spoiler visualizarSaulo.Fragoso 20/09/2024
Romeu & Valentim é uma releitura de Romeu & Julieta em uma versão LGBTQ+. A ideia é a mesma, mas possui um direcionamento diferente do original. Ao mesmo tempo que precede uma tragédia, como na história de Shakespeare, o livro tem uma leveza reservada aos leitores que ama um bom romance entre os protagonistas.
Romeu é destinado a seguir o mesmo caminho de seu pai, suas opções são poucas, mas ele ainda vê uma abertura pela frente por não estar tão preso até o momento. Mesmo assim, a liberdade de Romeu parece estar mais próxima de acabar a cada dia que passa. Romeu se vê encurralado também por ser esperado dele que se case com uma mulher em breve. Contudo, o protagonista também luta com algo mais íntimo, seu temor por ter de se casar com uma mulher enquanto precisa esconder sua sexualidade.
Ao entrar de penetra na festa da família de Julieta, que é rival da sua, ele encontra um jovem fascinante que lhe prende a atenção, e logo reconhece como o irmão mais novo de um de seus amigos. O jovem, Valentin, também parece fascinado por Romeu, e surge então uma certa ligação mútua, mas que precisa ser guardada pois o amor entre dois homens não é aceito. O que se torna urgente também são as consequências de Romeu ter ido à festa e todos pensarem que ele tem um romance secreto com Julieta, resultando no entendimento geral como uma afronta às famílias rivais.
O que se entende pelas suas ações é que Romeu foi até a festa para encontrar-se com Julieta em um romance secreto, mesmo que ambos não se conheçam dessa maneira não nutram sentimentos um pelo outro. Acontece que o estrago já foi feito, e as consequências perdurarão por todo livro. Romeu fica preso entre livrar-se dessa confusão, ter momentos de paz com Valentin, ou achar uma maneira de seguir seus sonhos e não se prender a um casamento sem amor com uma mulher.
Claro que esses empecilhos vão ser bastante presentes, mas destaco que o livro cnduz muito bem o romance, dando importância aos personagens e este sentimento que vai crescendo a cada página. Romeu e Valentin tentam aproveitar cada momento que conseguem juntos, e são esses momentos que me fizeram ler com sorriso no rosto, mas também com uma certa apreensão no peito. O livro promete um romance baseado em Romeu e Julieta, mas aqui promete não carregar a tragédia final, e eu esperava, de verdade, que isso fosse verdade. Afinal, nada mais justo que um romance LGBTQ+ com final feliz.
O livro tem sim momentos de tensão, por vezes imaginei que tudo iria por água abaixo, mas apesar dessa impressão, o sentimento de conforto e alegria foram ganhando mais força. A construção das relações dos personagens foi diferente do original. Enquanto Romeu se apaixonaria por Julieta, e vice e versa, nesta história, Julieta se torna uma confidente para Romeu, ambos tentando escapar de um destino sem amor que é pensado pelos pais. Essa imposição gerada pela família, tendo como objetivo superar a família rival, desgastou bastante as esperanças dos personagens, portanto achei incrível que eles tenham, de alguma forma, criado um laço para sobreviver a isso.
A resolução final da história é um pouco óbvia, e uma solução bastante plausível. A ambientação é na Itália, tendo um estilo incrível, mesmo com a rivalidade gerada pelas famílias. Romeu foi um personagem que se mostrou amante de arte, algo que é considerado inferior pela sua família, mas que é lindo e carrega muito sentimento de pintores da época, pela forma de expressar seus sentimentos. Valentin é um personagem incrível, com coração maravilhoso, em todos os momentos em que aparecia, eu tinha vontade de abraçá-lo. O romance é um doce, ambos os personagens são maravilhosos um com outro, criando um romance fofo, mas resistente.