GG 24/12/2023
Terminei o livro nesse exato momento e tô aqui refletindo sobre o quanto ele é bom e que eu não posso questionar "por que não o li ntes??? ". O fato é que talvez eu não tivesse alcance pra enxergar as nuances, as críticas, as observações sobre a sociedade de classe média alta que são trazidas aqui. Porém, que fique claro, o tom é novelesco, é uma leitura muito fluida e difícil se largar.
Laura, mãe adultera das meninas, sai de casa, deixa as mais velhas com o pai, Natercio, e vai morar com o Daniel, levando apenas a mais nova, Virginia.
Dividido em duas partes, começamos com uma Virginia criança, convivendo com uma mãe delirante e com "tio Daniel", a quem tem. Uma resistência, pois sua mãe abriu mão de tudo por ele. Assim, ela se sente excluída da relação com as irmãs, com o pai e a casa onde moram e que é frequentada pelos vizinhos, toma um ar místico, rico, de fantasia.
Ela sempre admirou a roda de 5 anões/gnomos de jardim, feitos de pedra, de mãos dadas, uma metáfora para as 5 crianças e, posteriormente, adultos que vivem num círculo, num casulo, praticamente impenetrável para ela.
Com o passar do tempo, Virginia vai enxergando as problemáticas da família, entendendo seu sentimento de excluída e percebendo o quanto fantasiou, o quanto era realidade. Conhecer os pensamentos dela, através do fluxo de consciência, ao mesmo tempo que percebemos as dinâmicas familiares é uma experiência muito interessante.
Embora eu não tenha conseguido largar a leitura, muitas vezes eu me pegava pensando no tanto que quelas pessoas eram chatas e hipócritas.
Outra coisa que se deve saber é: é um livro escrito por volta de 1950, então haverá racismo com relação à empregada e gordofobia com relação a uma amiga de escola. Contudo, seria raso e precipitado descartar o livro por conta disso. Reviremos os olhos, critiquemos, reflitamos e deixemos que esses tópicos sejam colocados em debate, sempre enfatizando o quanto são errados.
Na parte final, quanto Virginia começa sua catarse e finalmente compreende aquelas pessoas situações, toma uma decisão que me surpreendeu.
Só queria dizer que eu adorei muito Ciranda de pedra.