spoiler visualizarOuvindo Livros 02/02/2024
EU ESTAVA TÃO EMPOLGADA POR ESTA SÉRIE.....
Eu vou tentar não ser tão crítica como costumo ser, pra não ser apedrejada. Rs
Mas este livro, melhor, esta serie teve pontos positivos e negativos e vou tentar listar por aqui. Começando com os positivos.
Gostei da história, do universo criado. Ela colocou todos em um único ambiente e funcionou. Essa coisa de seres intergalácticos funcionou, eles serem o mal maior e mesmo vc, parar por um momento e pensar nesse conceito de mal. Eles se alimentam, precisam disso para sobreviver, são arrogantes e precisavam escravizar? Não. Mas a parte de alimentação, quem somos nós para dizer que estão errados? Nós humanos não somos nem o topo da nossa cadeia alimentar, se eu parar na frente de um leão faminto ele vai me comer, se eu tiver um boi e estiver com fome, vou comer. Rigelus disse uma frase interessante ?Precisamos comer, que culpa eu tenho se minha fonte de alimentação é a sua energia?? Verdade!
Mas no livro, na história era bem mais que isso, não é? Sabemos. Por isso gostei, achei que casou muito bem.
Trazer os outros livros como planetas e universos, também me agradou muito. Nada de ?mágico? apenas ciência. Um planeta, pronto! Vidas intergalácticas, ponto. A parte mágica ficou para a abertura dos portais. Do qual já tínhamos um pouco de conhecimento graças a TOG, mas gostei de ela não ter usado a mesma fórmula, foi criativa, usou um tesouro nefasto de ACOTAR, uma lenda do próprio mundo que passou para Midgard com a migração dos Feéricos para este planeta. Gostei.
Mistura de espécies, gostei. Tecnologia e Magia, gostei. O primeiro livro foi meu favorito, achei bem redondinho e fechado. Apesar do início triste.
O Segundo livro, começou a desandar pra mim, a resolução do caso Emile me irritou a ponto de eu parar de ler e só voltar meses depois de tão feio e mal conduzido que foi.
E pra fechar tudo, veio esse desastre.
E agora, vamos aos problemas.
A personalidade de Bryce é PÉSSIMA! Não consegui criar afinidade nenhuma em nenhum dos livros. Uma personagem arrogante, não para pra pensar nas consequências que as próprias ações causariam nas pessoas ao seu redor e impulsiva. Omite informações cruciais no próprio círculo de aliados, não confia no próprio parceiro (já que nunca conta o que vai fazer e as decisões que toma) e simplesmente espera que ele aceite o que ela faz. O uso de protagonismo em Bryce é irritante e escandaloso, ela aparece sempre com ?um plano brilhante? do nada em momentos que eram impossíveis de se prever, ainda mais para formar qualquer tipo de plano. A frase ?tive a sensação de que isso ia acontecer? como desculpa foi usada TANTAS vezes que perdi a conta, sem falar nas coincidências incríveis que livram as burradas que a própria protagonista faz. Como disse, protagonismo exagerado.
Senti que a Sarah quis passar uma mensagem com essa série e essa personagem em específico. Pois bem, eu entendi a mensagem e te digo minha querida autora, você não a passou corretamente. Fazer uma personagem feminina tão arrogante não é crédito! Não passa a mensagem que você quis passar A SERIE INTEIRA.
E por falar em mensagem, quando um autor tenta colocar os ideais em que acredita de forma tão descarada e descuidada na própria obra, corre o risco de desagradar boa parte do público e criar um personagem desagradável. Sarah, você fez duas das melhores personagens femininas empoderadas e fodasticas do mundo atual de fantasia (Aelin e Feyre) ... o que aconteceu para errar tanto??
Hunt Athalar e a parceria do casal. NÃO SENTI QUIMICA..... NENHUMA!!! Hunt era para ser um guerreiro, acredito eu, ao invés disse foi um chorão boa parte do livro e na outra lambia o chão onde Bryce cuspia e passava. Não tinha um pingo de respeito próprio e vivia às vontades egoístas da parceira. Ela magoava ele, omitia, cagava para os traumas dele e ?por amor? tava tudo bem. Decepção. E na batalha não fez porcaria nenhuma de importante.
Na verdade, TODOS os machos desse livro têm sérios problemas de desenvolvimento. Tharion fez o que o livro todo????? No final pediu a corte azul pra abrigar pessoas.... só. Não conseguiu completar uma única missão.
Ithan!!!! MEU DEU como esse lobo me irritou!!!! Ficou fazendo voltas em cima de uma porcaria de questão que foi OBVIAMENTE desenvolvida para encher páginas apenas, POXA SARAH!!! Não ofenda minha inteligência. Repetiu tanto a mesma situação que ficou chato..... até que finalmente fez o que TODO MUNDO SABIA QUE FARIA. Virou Primo.......UAL
Baxian não participou da luta final, na verdade to tentando me lembrar se participou de alguma luta depois que foi solto..... Isaiah mal apareceu.
Flynn e Dec não tiveram desenvolvimento nenhum, mas pelo menos estavam na história a todo instante.
Os machos que fizeram qualquer coisa de significativo na história foram os Príncipes do Inferno e adivinha TAMBÉM FORAM OS ÚNICOS A LUTAR NA GUERRA!!!! Além dos caídos claro. Bryce e Hunt lutaram por 10 páginas, derrotaram um Asteri (por puro acaso claro, pq a inconsequente quase morreu fazendo exatamente o que foi dito para não fazer) e depois ficaram dançando com Rigelus no castelo até que, nossa protagonista tomou outra decisão egoísta e inconsequente para acabar com tudo, obviamente cagando para o parceiro e para a opinião que ele talvez teria. Mas tudo bem.... pq ela é fodona né... pode fazer qualquer coisa.
Fury Axtar, a fodona amiga da Bryce, que ninguém sabe o que faz e o que é, e nem vamos saber pelo jeito, nem apareceu para ajudar. Sumiu. Um personagem importante desses sumiu.
E a Ariadne?????????????? Um Dragão!!!!!! Que não foi usado!!! Completamente desperdiçado! Irrelevante!!! Ao que parece teremos Spin-Offs espero... pq n é possível criar um personagem desses pra nada.
As cenas de sexo continuam em baixo nível como ACOTAR 4, completamente vulgarizado. Mas pelo menos Nestha e Cassian tinham química. Nosso casal Principal tem a química de um chuchu e a cena fica tão vulgar que eu pulei a maioria. Adoro um hot, mas tem que me passar emoção, amor, carinho e cuidado. E não só carne batendo em carne. Toda vez que leio Rhys e Feyre eu sinto a química... sinto isso. Mas Hunt e Bryce... só me transmitiram alguma sintonia na primeira vez, no segundo livro, depois disso nada. Não sei se foi a própria Sarah ou a editora que vulgarizou tanto o sexo, mas não gostei.
Lidia e Ruhn foram os UNICOS elementos que evoluíram no livro. E os únicos do qual eu consegui me ligar. Amei as crianças, amei o relacionamento, amei tudo ao redor deles.
Também gostei da amizade formada entre Athalar, Baxian e Ruhn nos calabouços, achei muito físico e espiritual. Muito emocionante também. Chorei diversas vezes até eles saírem.
PONTO ALTO... adorei todas as interações com os Príncipes do Inferno. TODAS. Já amava Aidas, mas Appollion entrou no meu coração tbm.
Agora...... a passagem por ACOTAR.
Esperava realmente um prato cheio, depois de tanto tempo e tanta propagando de você Sarah, mas recebi migalhas. Nada aconteceu, nada importante aconteceu, o que se passou em ACOTAR poderia ter sido feito em Midgard. As respostas ?magicamente? dadas através do holograma.... deus....
O fato de Rhys e companhia não confiar nela, faz sentido e pelo menos isso foi acertado. Um ser estranho, aparece de repente, claro que n dá pra confiar. Mas cadê nosso Grão-senhor mais poderoso???
Az e Nestha quase foram mortos DUAS vezes por causa das decisões ?maravilhosas? da protagonista e nosso maior herói não fez nada??? Nem apareceu direito? Como assim?
As interações entre ACOTAR e Midgard não foram legais. Bryce cagou todas as vezes, menos quando foi devolver a máscara. As atitudes dela no primeiro momento, foram tão egoístas e inconsequentes que me fez tomar asco da personagem definitivamente.
Liberar um ser superior em um planeta desprotegido, porque a linda queria respostas...... nossa Sarah vc se esforçou mesmo dessa vez.
Enfim, isso ficou grande.
Em um resumo, o livro ficou bagunçado, cheio de pontas soltas (que vão virar outros livros provavelmente), personagens não foram desenvolvidos, muita, mas muita enrolação, MUITO mesmo. Repetiu várias informações o tempo todo para encher linguiça, a história da voltas em si mesma várias vezes. Ela criou MUITOS personagens e não deu conta de desenvolver todos. Até tinha espaço, mas ela preferiu enrolar algumas situações a desenvolver o personagem em si. O tão esperado combate final..... nem sei o que falar dele.. sério.
A verdade é. Foi Sarah mesmo que escreveu esse livro? A mesma autora de ACOTAR e TOG? Por que, como foi errar tanto?
Eu queria ter gostado, queria mesmo. Comprei todos os livros, tenho toda a série. Mas sendo bem sincera, é uma das poucas obras que li e que não gostei. Infelizmente. E veio da minha autora favorita.
Medo do próximo livro de ACOTAR, porque vai ser de AZ e se for feito dessa forma.......