Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2280 encontrados | exibindo 796 a 811
54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 |


annaclara.. 10/07/2022

Horrorshow
No começo do livro estava super difícil para mim, o vocabulário novo tinha me confundido bastante. Depois de me esforçar um pouco tenho que dizer que Laranja Mecânica se tornou uma das minha leituras favoritas do ano
comentários(0)comente



pasqual.troiano 09/07/2022

HORRORSHOW! ?
Não tem palavra melhor que essa do titulo para definir a história desse clássico. No começo o livro é meio arrastado pela linguagem inventada mas ao decorrer da história você se acostuma e entende os significados, assim que a história flui não da vontade de parar de ler.

Alex, o personagem principal, demorou a me cativar mas quando me vi conectada com ele senti profunda empatia pelas suas loucuras e modo de lidar com a vida. Muitas vezes em choque com os acontecimentos, Burgess não teve medo ao escrever e explorar a sua criatividade.

A história é super envolvente, com reflexões que se encaixam na sociedade atual e muito mais que politica, também se reflete sobre vida pessoal e o que somos no mundo. Recomendo muito a leitura, não assisti o filme antes e também li consultando o glossario nadsat ao fim do livro, mas acredito que nada afete a experiencia da leitura.

? Minha citação favorita:
"Mas a juventude é apenas quando nos comportamos tipo assim como os animais. Não, não é bem tipo assim ser um animal, mas ser um daqueles brinquedos pequenos que você vê sendo vendidos nas ruas, como pequenos sujeitos feitos de lata e com uma mola dentro e uma chave de corda do lado de fora e você da corda nele e grr grr grr ele vai indo, tipo assim andando, ó meus irmãos. Mas ele vai numa linha reta e bate direto em coisas e não pode evitar o que está fazendo. Ser jovem é como ser uma dessas máquinas pequenas."
comentários(0)comente



Daniel-Ef2:8 08/07/2022

Distopia...
Achei a história mais ou menos, começa meio confusa por conta das gírias ou dialeto Nadsat, porém é bem fluida e te prende facilmente.

É catalogada como uma distopia, porém bem diferente de admirável mundo novo ou de 1984, essa é uma distopia que tem uma ênfase muito forte nas gírias usadas pelos adolescentes e muita violência e a necessidade de cura sendo utilizados métodos como o de lavagem cerebral.

Comecei a ler a história em si e só depois fui para o "dicionário Nadsat" e depois para o prefácio para assim absorver melhor a história. Acredito que se eu tivesse lido o prefácio e o "dicionário Nadsat" primeiro estragaria toda a experiência de leitura.

Não chega a ser minha obra distópica favorita, mas acho interessante como o autor descreve a violência que jovens desregrados podem provocar e como as gírias são até hoje uma forma, não somente dos jovens, mais de toda a sociedade em se comunicar! Se essa era a intenção do autor, então ele acertou em cheio pois hoje sempre nos comunicamos com as pessoas no dia a dia usando gírias.
comentários(0)comente



Dieni.Yukinami 07/07/2022

Gostei bastante da história em si, mas não sei dizer qual a lição que deve ser tirada dela, acho um final vago, que me deixa com inúmeros questionamentos.
comentários(0)comente



° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 06/07/2022

Horrorshow
O livro é realmente muito bom, gostei de como o autor fez a personalidade infantil do Alex transparecer, mas esperava mais. Só tinha ouvido opiniões de pessoas que assistiram ao filme e disseram que era muito bom, acho que por isso criei tantas expectativas. No início é meio chata a leitura por causa das gírias usadas, mas com o tempo você se acostuma e nem precisa mais olhar o glossário com a tradução. Mesmo assim acho que esse livro é 10/10. Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Alex 05/07/2022

Uma viagem do começo ao fim.
O grande diferencial do livro também foi, para mim, sua maior dificuldade. O autor já desde o início nos mergulha no mundo da linguagem Nadsat, a gíria usada pelo protagonista Alex e seus Drugis (amigos). O interessante é que, depois de alguns capítulos, nos acostumamos com ela e a história flui bem melhor. Um clássico da literatura mundial.
comentários(0)comente



Ana 01/07/2022

gostei, mas queria ter gostado mais
tava louca pra ler esse livro e consegui ele pela biblioteca do if
eu estava com muitos expectativas sobre essa leitura e, surpreendentemente, o livro não me decepcionou nenhum pouco.
porém, queria ter gostado maiskkkkk.
não senti muita empatia pelo Alex e acho que por isso eu não me conectei tanto assim com ele.
no geral, o livro é bom e traz ótimas reflexões. a leitura é um pouco complicada no começo, mas depois flui demais, de forma que você não consegue parar de ler.
recomendo, ótimos questionamentos e uma boa distopia!
comentários(0)comente



NatyLia 30/06/2022

Horrorshow
A forma que o livro é escrita, os diálogos e as gírias usadas é tudo horrorshow, te prende do início ao final e quando vê já acabou.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Porcuxa 20/06/2022

É uma experiência diferente.
Eu já tinha assistido so filme antes de ler e não acho que afetou minha experiência com o livro, na verdade achei o filme bem fiel a narrativa.
É importante saber que o livro conta com a linguagem nadsat, a linguagem que o jovem Alex usa recorrentemente no livro. Posso dizer até que sai fluente do nadsat depois de ler kkkkkk é uma experiência bem diferente de todos os outrks livros por conta disso e exige atenção, pois vários termos precisam ser consultados no glossário.

Essa edição da editora Aleph é impecável e uma tradução incrível. Curti demais.
comentários(0)comente



Kamy0 17/06/2022

.
.
.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Berenga 14/06/2022

Um ensaio sobre a liberdade
Burgess era genial! Acompanhar essa discussão de livre arbitrio através da história do Alex foi fenomenal. So tinha visto o filme.
comentários(0)comente



Bialourenco 14/06/2022

Horrorshow
Procrastinei por anos para ler esse livro, ouvi falar dele durante a adolescência e tive muita vontade de ler, mas não comecei, agora, aos 19 anos eu entendo que li no momento certo.

O amadurecimento não é algo a ser explicado ou ensinado, ele vem de cada um, vem com a idade e infelizmente com o sofrimento e a punição por nossas ações, a adolescência é incrível, um período em que ainda não somos ninguém, mas temos tanta personalidade, um período curto e despreocupado, e pensamos que podemos viver assim para sempre, quando os mais velhos dizem que foram como nós, mas a idade os mudou, muitas vezes não acreditamos e não nos vemos neles, não achamos que isso vai acontecer conosco, mas a idade chega, as coisas que antes pareciam tão divertidas já não nos satisfazem mais, e aí temos que aceitar que aquela fase passou, e agora estamos vivendo uma nova etapa, a transição de adolescência para juventude foi bem retratada.

Achei genial a linguagem nadsat e a narração despreocupada e espontânea de Alex, esse livro foi uma viagem para outra realidade e a narração ajudou no processo. A narrativa de Alex foi muito focada em si, mas o autor consegue explicar bem (as vezes em pequenas coisas) um partido abusivo na visão despreocupada de um adolescente.
comentários(0)comente



Vladia Castro 14/06/2022

Laranja Mecânica (Anthony Burgess)
Será que dá p considerar ainda esse livro como distópico?! Talvez p época em que foi escrito sim, mas hoje em dia cabem mts dúvidas... Alex é um carinha q gosta de aventuras violentas e é acompanhado por outros. Aventuras violentas como espancar pessoas quaisquer, beber, usar drogas. Até q em uma dessas aventuras, ele é preso e passa por um "tratamento " p ficar bom. O livro é contado por Alex que usa uma gíria nadsat (adolescente). Minha experiência foi ler sem consultar o glossário no fim do livro!!! Vale a pena!!! #laranjamecanica #anthonyburgess #aleph
comentários(0)comente



2280 encontrados | exibindo 796 a 811
54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR