spoiler visualizarhk.liv 11/08/2022
Alex, Alex... que menininho problemático
Achei essa distopia muito interessante, pois nela vemos como a violência é tão gigantesca ou ponte de um adolescente chamado Alex cometer atrocidade como invasão, agressão em público (com a gangue formado por 4 pessoas, os druguis) e até estupro…. Ressaltando que ele só tem 15 anos.
Em uma determinada parte do livro Alex se desentendi com a sua gangue, no momento em que eles iriam assaltar a casa de uma mulher muito rica, a mesma morava sozinha com seus inúmeros gatinhos (ele não faz nada com os gatos, pelo menos isso) ela no que lhe concerne resiste, e começa uma brita entre ela e Alex, Alex por ser mais forte que ela, deixa a mesma muito machucada, ele escuta a sirene da polícia chegando e corre para a porta, ao abri-la ele é golpeado na perna dificultando a sua fuga, com isso os policiais pegam ele e o levam para a delegacia. Momentos depois chega a notícia que a mulher não resistiu as lesões e falece no hospital, tonando assim Alex um assassino e consequentemente preso.
Dois anos depois que o experimento denominado de recondicionamento de mentes criminosas onde ele literalmente é incapaz de levantar um dedo, ou melhor, pensar em levantar um dedo sem se sentir mal. Esse experimento se trata de uma série de vídeo hediondo, onde a cobaia é obrigada a assistir, após ser injetado um soro especial.
Nessa distopia, com as prisões extremamente lotadas, fruto da violência me recordo que investir em ressocialização para certos crimes, é de extrema importância, porém, não desse jeito extremamente absurdo. Hoje temos pais exemplos que esse sistema de ressocialização funciona como, por exemplo, Noruega.
Gostei bastante do livro, me trouxe uma temática ótima de um mundo totalmente diferente, uma boa distopia maravilhosa.