Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2280 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


Bruno 29/08/2022

Fenomenal
O que é que vai ser, hein?

O livro nos conta a história de Alex, um garoto que pelo que entendi tem uns 14 ou 15 anos e é um completo filho do capeta. Alex é mau, perverso e escroto de verdade até a alma.

Nosso bom e velho drugui Alex é o humilde narrador dessa história. O que para mim tirou muito do peso das cenas brutais, além disso o livro tem um linguajar bastante peculiar, acabei achando a narrativa engraçada e me apegando muito ao Alex, apesar de não torcer por ele, claro. Aqui vale ressaltar o ótimo trabalho de tradução e edição da versão que li no Kindle, que trazia também um glossário das gírias.

O livro é dividido em 3 partes. Cada parte fala de aspectos diferentes da sociedade e mente humana, trazendo muitas reflexões acerca dos nossos instintos e como lidamos com ele na sociedade. Acompanhamos tudo de perto com Alex que para mim foi um excelente protagonista (não no sentido de bondade) e narrador.

O livro tem gatilhos de estupro e pedofilia, além de várias cenas de ultraviolência muito horrorshow mesmo (kkkkk).

Para quem gosta de livros como 1984 de Orwell, não tem como se decepcionar com esse aqui. Recomendo demais.
DANILÃO1505 29/08/2022minha estante
Tenha uma ótima leitura!


DANILÃO1505 29/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!


DANILÃO1505 29/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sabrina.Leonhardt 24/08/2022

Intrigante
Admito ter demorado mais do que gostaria para finalizá-lo e até mesmo pensei em abandonar a leitura, pois o começo não me estava agradando muito.
Mas resolvi dar mais uma chance e a partir da metade passei a gostar bastante da história.
É intrigante e fazia algum tempo que não sentia os variados sentimentos que surgem ao longo das páginas.
Vale bastante a leitura, além de ser um clássico!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Oliver 21/08/2022

Esse livro é uma experiência muito interessante
"E o que é que vai ser hein?"
Como diria o próprio livro, extremamente horroshow.
Quando terminei, confesso que fiquei meia hora olhando pro teto pensando nos aspectos sociais que o livro desenvolve.
Quando você para pra pensar em cada capítulo e cada passagem do livro como uma crítica, tudo fica completamente incrível.
Essa é a famosa leitura exencial!!
comentários(0)comente



haenna 20/08/2022

Com certeza é um livro bem impactante, com muitos gatilhos. O modo como as cenas são descritas me fizeram sentir parte daquele universo, sejam pelas gírias originais ou o ponto de vista do Alex sobre seus próprios atos e os atos de terceiros. Recomendo a leitura, carrega mensagens muito fortes, principalmente sobre a linha tênue entre a bondade e a maldade existentes em cada pessoa, em seus mais variados aspectos.
comentários(0)comente



lilianduartte 19/08/2022

Como diria o próprio, Horrorshow!
?Então, o que é que vai ser, hein?? Definitivamente, ler este livro foi uma das experiências mais bizarras e fascinantes que já tive. A linguagem nadsat parece atrapalhar a construção da história no início, mas então ela vai se tornando tão parte do personagem que o estranho seria se ela não existisse. O narrador-personagem explode nossas cabeças com uma ultraviolência ao mesmo tempo que nos transforma em um ?drugui? seu, que acompanha sua história, a partir de seus próprios pensamentos, e acompanha-o até o momento em que ele se julga maduro. Ao terminar a leitura fica óbvio o porquê dessa história ser uma das ficções-científicas mais importante de todos os tempos.
comentários(0)comente



Luana.Dorte 17/08/2022

Horrorshow
Confesso que diversas vezes pensei em desistir do livro. A linguagem nadsat parecia ser completamente incompreensível pra mim, mas depois de uma certa insistência, até que fluiu bem.

A primeira parte do livro é bem tediosa, mas o desenrolar surpreende. Jurei que não teria dó do Alex, mas tive rs. O livro trás essa mistura de sentimento e confunde a nossa razão.

Mesmo assim, não foi um livro que eu amei. Li na marra, mas gostei de ter lido.
comentários(0)comente



amandabcca 17/08/2022

Interessante, mas não perfeito.
Sendo bem sincera, o início é completamente dispensável, achei o maior tédio, apesar de ser a apresentação do personagem principal. Entendo que ele precisa estar incluído, mas foi extremamente penoso de ler, e o maior motivo são as gírias. No começo era um pavor de tentar imergir, porque a linguagem nadsat não me deixava! Após metade do livro, me acostumei e entrei na mente do Alex, conseguindo me conectar com a narrativa.

Confesso que desde a primeira página sinto uma repulsa e uma aversão ao Alex, porque ele é um personagem desprezível. Todavia, no final me vi sentindo EMPATIA, pelo personagem que jurei odiar. Essa brincadeira que o autor faz com o nosso psicológico, é simplesmente incrível, de aplaudir de pé!

Gostei muito da mensagem que passa, e recomendo para aqueles que já tiveram algum contato com a distopia anteriormente.
Bruno 29/08/2022minha estante
o Alex é muito carismático. As gírias tornam a leitura mais leve e acho que faz a pessoa gostar mais dele, porque fica tudo meio engraçado. Até em cenas de ultraviolência. O filme deve ser bem mais pesado, ja q n tem tanto da linguagem Nadsat.


amandabcca 29/08/2022minha estante
não senti nada que me faça gostar do Alex, mas entendo a sua interpretação




Jhennyfher.Pecanha 16/08/2022

F*da, esse cara é f*da
Anthony Burges é simplesmente genial na construção desse livro. Se o objetivo dele era fazer uma obra atemporal, ele conseguiu. No início, confesso que fiquei enjoada e chocada com o personagem principal (e esse era o objetivo do autor), fora que as gírias totalmente estranhas e diferenciadas te deixam aflito e confuso. Outra coisa interessante na construção é a divisão em três partes da vida do personagem e a passagem de crescimento e otimismo que caminha pro final. Acredito que a mensagem do livro foi muito bem representada.
comentários(0)comente



Regis2020 16/08/2022

Atemporal...
Clássico que abstrai o tempo, que desperta emoções e questionamentos sobre vários assuntos, entre eles o Behaviorismo, área de estudo da psicologia usada como base para o desenvolvimento do tratamento Ludovico.
O Behaviorismo prega: que o livre-arbítrio não existe, que nossas escolhas não são totalmente determinadas por nossa vontade. São influenciadas pelo meio em que vivemos (cultura, ciclo familiar, genética?).

É correto privar uma pessoa de suas escolhas para que ela não possa optar pelo mal?

É essa discussão que é proposta pelo autor de uma forma crua através do personagem Alex DeLarge, de 15 anos.
Alex nos é mostrado como um delinquente juvenil, que comete todos os tipos de atos nocivos (roubo, estupro, invasão, agressão e assassinato) com sua gangue de delinquentes Georgie, Peter e Tosko.
Os garotos têm até uma linguagem própria, o nadsat, uma espécie de gíria adolescente, numa mistura do inglês e do russo.
Li o glossário antes de começar a leitura, e depois não o consultei mais... acho que a confusão com a rarrativa cheia de gírias (o autor criou mais de 200) é proposital, para causar estranheza ao adentrar o mundo dos jovens delinquentes.
E no decorrer da leitura você se adapta a linguagem e aprecia a jornada.

Ao ser preso... Alex, do latim "a-lex" (sem lei), é submetido ao tratamento Ludovico, que se propõe a fazer dele alguém "condicionado" a viver longe da criminalidade, tirando dele o livre-arbítrio, fazendo com que ele seja quase um zumbi.

O livro é narrado pelo protagonista, mostrando toda sua dor e sofrimento, se sentindo uma vítima inocente. Mas ele também narra de forma gráfica toda a dor e sofrimento que provoca, e vê-lo falando com tanto orgulho e prazer, não deixou espaço para que eu fosse sensibilizada por todas as escabrosidades as quais ele é submetido.

A história continua atual e provoca vários questionamentos, sobre a autoridade, criminalidade, psicologia, psiquiatria e manipulação política. Aborda temas fortes e reflexivos, além de ser uma exemplar crítica social em vários aspectos.
Com certeza continua nos fazendo pensar.

Gostei muito desse livro e recomendo a leitura.
AnonymousCow 16/08/2022minha estante
Acho curioso quando livros criam línguas novas. Mas não como Tolkien, acho mais legal como algo bem menor marca bem mais. Nunca quis aprender a falar élfico, mas me surpreendi com a Novalíngua de 1984 e com o objetivo por trás da sua criação.

Mesmo meu irmão sempre elogiando este livro eu nunca senti muito interesse por ele (boa parte disso é em relação aos estupros), mas sua resenha me deixou bem interessado. Vou aproveitar que o Vi tem o livro e lerei mais para frente rs


Alex 16/08/2022minha estante
Depois de sua resenha me encorajou tentar. Confesso que o filme me foi impossível. Mas dado o contexto que vc apresentou me parece que vale a leitura.


Núbia Cortinhas 16/08/2022minha estante
Régis, vc sempre aguça a minha curiosidade em querer ler o livro resenhado. ???


mpettrus 16/08/2022minha estante
Totalmente sem defeitos a sua resenha, Poderosa Regis!!! ???????? Um brinde a essa interpretação genial ???


Brujo 16/08/2022minha estante
Belíssima resenha !!!! ???


Regis2020 17/08/2022minha estante
Giovani, os estupros no livro não são explícitos igual no filme do Kubrick. Você pode ler sem problemas. ?


Regis2020 17/08/2022minha estante
Eu gostei do livro Alex, e espero que você possa gostar também. ?


Regis2020 17/08/2022minha estante
Obrigada Núbia. Não ?


Regis2020 17/08/2022minha estante
Fiquei sem jeito, com o "poderosa"... Mas adorei mpettrus! ?


Regis2020 17/08/2022minha estante
Obrigada, Brujo. ?


Carol 22/08/2022minha estante
Esse livro é fantástico


Regis2020 22/08/2022minha estante
Também achei Carol. ?




Amanda.Tapia 15/08/2022

Incrível
O começo da leitura é um pouco demorado, devido às gírias que o autor criou, mas que fazem toda a diferença na história. Depois de algumas páginas tudo começa a fazer sentido e fica difícil parar de ler. Tive todos os tipos de emoção ao longo da história, e o final não decepciona nem um pouco. Não é à toa que se tornou um livro atemporal. Muito bom!
comentários(0)comente



Elizabeth277 15/08/2022

Tipo assim, muito horrorshow
Tentei ler esse livro na adolescência e não consegui. Alguns anos depois estou aqui concluindo essa leitura fantástica. Acho que a experiência é tão incrível devido a linguagem que o autor construiu para o livro. Parece que estamos lendo algo escrito "tipo assim", de fato por um adolescente. Apesar das brutalidades que constam no livro, a história é incrível. Ver o Alex amadurecer no final é o desfecho perfeito.
Amei, ó meus irmãos! Tipo assim, muito horrorshow haha ? e aquela kal total.
Bruno 29/08/2022minha estante
pior que da vontade de sair falando assim kkkk




Lucikelly.Oliveira 15/08/2022

Um clássico
As gírias travam a leitura, principalmente no início.


?É melhor ser mau por conta do próprio livre-arbítrio do que ser bom por meio de lavagem cerebral científica? (BURGESS, ANTHONY)
comentários(0)comente



2280 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR