadeiro clássico, que incomoda e instiga com o desafio gramatical de ler em vocabulário nadsat. No fim? É fluido, parece que somos fluentes!
comentários(0)comente



isa!! 16/02/2023

Consegue ser muito superior ao filme!
Iniciei a minha leitura juntamente enquanto assistia a adaptação do kubrick pro cinemas, e tenho certeza que o original é superior em todos os sentidos.
enquanto o filme trata de uma forma rasa a puberdade e a perda do amadurecimento do alex, no livro, o assunto é quase o ponto principal. entre discussões sobre o que é liberdade, e em como todos vão querer te usar para os próprios interesses, nós temos um personagem adolescente que fez coisas horríveis e também passou por coisas horríveis (levou o troco bem feito) durante a fase mais importante do ser humano, a adolescência. o Alex, como um bom adolescente, se acha superior e mais inteligente que todos a sua volta, ele é arrogante, mas ao mesmo tempo é uma pessoa muito ingênua... acredita em qualquer adulto que demonstra o mínimo de interesse, e se decepciona com todos eles, inclusive com seus pais, que mesmo eu dando razão por eles não aguentarem mais o alex, é fato de que a quebra de expectativa do alex ocorre e ele percebe que está sozinho no mundo. mesmo assim, eu gostei do desfecho bonzinho do livro, dele percebendo que queria mais da vida e que tava na hora de parar de ser um inútil e começar a ser uma pessoa normal

não consigo dar 5 estrelas pq é muito enrolado em algumas partes, e acho inútil alguns capítulos e diálogos. fora isso o livro é incrível e mexe muito com nossos sentimentos e com o nosso caráter e pensamento, pois você pode começar a sentir pena do alex que é só um menino de 15 anos, ou pode acreditar que ele mereceu tudo que sofreu
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bernardo.Mucelini 13/02/2023

Esse vocabulário?
Larguei o livro nos primeiros capítulos. Já ouvi falar tão bem de Laranja Mecânica, principalmente do filme, mas a narrativa do livro me decepcionou bastante. Odiei imensamente como a estrutura da narrativa é construída em torno do vocabulário russo, SEM TRADUÇÃO ou nota para explicação (pelo menos na edição que comprei). Simplesmente péssimo e maçante, muito ruim mesmo. Quem sabe no futuro eu retome a leitura, mas agora tenho outras prioridades.
comentários(0)comente



Raul.Silva 12/02/2023

Aluno da ep pbl
Acabei de finalizar o livro, a história é pequena só 191 páginas,o resto não é história, o glossário eu li durante a leitura.

Achei interessante a linguagem do personagem, só acho que seria melhor se o significado das palavras estivesse na parte de baixo da página do que no final do livro.

A história é muito boa com início, desenvolvimento e fim muito bom. A história não é muito detalhada e isso é bom pra leitura,pois não fica algo lento.

O desenvolvimento do personagem narrador, muito bem desenvolvido e com um final digno e muito, legal. Não sei porque eu me identifiquei com o final do personagem e enterdi a trajetória dele.
comentários(0)comente



Giselle132 12/02/2023

Então, o que é que vai ser, hein?
Livro maravilhoso! Não sei explicar em palavras o quanto. Me fez refletir sobre tantas coisas... acho que entendi o que o autor quis dizer!
Sobre a linguagem Nadsat, eu li de uma vez sem saber os significados e foi incrível, porque fui me acostumando e quando percebi já entendia algumas palavras.
Ler Laranja Mecânica foi uma experiência e tanto!

"Violência gera violência"

"Quando um homem não pode escolher, ele deixa de ser um homem."

"Pode não ser bom ser bom, pequeno 6655321. Ser bom pode ser horrível."

"Será que eu serei apenas uma laranja mecânica?"
comentários(0)comente



Sibernagel 11/02/2023

"E mais: maldade vem de dentro, do eu, de mim ou de você totalmente odinokis¹, e esse eu é criado pelo velho Bog ou Deus, e é seu grande orgulho e radóstia²."

¹- sozinho
²-alegria
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



yellsgarden 11/02/2023

O uso do dialeto tornou a leitura difícil para mim, mas apartir do momento em que assimilo algumas palavras tudo parece fluir da melhor forma, onde aquele modo de falar faz com que a minha idealização da história tenha aquela mesma estética "camp" que o Kubrick trouxe na adaptação ao cinema. E trazendo o nome do Kubrick, pude compreender o que levou-o a adaptar o livro; A Laranja Mecânica é de uma genialidade ímpar, um mundo onde a violência é banalizada ao extremo, e onde a solução seria a retirada do livre arbítrio, trazendo diversos embates moralistas.
comentários(0)comente



Francisco 11/02/2023

Um clássico moderno de leitura imprescindível
Em uma Inglaterra futurista, a violência das gangues de adolescentes atingiu um elevado grau e agora todas as ações dessas gangues são atos denominados "ultraviolentos" pelo Governo, uma entidade totalitária e repressiva nas mais diversas esferas da sociedade.

Alex, o protagonista, é líder de uma dessas gangues ultraviolentas que narra a história em primeira pessoa, com uma linguagem informal misturada ao dialeto falado entre os adolescentes, intitulado " nadsat". Após ser preso, o ponto alto da história é a experiência realizada em Alex para torna-lo um indivíduo pacífico, a denominada Técnica Ludovico, mas que lhe trará grandes consequências ao ser inserido novamente na sociedade de origem.

Em uma perspectiva holística, há traços que o identificam com os grandes clássicos modernos. A narração informal de Alex lembra em muitos aspectos Holden Caulfield, de "O Apanhador no Campo de Centeio", de Salinger. Além disso, pode-se dizer que ambos são adolescentes em formação e com desfechos similares. Portanto, é um ótimo livro e imprescindível a quem busca a leitura dos clássicos (sejam eles modernos ou não).
comentários(0)comente



Gaab '-' 10/02/2023

Um dos melhores livros de distopia que já li... nele vemos um ponto de debate forte sobre o livre arbítrio não existir, pois nossas escolhas não são totalmente determinadas por nossa vontade e sim influenciadas pelo meio em que vivemos (amigos, cultura, ciclo familiar, lugares, etc...)

A obra tem um vocabulário próprio(Nadsat)... desde o inicio o autor quis nos causar essa sensação de estranheza... ao final do livro existe um glossário com significado de todas as palavras utilizadas, mas eu não utilizei pois desde o início foi a intenção do autor causar essa estranhesa com os jovens delinquentes e Alex repete várias vezes algumas expressões e você passa a compreendê-las no decorrer da história...

Escrito no meio de um diagnóstico errado... pensando que seu fim viria... Anthony Burgess escreveu o máximo de livros para que após sua ida, sua mulher pudesse viver dos direitos autorais dos livros e Laranja Mecânica foi um deles!!!
comentários(0)comente



Mavi 09/02/2023

Horrorshow
Acredito que eu nao sou intelectual o suficiente para esse livro. De qualquer forma, apesar da invenção de novas palavras ter me feito refém do glossário do livro em pelo menos 1/3 da história, a narrativa fluiu rapido e a escrita é gostosa de acompanhar. Uma história desconfortável e ao mesmo tempo intrigante, que te faz querer saber qual será o desfecho do personagem e, por mais detestavel que Alex fosse, ainda se levantou o sentimento de discordância do método utilizado nele para que ele se tornasse um "cidadão de bem".
Acho que vale a leitura, mas pesquise sobre seus gatilhos antes pois o livro pode ser gráfico em alguns pontos.
comentários(0)comente



nix 09/02/2023

Vocabulário Nadsat
Gosto bastante da proposta do livro, da história em si, gosto das questões levantadas, porém, o vocabulário pra mim é completamente irritante. Faz o livro ficar lento e maçante, sem nexo, parece só um monte de palavra jogada. Não tinha interesse nenhum de pegar pra ler, basicamente me obriguei a terminar.

Me decepcionei bastante, pois achei que ia ser um livro bem diferente do que o que eu li.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2278 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR